,

Como emitir o certificado de aprovação e carteira da OAB?

Mesmo sem o resultado definitivo, você já pode solicitar o certificado de aprovação na OAB. Saiba quais documentos são necessários!

Aprovou na 2ª Fase da OAB? Que incrível! Ficamos muito felizes com a sua conquista. Agora que você conquistou a aprovação, entenda quais são os próximos passos para a emissão do certificado de aprovação e/ou inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil

Qual a diferença entre o certificado de aprovação e a carteirinha da OAB?

O certificado de aprovação na OAB e a carteirinha da OAB são documentos diferentes e servem para finalidades distintas. 

O certificado de aprovação é o documento oficial da OAB que comprova a aprovação no Exame de Ordem, mas não confere plenos direitos de exercício profissional. Ele pode ser solicitado após a aprovação no Exame de Ordem. Isso significa que não é necessário aguardar a conclusão da graduação para emiti-lo.  

Já a “carteirinha da OAB” é a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela é um documento de identificação profissional e serve como prova de que o indivíduo está devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e pode exercer a advocacia de forma regular. 

A aprovação no Exame de Ordem é um dos requisitos para que se possa obter a inscrição como advogado, de modo que a solicitação da inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil exige a comprovação do preenchimento dos demais requisitos previstos no artigo 8º do Estatuto da Advocacia, bem como o pagamento de taxa. A partir do momento em que está efetuada a inscrição como advogado, também será necessário efetuar o pagamento da anuidade.  

Modelo de certificado de aprovação OAB

Certificado de aprovação: comprova a aprovação no Exame de Ordem, mas não confere plenos direitos de exercício profissional. 

Carteira da OAB padrão

Carteira da OAB: é um documento de identificação profissional e serve como prova de que o indivíduo está devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e pode exercer a advocacia de forma regular. 

Faço o requerimento de inscrição ou só emito o certificado?

A resposta para essa pergunta é algo pessoal e varia de pessoa para pessoa. Em regra, a orientação é a seguinte: 

  • Se você não pretende advogar agora ou ainda não concluiu a graduação, faça apenas a solicitação do certificado de aprovação. Com ele em mãos, você poderá, no futuro, fazer o requerimento de inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.  
  • Se você já concluiu a graduação e deseja advogar desde já, faça o requerimento de inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, para poder exercer a advocacia. 

Como requerer o certificado de aprovação

O requerimento deverá ser feito na seccional do seu estado! A FGV não está realizando a emissão do certificado do Exame de Ordem. Informações quanto a tal documento devem ser solicitadas junto à própria seccional. 

O certificado de aprovação pode ser requerido logo após o resultado preliminar. Isso significa que não é necessário aguardar o resultado definitivo, bem como que a solicitação do certificado pode ser realizada antes de ser concluída a graduação.  

A forma de solicitação do certificado varia de uma seccional. Algumas Seccionais estabelecem prazo para que seja solicitado o certificado, por isso indicamos que você se informe sobre como funciona no seu estado.   

Como requerer a carteira da OAB

Para que você possa advogar, é necessário que você requeira a inscrição nos quadros da OAB, a qual pode ser solicitada a partir do preenchimento dos requisitos que constam no art. 8º do Estatuto da Advocacia: 

Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário: 

I – capacidade civil; 

II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada; 

III – título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; 

IV – aprovação em Exame de Ordem; 

V – não exercer atividade incompatível com a advocacia; 

VI – idoneidade moral; 

VII – prestar compromisso perante o conselho. 

O requerimento de inscrição deverá ser feito na Seccional do seu estado. Para saber mais informações sobre os documentos necessários para a comprovação dos requisitos, confira abaixo o link com as informações relacionadas ao procedimento na sua Seccional.  

Links para que você confira as informações específicas de cada seccional: 

Estado Certificado de aprovação  Inscrição nos quadros  da OAB 
Acre Acesse aqui  Acesse aqui 
Alagoas Acesse aqui  Acesse aqui 
Amazonas Acesse aqui  Acesse aqui 
Amapá Acesse aqui  Acesse aqui 
Bahia Acesse aqui  Acesse aqui 
Ceará Acesse aqui  Acesse aqui 
Distrito Federal Acesse aqui  Acesse aqui 
Espírito Santo Acesse aqui  Acesse aqui 
Goiás Acesse aqui  Acesse aqui 
Maranhão Acesse aqui  Acesse aqui 
Minas Gerais Acesse aqui  Acesse aqui 
Mato Grosso Acesse aqui  Acesse aqui 
Mato Grosso do Sul Acesse aqui  Acesse aqui 
Pará Acesse aqui  Acesse aqui 
Paraíba Acesse aqui  Acesse aqui 
Pernambuco Acesse aqui  Acesse aqui 
Piauí Acesse aqui  Acesse aqui  
Paraná Acesse aqui  Acesse aqui  
Rio de Janeiro Acesse aqui  Acesse aqui  
Rio Grande do Norte Acesse aqui  Acesse aqui  
Rio Grande do Sul Acesse aqui  Acesse aqui  
Santa Catarina Acesse aqui  Acesse aqui  
Sergipe Acesse aqui  Acesse aqui  
São Paulo Acesse aqui  Acesse aqui  
Tocantins Acesse aqui  Acesse aqui  

Nós somos a companhia CERTA para o seu próximo desafio!

Chegou a hora de escolher qual caminho você quer trilhar e o Direito traz diversas opções para o seu futuro. Concursos públicos, advocacia e até mesmo empreender com seu próprio escritório.

Para todas elas, o Ceisc tem a opção certa para facilitar sua trajetória de sucesso! Acesse nosso site e conheça nossas soluções.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

23 respostas

  1. Bom dia!
    Quero agradecer a toda a equipe CEISC pelo empenho, dedicação e
    compromisso ofertado aos alunos, acima de tudo sei que Deus foi bondoso
    para comigo, mas reconheço que esse curso foi o canal usado para minha aprovação.
    Muito obrigada prof. Luiz Henrique por toda a dedicação e empenho, obrigada prof. Cleize eterna
    CarmeLINDA (o nome já traduz a essência) por toda a entrega, amor e injeção de ânimo.
    Enfim, grata por todo apoio, um grande abraço a todos, que diariamente constrói essa ponte para o
    nosso sucesso.

      1. Como eu consigo o certificado de aprovação na OAB, sendo que não tenho a intenção de fazer minha inscrição?

  2. Se eu fiz o exame na seccional de um estado, mas estou de mudança para outro, posso solicitar diretamente no segundo ou precisa ser no que a prova foi realizada?

  3. Olá, boa noite!
    Gostaria de agradecer à equipe Ceisc em especial ao Professor Guilherme que de forma muito especial me motivou durante todo o período do curso, onde mesmo depois de um dia cansativo de trabalho eu consegui milagrosamente ficar por mais 3 assistindo as aulas dele. Valeu muito a pena. Dia 16-12-2022 finalmente participarei da solenidade de entrega da minha carteira de advogada.

    1. Olá! Tudo bem? Esperamos que sim! 😊
      Ficamos muito felizes com sua aprovação e agradecemos seu feedback! 💙

  4. Queria agradecer publicamente todo ensinamento de qualidade que recebi da equipe CEISC, em especial da equipe de penal (Profs. Nidal, Mauro, Arnaldo e Leticia e equipe do chat) . Pessoas brilhantes que me carregaram pela mão. E ainda, nao faltou a injecao de ânimo no inicio de toda aula e muitas vezes broncas benéficas do prof. Nidal. Afinal como dizia o prof. Mauro: estamos Nidal(carecas…kkkk) de saber – o CEISC é o melhor. Agora receber minha VERMELHA pq uma vez aprovada, para sempre APROVADA. OBRIGADA CEISC. Ah! e nao posso esquecer de falar ao prof. Nidal: quando vi que a peça seria memoriais quase levantei e dei aquela sambadinha…kkkkk

  5. Gostaria imensamente de agradecer ao CEISC pela revisão turbo, que foi depois de Deus, essencial para a minha aprovação no 34° exame da OAB

  6. Olá!!
    Ainda estou no 9 período, posso apenas eleitor este certificado, já que a carteira só após a colação ou não posso nenhum dos dois, por enquanto?

    1. Olá, Jaqueline! Recomendamos que verifique diretamente com a seccional da sua região 💙

  7. Aprovei na primeira fase estudando com os resumos e mapas gratuitos de vocês, mas me formo apenas no próximo semestre, devo continuar estudando com vocês para a segunda fase ou não poderei aproveitar o resultado?

    1. Olá, Pablo!
      De acordo com o edital, o Exame de Ordem é facultado apenas a estudantes que, na data de inscrição para o certame, já estejam matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação de Direito. Portanto, examinandos que não se enquadrem nessa condição não poderão aproveitar sua aprovação posteriormente.

  8. Obrigado por tudo CEISC, só um feedback, na lista das seccionais vcs esqueceram do estado de Rondônia kkkkkk.

  9. Olá, pessoal!

    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida. Somente após a divulgação da lista final de aprovado no exame é que eu vou poder requerer inscrição nos quadros da OABSP?

  10. CEISC é fora desse mundo, no melhor sentido de todos, vários vídeos, vários materiais, um excelente ebook com todos compilados das peças! Sensacional!
    Fiz esse última prova da Ordem com Mandado de Injunção para STF, saí da prova ao mesmo tempo indeciso como também seguro pelas dicas dos professores. E, confirmado, aprovação garantida! Parabéns a todos os profissionais envolvidos!!!

  11. Obrigada Ceisc 🙏🏻
    Tenho uma dúvida, quando eu me inscrevi para o exame da ordem eu residia em Minas Gerais, fiz a prova e passei lá, mas agora estou voltando pra SP… com o certificado consigo me inscrever na seccional de SP ou preciso fazer tudo em minas e pedir transferência depois?

    1. Olá, Milena! Neste caso, para melhor lhe orientar, recomendamos que verifique diretamente com a OAB 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo