0.00
OAB 1° e 2° fase

Qual área escolher na 2ª Fase da OAB? Descubra aqui!

Conheça nosso time de professores de acordo com a tua área de preferência!

Última atualização em 05/03/2024
Compartilhar:

Escolher a área para prestar a 2ª Fase do Exame da OAB não é tarefa fácil e, pensando nisso, preparamos um post especial para ajudar você nesse processo! Leia as dicas da nossa equipe, faça o teste vocacional e assista aos vídeos preparados pelo nosso time de professores para escolher a área que mais combina com você! 

Administrativo

Escolher Direito Administrativo é optar por uma área com uma carga de conteúdo relativamente curta em relação às outras. Trata-se de uma matéria com legislação esparsa bem delimitada e com aplicação específica a cada caso. O conteúdo de direito material é separado em eixos específicos e nós indicamos para você quais as leis estão ligadas a esse conteúdo.

Temos Vade Mecum próprio e específico para 2ª Fase e se você quiser pode adquirir nossas etiquetas também, para marcar o Vade Mecum de forma estratégica, separando ele por cores, o que facilita na hora de encontrar a legislação.

Além disso, são poucas as peças que podem ser cobradas, há modelos de elaboração muito parecidos. Até hoje a banca cobrou apenas 8 peças, sendo que destas 8, 4 possuem a mesma estrutura, que é de uma petição inicial. Isso facilita a estruturação pelo aluno, principalmente, se munido de um estudo sistematizado, com simulados e auxílio dos seus professores.

Aliás, não se preocupe se você tiver alguma dificuldade com estruturação de peças ou desenvolvimento de escrita para as teses e questões, no curso ensinaremos o conteúdo do zero. Ademais, o estudo na 2ª fase administrativa é aproveitado para quem está se preparando para concursos públicos e para advogar com direito público, pois estudaremos os conteúdos de direito administrativo material e processual.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Administrativo: Maria Valentina de Moraes, Matheus Carvalho e Franciele Kühl:

Civil

Prestar a 2ª Fase em Civil é optar pela 2ª matéria que você mais estudou durante toda a sua graduação!

É uma área comumente bem abordada durante a graduação e presente na vida de grande parte dos examinandos que tiveram contato com a prática jurídica durante os estágios.

Trata-se de uma preparação não somente para a realização do Exame, como também, para os temas jurídicos mais recorrentes do dia a dia da vida do advogado! Sem falar, é claro, no fato de que a preparação para o Exame de Ordem torna-se uma oportunidade de atualização jurídica, uma vez que o examinando revisa o novo Código de Processo Civil, entendimentos jurisprudenciais atualizados e consolidados, o Código Civil, diversas leis esparsas, súmulas e enunciados que auxiliam na interpretação das normas jurídicas.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Civil: Patricia Strauss, Maitê Damé Teixeira Lemos, Leonardo Fetter e Tatiane Kipper:

Constitucional

Você sabia que a 2ª Fase de Constitucional é a área com maior índice de aprovação do Exame de Ordem?

Trata-se de uma área com estudo objetivo, basicamente fundado na Constituição Federal e aplicação de poucas leis esparsas e entendimentos jurisprudenciais.

As peças são específicas e de fácil identificação, principalmente porque protegem direitos já delimitados na Constituição Federal.

É uma excelente escolha para os candidatos que se identificam com a área.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Constitucional: Janriê Rodrigues Reck, Nathalie Kuczura, Mateus Silveira e Caroline Müller Bitencourt:

Empresarial

Em termos de peças, a Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Exame, tem optado por iniciais, mas além de iniciais, precisamos conhecer estruturalmente contestações e recursos. São de fácil identificação e conteúdo de teses acessíveis, comparando aos outros ramos, também são menores.

Não costuma cair muitas súmulas ou enunciados, nossas respostas, de modo geral, estão na legislação estudada e além disso, foram poucas polêmicas no decorrer dos anos e ainda possui um dos menores índices de reprovação.

Ainda, Empresarial é a área de atuação do futuro para todo advogado que objetiva se destacar, com ótimas oportunidades de inserção na profissão! A 2ª Fase em Empresarial auxilia na compreensão da matéria e serve como pontapé inicial para sua carreira.

Trata-se de uma preparação não somente para a realização do Exame, como também, para os temas jurídicos mais recorrentes do dia a dia da vida do advogado! Sem falar, é claro, no fato de que a preparação para o Exame de Ordem torna-se uma oportunidade de atualização jurídica, uma vez que o examinando revisa o Código de Processo Civil, entendimentos jurisprudenciais atualizados e consolidados, o Código Civil, diversas leis esparsas, súmulas e enunciados que auxiliam na interpretação das normas jurídicas.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Empresarial: Cristiane Pauli, Douglas Azevedo e Luciana Aranalde:

Penal

Penal é a área mais queridinha pelos candidatos da 2ª Fase do Exame de Ordem.

Como pontos positivos, pode-se salientar que as peças são facilmente identificadas e os enunciados são bem elaborados e claros. Além disso, as teses de mérito são bem delimitadas, normalmente giram em torno de excludentes de tipicidade, ilicitude e culpabilidade, autoria e materialidade. Ainda, as teses preliminares poderão ser retiradas facilmente do enunciado.

Escolher Penal para a 2ª Fase do Exame de Ordem é optar por uma matéria bem delimitada, com temas que são abordados de forma objetiva pela banca examinadora.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Penal: Nidal Ahmad, Arnaldo França Quaresma Junior, Letícia Neves e Mauro Sturmer:

Trabalho

Trabalho tem ganhado cada vez mais candidatos da 2ª Fase do Exame da Ordem, principalmente pelo pequeno número de peças que são cobradas e pela proximidade do conteúdo com as vivências do estudante no seu dia a dia.

Alguns pontos positivos de escolher Trabalho podem ser identificados em:

a) poucas peças cobradas pela banca costumam cair: contestação, recurso ordinário e reclamatória trabalhista, tendo sido cobradas outras peças e poucas vezes;
b) o conteúdo de direito material pode ser assimilado com facilidade, pois é possível relacioná-lo com situações já vivenciadas pelo candidato ou algum conhecido;
c) as matérias de direito material e processual são possíveis de serem estudadas no tempo entre a 1ª Fase e a 2ª Fase;
d) existem ótimas oportunidades de trabalho para quem se dedica à área trabalhista, e que esteja atualizado com as alterações legislativas.

Está esperando o que para experienciar o Mundo Mágico da CLT? Não prometemos unicórnios e gnomos, mas garantimos que você se encantará com a matéria. Vem com a gente!

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito do Trabalho: Luiz Henrique Dutra e Cleize Kohls:

Tributário

Escolher Direito Tributário para a sua 2ª Fase do Exame de Ordem representa muito mais do que optar por uma área lógica, de fácil compreensão e que apresenta alto índice de aprovação.

Escolher Direito Tributário é a ter a certeza também que enfrentará um dos menores editais, com peças de fácil e simples identificação/estruturação. Aliás, para executar as peças práticas, você aprendendo a realizar dois modelos básicos e singelos, você estará pronto para desafiar qualquer enunciado.

E sabe onde você encontrará estas facilidades? Aqui no curso de 2ª Fase em Direito Tributário do CEISC. Aliás, aqui existe um curso estruturado de forma a facilitar seu estudo, com metodologia de ensino e aprendizado, proporcionando para o aluno que nunca teve acesso a matéria, um rápido e simples aprendizado.

Assim através do curso de 2ª Fase em Direito Tributário você irá construir sua aprovação, com aulas ao vivo, mapas mentais, marcação de vade e o treinamento de muitas peças e questões. Além disto, o curso também conta com simulados exclusivos e inéditos, com base nas provas anteriores aplicadas pela banca.

Portanto, está esperando o que para juntar-se ao nosso time? Venha junto com o nosso time de Direito Tributário e encanta-se pela matéria que muito aprova e que traz retornos além do Exame para cada aluno.

Conheça o time de profes do Ceisc de Direito Tributário: Matheus De Gregori e Guilherme Pedrozo:

  • Agora que você já escolheu a área ideal para prestar a 2ª Fase do Exame de Ordem, conheça nossos preparatórios! 
00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0