Concurso Polícia Federal: Edital na próxima semana!

Compartilhe

1.500 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado.

O edital para o concurso da Polícia Federal está mais perto do que você imagina! De acordo com a diretora de Gestão de Pessoal da PF, Cecília Silva Franco, em entrevista concedida para a Folha Dirigida, o edital está em fase de revisão final e deve ser publicado na próxima semana.

“A gente não crava uma data até para não criar uma expectativa e, eventualmente, ter uma situação que não cumpra essa publicação, porque ela depende não só da Polícia Federal, mas também do Cebraspe. Disse a diretora em entrevista.

Sobre as provas

A previsão de aplicação das provas objetivas é para o dia 21 de março de 2021, uma semana antes da data da prova do concurso para a PRF. 

Cecília já descartou a possibilidade de aplicação dos exames para o mesmo dia da PRF, mas a data ainda está em processo de escolha.

 

Autorização

No dia 09/12/2020, foi publicada a autorização do concurso para Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado da Polícia Federal! São 1.500 vagas no total.


Das Vagas

Ao todo, serão 1.500 vagas, distribuídas da seguinte forma:

– 123 vagas para Delegado de Polícia Federal;

– 400 vagas para Escrivão de Polícia Federal;

– 84 vagas para Papiloscopista de Polícia Federal; e

– 893 vagas para Agente de Polícia Federal

SOBRE O CERTAME

O concurso da PF é um dos mais cobiçados concursos públicos do Brasil, tanto pela atividade policial, que é o sonho de muita gente, quanto pela remuneração que os cargos oferecem. Mas antes de começar a se preparar você deve ter em mente que este é um dos concursos mais concorridos do país e isso só significa que você deve ESTUDAR MUITO!

A primeira coisa que vocês devem saber são as etapas do concurso. Afinal, não é só marcar o X no lugar certo, então vamos conferir como foram os últimos concursos da PF.

REQUISITOS

Vamos começar pelos requisitos necessários para que você possa assumir o cargo dos seus sonhos:

Agente e Escrivão de Polícia

  • diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo. 
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional. 
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
 

ETAPAS DO CONCURSO

Além da prova objetiva, existem outras etapas durante o concurso público que você precisa ser apto para dar sequência. Abaixo listamos as etapas trazidas nos últimos editais, que aconteceram em 2018. Vamos conferir?

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Teste de aptidão física (TAF)
  • Exame médico
  • Exame psicológico
 

 As provas objetivas e discursivas possuem caráter classificatório e eliminatório, já as demais etapas (TAF, exame médico e psicológico) são meramente eliminatórios.

PROVA OBJETIVA e PROVA DISCURSIVA

A prova objetiva é composta de 120 questões, onde o aluno deve assinalar CERTO ou ERRADO na grade de respostas.

Na Polícia Federal, são 120 questões para serem realizados nas 5 horas de prova, em conjunto com a prova discursiva. 

A prova discursiva também é de caráter eliminatório e classificatório e  consiste na elaboração de um texto dissertativo com no máximo 30 linhas, sobre um tema definido pela banca do concurso, que costuma ser o Cebraspe.

É importante saber que a redação só será corrigida se você conseguir se classificar na prova objetiva, mas isso não é motivo para deixar ela de lado e sim focar em conteúdos específicos de redação, pois ela poderá elevar a sua nota e subir muito na lista final. 

TESTE FÍSICO

A próxima etapa, depois das provas objetivas e discursivas é o tão esperado teste de aptidão física. O teste serve para eliminar os candidatos que não estão preparados para as atividades que o servidor terá que enfrentar futuramente. 

Apesar de temido, o TAF não é nenhum monstro. O segredo é começar a praticar com a maior antecedência possível. Não exagere nos treinos para não causar nenhuma lesão antes da prova. O ideal é conciliar os estudos para as provas objetivas e discursivas junto com os treinos do TAF. Além de ajudar na concentração e na memória, você garante a sua aprovação no exame físico! 


DISCIPLINAS PARA ESTUDAR

Polícia Federal – cargo de Escrivão de Polícia

Língua Portuguesa

Noções de Direito Administrativo

Noções de Direito Constitucional

Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal

Legislação Especial

Estatística

Raciocínio Lógico 

Informática

Contabilidade Geral

Arquivologia

 

Polícia Federal – cargo de Agente de Polícia

Língua Portuguesa

Noções de Direito Administrativo

Noções de Direito Constitucional

Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal

Legislação Especial

Estatística

Raciocínio Lógico 

Informática

Contabilidade Geral

 

Conheça o CEISC

E se você ainda não conhece os preparatórios do CEISC para concursos públicos, acesse nosso site e confira! Nossos cursos contam com videoaulas atualizadas, cronograma e planner de estudos, resolução de questões, materiais de apoio e muito mais! 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami