0.00
OAB 1° e 2° fase

Vale a pena estudar por resumos? Veja 4 dicas para otimizar seu aprendizado

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A técnica de estudar por resumos já se mostrou eficiente em inúmeros casos. Ao compor um texto após lê-lo, estimula-se a prática de ensinar a alguém aquilo que você acabou de estudar. O ponto é que não há outra pessoa e o conteúdo é ensinado a você mesmo. Mas isso não importa, o certo é que a absorção do conteúdo se dará de forma muito mais significativa usando a tática de escrever aquilo que leu.

Neste artigo, serão abordadas algumas recomendações capazes de potencializar o estudo por meio de resumos. Absorvendo essas instruções e colocando-as em prática, seu aprendizado se dará de maneira muito mais acelerada. Tome essas dicas como suas e, da próxima vez que for estudar, faça o teste, pois as chances de aprender mais serão muito maiores.

Continue sua leitura para assimilar todas as dicas para elaboração de resumos eficientes!

1. Escrever o resumo à mão

Ainda que pareça um método muito arcaico para os dias atuais, escrever um resumo à mão após ter lido algum conteúdo proporciona uma melhor memorização. Colocar no papel as ideias obtidas usando as próprias palavras é um dos melhores meios para fixar um assunto. Depois que a mente já tiver muita familiaridade com o conteúdo, você pode optar por reorganizar seu trabalho em formato digital.

2. Marcar as ideias principais

Essa dica vale tanto para conteúdos mais densos quanto para textos com maior leveza. O ponto principal é identificar as ideias centrais que são dadas pelos conteúdos programáticos.

Depois que isso for feito, você pode partir para a leitura, de modo a encontrar e se ater ao ponto mais importante que o ensinamento aborda. Assim, o aprendizado se dará de maneira muito mais eficiente.

3. Usar siglas e abreviações

Essa recomendação atende muito bem à proposta de um resumo, que é de simplificar um conteúdo. Sendo assim, algumas expressões devem ser abreviadas sempre que possível.

Usar PEC para se referir a uma Proposta de Emenda à Constituição é um bom exemplo. Tome cuidado apenas para não se perder, depois, sem saber o significado. Para evitar isso, pode ser feita uma tabela no estilo de um glossário.

4. Atribuir cores

Usar cores é um excelente estímulo para a memória visual. Isso pode ser conseguido após estabelecer um padrão de coloração, como vermelho para trechos importantes e azul para tópicos de média importância.

Depois de um tempo, a mente já faz a associação de forma automática. Você deve tomar cuidado apenas para não colorir demais o texto, pois assim a técnica terá sua eficácia reduzida.

Estudar por resumos é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo, pois o cérebro é forçado a repetir aquilo que acabou de absorver. O exercício simula uma espécie de aula que é ministrada a alguém que deseja aprender também.

Como é bem sabido, o meio mais eficiente de aprender algo é ensinar alguém, e essa é a razão do sucesso do método de estudar por resumos. Ao seguir as recomendações descritas aqui, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti