,

Cargos vagos nos TRT’s pelo Brasil chegam a 2 mil!

Maior concentração de cargos vagos está na Região Sudeste. Goiás é o único local com certame em andamento.

O ano de 2023 se mostra promissor para aqueles que sonham com uma oportunidade nos Tribunais Regionais do Trabalho pelo Brasil afora. Tudo porque se somado, o quantitativo de cargos vagos para analistas e técnicos, se somados ultrapassam a marca de 2 mil, o que pode ser um indicativo para a realização de novos concursos ainda neste ano. Nisso, a equipe de marketing do Ceisc fez um breve levantamento indicando aonde estão algumas dessas vagas e a possibilidade de novos certames neste ano.

Rio de Janeiro e São Paulo lideram ranking de cargos vagos

A maior concentração de cargos vagos nos TRT’s do Brasil se encontra na região sudeste. Ao todo, 1418 cargos vagos entre técnicos e analistas estão sem ocupação nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Desses dois dos principais estados do país, São Paulo é que conta com o maior déficit de profissionais, uma vez que abriga os TRT’s 2 e 15.

Este último citado fica na região de Campinas e tem um alto quantitativo de oportunidades em aberto. Hoje, o estado paulista tem 996 cargos vagos se somados os dois tribunais, o que dá praticamente a metade no ranking de oportunidades a serem preenchidas. O Rio de Janeiro por sua vez, é outro estado que chama a atenção na falta de profissionais para o seu tribunal. Atualmente, são 492 postos entre técnicos e analistas que aguardam novos colaboradores.  

Região Nordeste tem cenário oposto, mas faltam técnicos

Diferente da Região Sudeste, que lidera o ranking de cargos vagos pelos TRT’s do Brasil, o nordeste brasileiro é a região que concentra um quantitativo de cargos ocupados para analista, mas ainda carece de novos profissionais para as áreas técnicas desses órgãos. A prova disso está no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, que abrange o Estado de Pernambuco, que hoje aguarda o provimento de 108 vagas para técnico, enquanto há 23 vagas em aberto para os cargos de analista. O mesmo acontece na Região Norte no TRT-11, que atende os estados do Amazonas e Roraima, que hoje conta com o déficit de 152 técnicos e 44 analistas.

Regiões Sul e Centro-Oeste carecem de atualização de dados

As demais regiões do Brasil que abrigam os Tribunais Regionais do Trabalho, Sul e Centro-Oeste, carecem de atualização de seus dados em relação ao quantitativo de cargos vagos. No Sul, apenas o Estado de Santa Catarina conta com uma atualização destas informações. Hoje são 156 oportunidades em aberto entre analistas e técnicos no tribunal catarinense. Já a Região Centro-Oeste, o TRT-24 que atende o Estado do Mato Grosso do Sul, 43 vagas entre os dois cargos hoje aguardam novo certame para serem ocupados.

No TRT-10, que atende o Distrito Federal, mas que também recebe o Estado do Tocantins, 136 vagas aguardam provimento para abrir novas oportunidades. O estado do Mato Grosso não atualizou os seus dados, o mesmo vale para o Rio Grande do Sul e o Paraná, que não tem o seu quantitativo de cargos vagos atualizado. Vale lembrar que os dados foram extraídos do portal da transparência de cada estado brasileiro citado neste ranking.

TRT-18 é o único certame em andamento

Mas é também na Região Centro-Oeste que acontece o único certame em andamento para o o Tribunal Regional do Trabalho. O edital, publicado no último dia 1º de dezembro pela Fundação Carlos Chagas, que é a banca responsável pelos trabalhos no certame, ofertará 24 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva para o TRT-GO. A oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Técnico e Analista Judiciário, de níveis médio e superior de formação. A remuneração inicial para os aprovados está entre R$ 7.591,37 a R$ 14.271,70.

As inscrições para o concurso se encerram na próxima sexta-feira (6), e as Provas Objetivas e Discursivas serão realizadas na cidade de Goiânia (GO), e estão previstas para serem aplicadas no dia 12 de fevereiro, sendo no período da manhã os cargos de Técnico Judiciário, todas as áreas e especialidades. Na parte da tarde, será a vez dos candidatos para os cargos de Analista Judiciário.

Confira o quadro de cargos vagos para os TRT’s em 2023   

Prepare-se com o nosso time de professores especialistas!

E para você que sonha com uma carreira profissional no Tribunal Regional do Trabalho, nós temos a preparação certa para você sair na frente com os seus estudos! Acesse nosso site e confira os cursos que estamos oferecendo como o TRT Nacional. Não perca nossas condições e descontos especiais.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo