Entenda o que é o ProUni

Compartilhe

Você fez o ENEM 2019 ou vai fazer o exame deste ano e não sabe o que é o ProUni? Ou então não sabe como este programa estudantil funciona? Quer saber, leia este post até o final e entenda tudo sobre o Programa Universidade para Todos.

O que é o ProUni?

O ProUni – Programa Universidade para Todos é um programa estudantil do Ministério da Educação, que promove o ingresso ao ensino superior no país, sendo que a participação no ENEM é uma condição obrigatória. Este programa oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Quem pode participar deste processo?

Poderá participar, o estudante que:

  • tenha cursado todo o ensino médio na rede pública;
  • tenha cursado todo o ensino médio na rede particular na condição de bolsista integral;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • seja pessoa com deficiência.

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, poderão também participar concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, dispensando-se, inclusive, a comprovação de renda.

Condições para participar?

Para se inscrever no ProUni, o interessado não pode ter diploma de curso superior. Além disso, deve ter participado do Enem do ano anterior e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter zerado na redação.

O que preciso para concorrer à bolsa integral?

Para concorrer à bolsa integral, o interessado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

O que preciso para concorrer à bolsa parcial?

Para concorrer à bolsa parcial – de 50%, o interessado deverá comprovar a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Como funciona o ProUni?

Para participar do processo seletivo do ProUni, é necessário que o interessado faça a sua inscrição em uma única etapa. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do ProUni, no prazo previamente estabelecido. Lembre-se, a inscrição é gratuita!

Após o encerramento do prazo de inscrição, o sistema do ProUni vai realizar a classificação dos participantes com base nas opções e nas notas obtidas no Enem. Assim, os participantes serão pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, atendendo a opção de escolha no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Como funcionam as chamadas para o ProUni?

No ProUni serão realizadas duas chamadas, sendo que, em cada chamada, os participantes pré-selecionados têm um prazo para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição diretamente na instituição de ensino selecionada.

Se julgar necessário, a instituição pode solicitar ao participante que apresente outros documentos para se certificar quanto a veracidade das informações prestadas na inscrição. Também é possível que a instituição realize processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo ProUni, o qual deverá ser comunicado no momento da inscrição e não haverá cobrança de taxas.

Ainda, ao final das duas chamadas, o participante poderá optar em participar da lista de espera do ProUni. Neste caso, se as bolsas não forem preenchidas nas duas chamadas, serão ocupadas pelos participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Como faço a inscrição no ProUni?

Para fazer a inscrição no ProUni, é super simples. O interessado deverá acessar a página do ProUni, no prazo previamente estabelecido, solicitar a inscrição e   informar o número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. É possível, durante o período de inscrição, que o interessado altere as opções selecionadas. No entanto, somente a última inscrição confirmada será considerada válida.

Datas da segunda chamada de 2020:

O MEC também já divulgou, no dia 11 de maio, as novas datas de inscrição para o segundo semestre, para o ProUni e demais benefícios estudantis.

Fique ligado no período de inscrição do ProUni: 23 a 26/06.

Para saber mais, você pode acessar o portal do MEC.

 

E se você quer estar por dentro das notícias, continue nos acompanhando pelo blog e nas nossas redes sociais. Além de atualização, você terá acesso a um montão de materiais gratuitos que estamos postando para você que está se preparando para o ENEM e vestibulares.

E se ainda não conhece o CEISC Pré-Enem, acesse nosso site e confira qual dos nossos planos mais se encaixa nos seus estudos.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami