,

Como funciona a repescagem da OAB?

Confira passo a passo como funciona o reaproveitamento para repescagem do Exame de Ordem.

A repescagem na OAB é uma excelente oportunidade para aqueles que foram aprovados na primeira fase, mas reprovaram, foram ausentes ou eliminados na segunda. Nesses casos, é possível optar pela repescagem, realizando novamente a prova prático-profissional. 

Para facilitar esse momento, neste texto, mostramos como funciona o reaproveitamento e a importância de fazer uma boa preparação. Continue a leitura! 

Quando sai o edital de repescagem?

Publicação do edital complementar (reaproveitamento da 1ª fase) 28/02/24.

Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na 1ª fase do Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar com publicação posterior a data de divulgação do edital de abertura do Exame.

É possível mudar de disciplina na repescagem da OAB?

Uma dúvida muito comum entre os candidatos da OAB que farão a repescagem é se é possível alterar a disciplina para segunda prova. Sim, é possível fazer a mudança da matéria para realizar a segunda fase novamente.

Nessa hora, é preciso pensar com carinho: lembre-se que, se você alterar o assunto, sua preparação começa praticamente do zero. Será preciso estudar novamente o cabimento das peças, os artigos mais importantes, o direcionamento e outras questões.

Então pense bem antes de fazer essa alteração. Se os erros foram pontuais ou por falta de atenção na prova anterior, alterar a disciplina pode não ser uma boa ideia, afinal você já domina a matéria e só precisa trabalhar melhor a ansiedade e o foco.

Vale lembrar, também, que é possível mudar a cidade em que o exame será prestado, se isso for melhor para você. A mudança do estado, contudo, só é permitida com a autorização da Coordenação Nacional do Exame de Ordem.

Posso me inscrever para repescagem e para 1ª Fase?

A resposta é SIM! O questionamento pode parecer estranho para quem não tem familiaridade com os editais do Exame de Ordem, mas é plenamente possível.

O objetivo principal da medida é garantir com a 1ª Fase duas novas chances de prestar a 2ª Fase do Exame de Ordem.

Aquele candidato aprovado na 1ª fase do 39º Exame da Ordem, que reprovou na 2ª fase do respectivo exame, tem direito a fazer a repescagem no 40º Exame da Ordem. Por garantia, é possível inscrever-se na 1ª fase do 40º Exame para poder utilizar a repescagem deste exame. Assim, se aprovado na 1ª fase do 39º, fará a 2ª fase deste Exame e poderá fazer a 2ª fase do 40º Exame caso seja preciso. 

O objetivo é uma proteção extra, ou seja, o candidato que estiver na repescagem do Exame de Ordem pode, fazendo agora a prova da 1ª fase novamente, buscar uma segurança (caso venha a reprovar na repescagem), mantendo o direito a próxima repescagem.

O edital da repescagem será publicado no dia 28/02/2024 e trará mais informações, sendo que nesta data, às 20h, teremos uma live com a análise do edital.

Será que a medida é realmente importante?

Utilizando esta medida a repescagem deixa de ser a última chance de aprovação e o candidato acaba garantindo sempre um período de estudos maior para 2ª Fase do Exame de Ordem.

Por óbvio, a medida é cara, uma vez que, é necessário que o candidato se inscreva e efetue o pagamento tanto na repescagem quanto na 1ª Fase.

Outrossim, é importante que o candidato aprove na 1ª Fase para garantir essa segurança. Porém, examinado que irá prestar a prova da OAB deverá focar seu estudo na 2ª Fase e deixar apenas para revisar os conteúdos de 1ª Fase.

Se trata de uma decisão iminentemente pessoal, porém, se você julga que seria importante ter uma segurança pode ser uma boa opção. 

Como se preparar para repescagem do Exame da Ordem?

Como falamos, uma boa preparação para a repescagem do Exame da Ordem é focar nos erros que foram cometidos na prova anterior, de modo a identificar as suas dificuldades e matar essas questões para a segunda fase.

Mas não é só isso que você deve fazer. A preparação para a repescagem exige um estudo a fundo da matéria, assim como no exame anterior. É essencial não deixar passar nada, afinal a prova será diferente, e podem cair assuntos que ainda não foram vistos.

Quem se ausentou ou foi eliminado na segunda fase também pode fazer a repescagem. Sendo assim, dê uma olhada na primeira prova e veja se conseguiria uma boa nota, analisando tudo o que caiu e que você tem dificuldades.

A dica de ouro aqui é contar com um curso de repescagem OAB! Eles trazem dicas fundamentais para essa hora e são muito importantes para uma boa preparação, tendo em vista que focam exclusivamente nessa prova, oferecendo um bom direcionamento e estudo estratégico para você.

Conheça o Ceisc!

O Ceisc conta com preparatórios para 2ª Fase da OAB completos e atualizados! Para mais informações, acesse aqui

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

49 respostas

      1. Olá, Ceisquer! Você deverá realizar a inscrição para a repescagem (se precisar) após o dia 28/02 que é quando será publicado o edital complementar especifico de repescagem que contém as datas de inscrição e valor de pagamento da taxa 💙

  1. passei no exame 35, realizei a segunda fase do mesmo exame, porem não consegui a nota na segunda fase. Em outubro se abriu o período da repescagem, não realizei minha inscrição, poderei realizar a segunda fase do exame 37?

    1. Boa tarde me inscrevi na repescagem do exame 40 da OAB em direito do trabalho mais esqueci de pagar a taxa ate o dia 13 de novembro. Posso fazer a repescagem da segunda fase do exame 40?.

      Atenciosamente

      Lourinaldo Cordeiro Alves

      1. Muito confuso essas inscrições para repescagem, FGV omissa em relação a essa comunicação, as pessoas não sabem de fato quando fazer inscrição para repescagem de cada prova, eu por exemplo passei na primeira fase do 39 exame e farei a prova 21/01/24 se por acaso não passar em que data farei inscrição para repescagem no 40 exame?

        1. Olá, Fabio! Você deverá realizar a inscrição para a repescagem (se precisar) após o dia 28/02 que é quando será publicado o edital complementar especifico de repescagem que contém as datas de inscrição e valor de pagamento da taxa 💙

        2. Basta observar o edital complementar de inscrição, encontram-se essas informações no próprio site da FGV/OAB.

  2. Oh professor muito grato por essa informação. Eu não vou alterar para a repescagem. Irei ajustar questões as quais me dei mau. O importante é garantir. 1a. Fase a 2a. Veremos depois. Obrigado. Ainda ontem 3 amigos me perguntaram sobre o Ceisc e se Valéria apenas por ser online. Respondi que tem sido melhor que certos cursos presenciais. Em Maceió no dia da prova , porta dos locais aonde acontecia os exames da ordem havia muitos professores convidando os concurseiro para fazer curso presencial, e trazendo argumento negativo de cursos online. Nem dei atenção. Gosto do Ceisc indiquei vários colegas e continuarei apoiando a instituição Ceisc. Sem dúvida.

  3. Perdi a inscrição da repescagem… Agr somente posso fazer a 1 fase novamente?

    1. Bom dia a toda equipe! Primeiro quero agradecer pelad dicas maravilhosas de vcs direcionadas ao exame da ordem. Gostaria de saber se aquele que nao compareceu a repescagem da segunda fase, por motivos de saúde, tem alguma nova chance e qual o procedimento.Obrigada . Abraço a todos!

      1. Olá, Ceisquer! Neste caso recomendamos que entre em contato diretamente com a banca responsável para verificar a possibilidade 💙

    1. Olá, Antônio! Entre em contato conosco através de nossos canais de comunicação que iremos lhe repassar maiores informações sobre eventos gratuitos para a 2ª fase 💙

  4. O candidato irá fazer a repescagem do 39º Exame da Ordem. Por garantia, ele se inscreve na 1ª fase do 40º Exame, mas é reprovado nessa 1ª fase.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Ele sendo reprovado na 1ª fase do 40º Exame ainda sim ele ainda terá direito de fazer a 2ª fase do 39º à qual ele já tinha direito? Ou seja, uma reprovação na 1ª fase do 40º não o impossibilita de fazer a repescagem do 39º exame?

  5. Fui reprovada na segunda fase do exame 38. Me inscrevi na repescagem que será feita junto com a segunda fase do 39. Porém também me inscrevi na primeira fase do exame 39 e fui aprovada. E agora? posso ficar sem realizar a segunda fase do exame 39 e ir direto para repescagem do 39? Haja vista a repescagem do 38 ser junto com a segunda fase do 39?

    1. Olá, Fátima! Nesse caso você deve entrar em contato com a FGV através do e-mail examedeordem@fgv.br e informar a situação, pois provavelmente você esta com duas inscrições ativas, caso já tenha realizado o pagamento da Repescagem. Assim, indicamos que você opte pela inscrição na primeira fase do 39º Exame, onde você já foi aprovada, assim caso seja necessário, ainda poderá utilizar o instituto da Repescagem, sendo mais interessante para você 💙

    1. Olá, Rubia! É possível mudar apenas a cidade em que o exame será prestado, se isso for melhor para você. A mudança do estado, contudo, só é permitida com a autorização da Coordenação Nacional do Exame de Ordem 💙

      1. Olá! Eu acho que não consegui a pontuação da 2 fase do exame 39. A repescagem eu farei, junto com a 2 fase do 40? Apenas em Maio? E isso mesmo?

  6. Olá, boa noite! Estou na repescagem do exame 38º da OAB , mas me inscrevi para a 1ª fase do exame 39º e fui aprovado. Até o momento, não paguei a inscrição da repescagem. Gostaria de saber se devo pagar a inscrição da repescagem ou se, com a aprovação na 1ª fase novamente, posso deixar de pagar o valor da repescagem, já que estou com duas inscrições em aberto.

    1. Olá, Marcelo! Neste caso recomendamos que você entre em contato diretamente com a OAB para verificar sobre a duplicação de inscrições 💙

  7. Ola boa tarde! Fui reprovado na segunda fase do exame 38 da oab e me inscrevi na respescagem do 39, que irá ocorrer dia 21/01. Posso me inscrever na primeira fase do 40 por precaução? Ja que as inscrições vão apenas até o dia 16

    1. Olá, Ceisquer! A repescagem deve ser realizada no exame posterior ao da prova que você fez, neste caso aos alunos do 39º Exame, é obrigatório a realização no 40º Exame em Maio pois caso contrário perderá o direito de repescagem 💙

  8. Fiz a minha 1 e 2 fase do 39 exame em um estado “x”. Porém, irei me mudar e busco saber se na repescagem posso realizar a inscrição em outro estado, diferente do qual eu realizei a 1? (Nesse caso da repescagem do 39 exame)

    Agradecido.

    1. Olá, Edgar! Pode sim, na inscrição para a repescagem você deve sinalizar o novo local 💙

  9. Tenho placa de titânio e parafusos no braço direito, o que afetou minha mobilidade, eu escrevo muito lento, preciso de 3:00 só na escrita para a letra ficar legível, foi o que provavelmente vai me fazer perder o 39, sabia as teses, coloquei, mas não tive tempo de fundamentar porque não daria tempo, tive que ser bem objetiva…será que diante dessa dificuldade, a qual poderia pegar um laudo com meu ortopedista detalhando, eu poderia conseguir fazer a prova de forma digital ou ter mais uma hora

    1. Olá, Ceisquer! Neste caso recomendamos que entre em contato diretamente coma banca responsável para verificar a possibilidade 💙

  10. Olá. Uma dúvida quanto a repescagem do exame 39ª. Neste exame, cobrava-se leis que a partir de 01/01/24 estão revogadas, como por exemplo a 8.666. Na repescagem, o edital de base para o conteúdo programático será o do exame 40 ou continua o do exame 39?

  11. Olá passei na 1° fase do 39° exame da OAB de direito do trabalho, entretanto por conta da falta de informação disponível acabei me inscrevendo e pagando integralmente a inscrição pra oab 40° (320 R$). Posso fazer a repescagem no exame 40° (Já que estou inscrito pra OAB 40°) ou terei que pagar o valor da repescagem a mais diante do valores já pagos na inscrição do exame 40°, gostaria de saber também se consigo aproveitar o valor pago integral da oab 40° na repescagem e receber a devolução do excedente

  12. Boa noite. Eu me escrevendo no exame 40° para repescagem do 39° é obrigatório fazer a primeira fase do 40° ? Caso faça a primeira fase do 40° posso fazer segunda fase deste concurso?
    Por gentileza entre em contato para live do dia 28 de fevereiro de 2024 no e- mail: rejainelopes2016@gmail.com .
    Grata

  13. Não passei na segunda fase do exame 39, consigo fazer a repescagem no exame 41?
    Ou sou obrigada a fazer a repescagem no exame 40?

    1. Olá, Ceisquer! É necessário realizar a repescagem no exame subsequente apenas (neste caso o 40º), caso não possa comparecer, em regra, terá que refazer a 1ª fase novamente 💙

  14. Para fazer a repescagem eu precisaria ter me inscrito na 1º fase ou posso me inscrever somente para repescagem?

    1. Você precisa se inscrever na 1ª fase no edital aberto, fique atento que as vezes a FGV reabre as inscrições (talvez ocorra para o exame 40º), se não ocorrer ele pode se inscrever no 41º.

  15. Qual a diferença do curso de repescagem para o curso normal da 2ª fase?
    Não passei na 2ª fase agora, mas não sei se faço o curso de repescagem ou o normal.

    1. Boa tarde! Com relação ao conteúdo, não tem nenhuma diferença. O curso repescagem terá mais aulas que o regular, por ter as aulas específicas para o aluno do repescagem. No curso regular, não terá essas aulas, que ocorreram ao vivo no repescagem, apenas as aulas ao vivo do regular e o restante das aulas que o curso oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo