Estratégias na hora da prova de 2ª Fase

Dicas eficazes para se destacar na prova da 2ª fase da OAB.

Olá, pessoal! Com intuito de auxiliá-los a ter um melhor desempenho na hora da prova, reunimos neste post algumas estratégias a serem utilizadas na hora da prova da 2ª Fase:

1) Faça a prova da forma que você treinou

Uma pergunta que surge com frequência é: “Qual a melhor ordem para realizar a prova? Iniciar pela peça ou pelas questões?”. A resposta para essa pergunta pode variar de pessoa para pessoa e, por isso, é importante que você experimente nos simulados o que funciona melhor para você.

Uma estratégia interessante é:

1. Iniciar pela peça, fazendo a leitura do enunciado e realizando o mapeamento na folha de rascunhos;

2. Ir para as questões, realizando o mapeamento delas no rascunho;

3. Voltar para a peça e redigi-la na folha definitiva;

4. Finalizar redigindo as questões na folha definitiva. 

Contudo, não é indicado que você faça a sua prova dessa forma se não foi assim que você treinou! O mais seguro é manter o formato que você utilizou ao realizar os simulados, para que você não corra o risco de se perder no tempo e acabar não conseguindo finalizar a prova.

2) Leia o enunciado atentamente, mais de uma vez!

Ler o enunciado com atenção é fundamental! Leia ele mais de uma vez e vá marcando os pontos mais importantes. No dia da prova você não poderá utilizar marca-texto, mas é possível circular e sublinhar os pontos importantes do enunciado no seu caderno de rascunhos!

Lembre-se de ter uma atenção especial com relação a datas e idades, pois elas podem estar relacionadas a alguma tese!

3) Faça a gestão do seu tempo

Você terá 5 horas para realizar a peça prático-profissional e as quatro questões dissertativas (que possuem letra “a” e “b” – ou seja, é como se fossem oito questões!). Por isso, o tempo é um fator que deve ser levado em conta. Em regra, é indicado deixar em torno de 3 horas para a peça e 2 horas para as questões.

4) Não escreva as respostas inteiras na folha de rascunho

Seguindo no tema da gestão do tempo, um ponto muito importante é como você vai utilizar a sua folha de rascunhos! Se você tentar desenvolver a peça inteira e as respostas completas das questões no rascunho, para depois passar tudo a limpo no caderno definitivo, a chance de faltar tempo ao final da prova é MUITO grande!

Por isso, a sugestão é que você utilize o rascunho apenas para anotar os principais pontos das suas respostas, fazendo uma espécie de “mapeamento”, para, após, desenvolver as respostas direto na folha definitiva.

5) Não paralise em caso de dúvida

Ainda relacionado ao tempo da prova, outro fator que você deve ter em mente é: não perca muito tempo em uma questão específica em caso de dúvida! Se você leu uma questão com atenção e se deu conta de que realmente não tem ideia da resposta, não se desespere.

Siga resolvendo o restante da prova, para garantir os pontos referentes aos conteúdos que você está mais seguro. Após, volte para a questão que você ficou em dúvida e tente localizar a resposta por meio do índice-remissivo e/ou remissões do Vade Mecum/CLT. O Vade é o seu grande aliado na hora da prova e, muitas vezes, ele pode te salvar!

6) Divida a peça em tópicos

Na hora de desenvolver a peça na folha definitiva, é recomendado que você separe as suas teses em tópicos! Isso vai facilitar tanto a sua própria organização, para não esquecer de desenvolver nenhuma das teses, quanto a vida da pessoa que irá realizar a correção da sua prova.

Com a peça organizada em tópicos, a chance de o corretor não ver que você desenvolveu alguma tese diminui bastante, reduzindo o risco de que ocorram erros na correção!

7) Cuidado ao passar a resposta para a folha definitiva

Por fim, é importante que você tenha atenção ao passar as suas respostas para a folha definitiva! As folhas definitivas vão estar todas numeradas, com a indicação na parte superior de quais folhas são referentes a peça (numeradas de 1 a 5) e quais são referentes a cada uma das questões.

É importante que você se certifique de que está desenvolvendo a resposta na folha correta, pois se não estiver no local certo, a sua resposta não irá pontuar.

Espero que estas estratégias auxiliem você na hora da prova! O nervosismo provavelmente vai estar presente (é algo natural), mas é importante que você saiba lidar com ele, sem deixar que ele te paralise. Se precisar, faça pausas para respirar profundamente ou ir no banheiro.

Ainda, não esqueça de utilizar o Vade Mecum/CLT como seu aliado, ele pode te salvar quando der aquele “branco”, certo?

Uma ótima prova para você!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo