0.00
OAB 1° e 2° fase

Você sabe o que é leitura dinâmica? Veja como colocar em prática

Não importa se você está se preparando para o Exame da Ordem ou para um concurso público, deve ter reparado que há uma grande quantidade de assuntos que precisam ser revisados. Para dar conta de todas as disciplinas exigidas, uma boa técnica de estudo é a leitura dinâmica.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Pensando nisso, neste post, vamos explicar para você em que consiste essa técnica e quais são os benefícios de praticá-la durante os estudos. Além disso, vamos dar algumas dicas para que você aprenda a fazer uma boa leitura dinâmica. Confira!

O que é leitura dinâmica?

A leitura dinâmica é uma técnica que ajuda o leitor a ler melhor e mais rápido, de forma a não comprometer a absorção das informações. Por isso, é indicada para quem precisa ou quer cobrir muitos volumes, mas não tem o tempo necessário para lê-los no ritmo normal.

Como ela ajuda a organizar os conteúdos, destacando os tópicos que merecem atenção, é muito utilizada por estudantes que se preparam para o vestibular ou profissionais em busca da tão sonhada aprovação no concurso público.

Porém, assim como toda técnica, é preciso ter dedicação e treino para poder aproveitá-la em todo o seu potencial, sem deixar de lado a compreensão do texto lido.

Quais são os benefícios de praticá-la durante os seus estudos?

Uma das vantagens que a leitura dinâmica oferece é a economia de tempo. Afinal, uma preocupação que todo estudante tem é em relação a quantas horas estudar por dia. Com essa técnica, é possível gastar menos tempo para obter as informações necessárias e ter um período maior para as atividades restantes em seu cronograma.

Além de desenvolver a capacidade de compreender o conteúdo mesmo com uma leitura mais rápida, essa técnica também ajuda a otimizar os estudos e ampliar o vocabulário e os conhecimentos do praticante, o que poderá beneficiá-lo durante o exame ou a prova.

Como fazer uma boa leitura dinâmica?

Agora que você já sabe o que é leitura dinâmica e quais são os benefícios dessa prática, chegou a hora de aprender a executá-la. Para isso, é preciso conhecer duas técnicas: scanning e skimming.

A técnica de scanning ajuda o leitor a encontrar uma determinada informação, sem precisar ler o texto inteiro. Para isso, basta fazer uma visualização rápida, movendo os olhos de forma a procurar por palavras-chave e sentenças específicas. Uma boa dica é prestar bastante atenção na pontuação e na formatação do texto, como trechos em negrito ou sublinhados.

Já o skimming é um método que consiste em correr os olhos sobre as sentenças com o intuito de obter a ideia geral do texto. Essa técnica é muito útil para quando o leitor precisa dar conta de uma grande quantidade de leitura, e normalmente é usada após o scanning.

Como vimos, saber como fazer uma boa leitura dinâmica é fundamental ao estudar para concursos públicos e exames. Dessa forma, você consegue cobrir todas as disciplinas que precisam ser revisadas sem exaustão e com um melhor aproveitamento do conteúdo. Por isso, não perca mais tempo e adicione essa técnica à sua rotina de aprendizado!

Se você gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba em seu e-mail outras dicas para melhorar os seus estudos!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti