Faça com que o medo tenha medo de você!

Compartilhe

Devemos nos preocupar com o nosso lado psicológico também, principalmente neste momento de pandemia. Por isso, lançamos a nossa série de posts sobre saúde mental, com as dicas super importantes da nossa psicóloga Caroline Maria Nunes. Se você estiver interessado neste conteúdo, leia este post até o final e confira as dicas de cuidado com a saúde psicológica.

O medo poderá ser protetivo na medida em que nos torna mais cautelosos, conscientes de nossas fragilidades, criando uma consciência sobre os riscos que podem ser nocivos para a nossa vida. No entanto, o medo quando em excesso poderá ser paralisante, nos impedindo de arriscar. Quando o medo de errar e o medo da rejeição tomam lugar e forma, o sujeito se vê paralisado ao não conseguir assumir o seu próprio desejo pelo medo de frustrar.

Esses medos sejam eles racionais ou irracionais, vão impedindo com que o sujeito exerça sua individualidade e sua emancipação no mundo. Por isso, vencer o medo paralisante envolve se permitir. Se permitir a arriscar, frustrar, decepcionar e entender que isso faz parte do nosso crescimento interno. Reconhecer as dualidades do medo e usá-lo ao nosso favor é fundamental, mas não deixe que ele te paralise e faça você desistir daquilo que te impulsiona a viver.

5 Estratégias para você lidar com o medo antes da prova:

Descubra a origem do seu medo

Pense se o seu medo relacionado a prova é um medo que te impede de testar o seu autoconhecimento. Temos uma tendência enquanto seres humanos de superdimensionar o medo quando ele aparece, sofrendo por antecipação. Por isso, é muito importante de entender os fatores que estão desencadeando este medo, buscando alternativas de como agir frente a esse momento.

A reprovação na prova não define você

Neste momento, é muito importante lembrar que a reprovação na prova não define quem somos e nem a nossa capacidade intelectual e potencial. Na maioria dos casos, tal reprovação não acontece por falta de conhecimento, mas por nervosismo, ansiedade e insegurança. Os erros e as frustrações são fundamentais para o nosso crescimento. Portanto, procure compreender o que pode estar possibilitando essa reprovação para evitar que isso volte a interferir.

Essa não é a primeira e nem a última avaliação da sua vida

Você percebe que essa é mais uma etapa que você está prestes a vivenciar? Você já passou por tantas avaliações ao decorrer da sua trajetória educacional e profissional, mas talvez agora não esteja se recordando. Por isso, resgate as lembranças de avaliações anteriores que você já enfrentou e lembre-se de que essa representa mais uma transição importante da sua vida. As avaliações sempre existiram e irão e não deixarão de existir, neste sentido, o melhor caminho é fazer as pazes com elas.

Aprenda a identificar o que tranquiliza você

Uma das estratégias para evitar o medo antes da prova é buscar por alternativas que proporcionem a você uma sensação de bem-estar. Quanto mais você gerar tensão a sua mente e ao seu corpo, maior será o seu medo, tornando-se um medo paralisante, o impedindo de conseguir realizar a prova.

Entenda que as dificuldades fazem parte do percurso

Nós descobrimos a nossa força quando enfrentamos as adversidades da vida. Esses momentos servem para entendermos que os percalços são necessários para evoluirmos e crescermos não só profissionalmente, mas enquanto seres humanos, reconhecendo o fracasso como um aprendizado e não como um fator definitivo sobre quem eu sou.

Gostou dessas estratégias? Então anote-as e lembre-se de que você não está sozinho! Seguimos juntos nessa!

Conheça o CEISC

Se você ainda não conhece o CEISC, acesse o nosso site e conheça os preparatórios para a 1ª e 2ª Fase do Exame da OAB, ENEM e vestibulares, Concursos Públicos, e nossas turmas de Prática Jurídica e Pós-graduação em Direito. 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami