Vale a pena estudar por resumos? Veja 4 dicas para otimizar seu aprendizado
A técnica de estudar por resumos já se mostrou eficiente em inúmeros casos. Ao compor um texto após lê-lo, estimula-se a prática de ensinar a alguém aquilo que você acabou de estudar. O ponto é que não há outra pessoa e o conteúdo é ensinado a você mesmo. Mas isso não importa, o certo é que a absorção do conteúdo se dará de forma muito mais significativa usando a tática de escrever aquilo que leu.
Neste artigo, serão abordadas algumas recomendações capazes de potencializar o estudo por meio de resumos. Absorvendo essas instruções e colocando-as em prática, seu aprendizado se dará de maneira muito mais acelerada. Tome essas dicas como suas e, da próxima vez que for estudar, faça o teste, pois as chances de aprender mais serão muito maiores.
Continue sua leitura para assimilar todas as dicas para elaboração de resumos eficientes!
1. Escrever o resumo à mão
Ainda que pareça um método muito arcaico para os dias atuais, escrever um resumo à mão após ter lido algum conteúdo proporciona uma melhor memorização. Colocar no papel as ideias obtidas usando as próprias palavras é um dos melhores meios para fixar um assunto. Depois que a mente já tiver muita familiaridade com o conteúdo, você pode optar por reorganizar seu trabalho em formato digital.
2. Marcar as ideias principais
Essa dica vale tanto para conteúdos mais densos quanto para textos com maior leveza. O ponto principal é identificar as ideias centrais que são dadas pelos conteúdos programáticos.
Depois que isso for feito, você pode partir para a leitura, de modo a encontrar e se ater ao ponto mais importante que o ensinamento aborda. Assim, o aprendizado se dará de maneira muito mais eficiente.
3. Usar siglas e abreviações
Essa recomendação atende muito bem à proposta de um resumo, que é de simplificar um conteúdo. Sendo assim, algumas expressões devem ser abreviadas sempre que possível.
Usar PEC para se referir a uma Proposta de Emenda à Constituição é um bom exemplo. Tome cuidado apenas para não se perder, depois, sem saber o significado. Para evitar isso, pode ser feita uma tabela no estilo de um glossário.
4. Atribuir cores
Usar cores é um excelente estímulo para a memória visual. Isso pode ser conseguido após estabelecer um padrão de coloração, como vermelho para trechos importantes e azul para tópicos de média importância.
Depois de um tempo, a mente já faz a associação de forma automática. Você deve tomar cuidado apenas para não colorir demais o texto, pois assim a técnica terá sua eficácia reduzida.
Estudar por resumos é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo, pois o cérebro é forçado a repetir aquilo que acabou de absorver. O exercício simula uma espécie de aula que é ministrada a alguém que deseja aprender também.
Como é bem sabido, o meio mais eficiente de aprender algo é ensinar alguém, e essa é a razão do sucesso do método de estudar por resumos. Ao seguir as recomendações descritas aqui, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br