Conheça os principais erros de quem se prepara para a OAB

Compartilhe

O exame da OAB é uma das principais preocupações dos estudantes de Direito. Afinal, após cinco anos de curso, os seus conhecimentos serão testados em uma prova que costuma apresentar constantes recordes de reprovação.

No entanto, entrar em pânico não é a melhor opção. Caso a sua hora esteja chegando, saiba que antes de tudo você deve se planejar, montar um roteiro de estudos e se dedicar. Uma boa estratégia para saber o que fazer e o que não fazer é conhecer os erros de quem se prepara para a OAB.

Logo, se você está se organizando para encarar o exame da ordem em breve, não deixe de ler o nosso post e conhecer nossas dicas sobre como não errar na sua preparação.

Não ler o edital

Parece bobo falar isso, mas a leitura atenta e correta do edital deve ser a primeira coisa a ser realizada pelo candidato. O motivo é simples: é lá que estão todas as informações importantes sobre o exame, como data, horário, matérias a serem estudadas, materiais permitidos e proibidos, entre outros.

Ignorar a importância do plano de estudos

Ter um plano de estudos é fundamental para organizar a sua rotina. Logo, após a leitura atenta do edital e do levantamento das matérias que deverão ser estudadas, não deixe de montar o seu roteiro.

Muitos estudantes não se planejam corretamente, estudam os assuntos de maneira aleatória e acabam por não conseguir revisar pontos importantes, como aquela matéria que você viu no início da faculdade e não foi muito bem.

Para montar um bom plano de estudos, você deve ser realista. Avalie bem o tempo que tem à sua disposição, tanto de dias até a data do certame quanto diário. Planeje suas pausas, seus dias de folga e monte seu cronograma agrupando as matérias complementares, como Direito Civil e Processo Civil, Direito Penal e Processo Penal e por aí vai.

Não fazer simulados

Os simulados funcionam para os estudantes como um termômetro de sua preparação. É por meio deles que os candidatos conseguem medir a evolução nos estudos, encontrar quais são as deficiências e em quais pontos precisam focar mais.

Além disso, você também fica mais familiarizado com a estrutura do exame. É possível entrar no site da banca examinadora e baixar as provas passadas. Porém, outra boa técnica é ficar atento ao calendário dos cursos preparatórios e realizar os simulados que eles promovem, para aprender a controlar o tempo e o nervosismo no dia da prova.

Não cuidar da organização

Nós sabemos que nem todo mundo tem o privilégio de ter um escritório, com cadeiras e mesas ergonômicas. No entanto, por mais que isso possa ajudar bastante na sua preparação, o que vai fazer diferença é a maneira como você organiza não apenas o seu local de estudos, mas também o seu material.

Portanto, deixe sempre à mão um vade mecum atualizado, doutrinas, cadernos, materiais de papelaria e outros itens necessários.

Não descansar

Reservar algum tempo para descansar é cuidar para que tanto o físico quanto o emocional estejam em perfeito funcionamento no dia do exame. Lembre-se de que é preciso ter foco e seguir o seu plano de estudos, porém, igualmente importante é dormir pelo menos 8 horas por dia, alimentar-se bem, separar um tempo para estar com amigos e familiares, fazer atividades físicas ou praticar outros hobbies.

Se você, além de estudar também trabalha, nós sabemos que o tempo fica ainda mais escasso. Contudo, separe ao menos 10 minutos por dia para relaxar. Aprenda técnicas de respiração para controlar a ansiedade e ajudar na concentração e respeite os horários para almoçar e jantar, por exemplo. O autocuidado é fundamental para não sofrer com esgotamento mental e físico, evitando os famosos brancos na hora do exame.

Por fim, se você não quer cometer os principais erros de quem se prepara para a OAB, considere fazer um curso preparatório. Há diversas opções, inclusive online, que poderão ajudá-lo com dicas e macetes. Além disso, você terá à disposição profissionais especializados no assunto para tirar todas as suas dúvidas e garantir maior confiança.

Quer saber como manter a motivação e não desistir dos estudos? Leia mais um de nossos posts e confira as dicas que preparamos para você.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami