Como montar um plano de exercícios durante a preparação?

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Semana passada conversamos sobre a importância de fazer exercícios físicos durante a preparação para provas ou exames. Hoje, vamos dar dicas de como montar uma rotina e planejar seus treinos para você colocar em ação o que aprendeu! 

O exercício físico como qualquer outra atividade necessita um planejamento, por isso, monte uma rotina de treino conforme a sua disposição de tempo e lembre-se de manter a regularidade e o nível de intensidade compatível a sua realidade.

É ideal que a prtica de atividade física ocorra no mínimo três vezes por semana, com sessões que podem variar de 5 minutos a 60 minutos, dependendo do seu cronograma. Não esqueça de contabilizar tempo para banho e alimentação, quando o exercício se realizar antes dos estudos. Neste caso as sessões devem conter no mínimo 20 minutos.

Exercícios físicos

Já os exercícios realizados durante os estudos (pausas), devem ser realizados a cada 30 minutos de estudos visando não prejudicar a circulação devido ao grande tempo sentado. Deve-se evitar acumular a prática apenas no final de semana, para não sobrecarregar o corpo.

Faça uma lista com todos seus compromissos, afazeres e estudos. Não esqueça a hora de dormir e de se alimentar e, a partir daí, encontre lacunas para os exercícios. Contabilize as atividades diárias! Se você caminha 10 minutos para ir à escola ou trabalho, saiba que isso conta como uma atividade aeróbica. Concentre-se na regularidade de treinos diários que coincidam com seus estudos, pois são mais eficazes.

Atividade Física é uma ótima oportunidade para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade, no entanto, cuidado ao escolher os exercícios que realizará, pois devem ser prazerosos e não uma parte estressante do dia. Antes de decidir qual exercício realizar, teste várias opções para ver qual você mais gosta! Lembrando que os exercícios ajudam a diminuir a tensão, estabilizar humor e reduzir o estresse, auxiliando no controle da fadiga relacionada a vários níveis de tensão e na melhora da qualidade do sono.

Gostou das dicas? Então bora começar a se exercitar hoje mesmo?

Leonardo Vieira
Professor de Educação Física
@leo.vbt

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Por Equipe de Conteúdos CEISC

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