Como estudar pelo método pomodoro?

Compartilhe

O Método Pomodoro consiste em você dividir a execução de uma atividade em blocos de 25 minutos, e realizar um intervalo de 5 minutos entre os blocos. A ideia é que as pausas frequentes aumentem a sua agilidade mental, além de trazer a sensação de missão cumprida com mais regularidade pois você completa uma tarefa ou objetivo durante um bloco, o que auxilia na sua motivação.

Estudando pelo método pomodoro 

Para iniciar os estudos pelo Método Pomodoro, você precisa ter uma tarefa bem definida e uma ideia de tempo que você levará para executá-la. A partir disso, é necessário seguir 8 passos:

1º passo

Antes de iniciar o bloco de 25 minutos, certifique-se de que você tem em sua mesa todos os materiais que você precisará para realizar a tarefa durante os 25 minutos. É importante que você não perca tempo procurando papel e caneta, ou mesmo buscando água na cozinha, para então começar a estudar.

2º passo

Ao iniciar a tarefa, desenvolva técnicas para evitar distrações enquanto está executando um bloco. Exemplos:  colocar o celular no silencioso; ou, caso de uma ideia ou outra atividade que você precise realizar venha a sua mente durante o bloco de estudos, anote e pense nisso depois que você encerrar.

3º passo

Aproveite os 25 minutos para recapitular o que você estudou no último bloco e revisar o que você estudou no bloco atual.

4º passo

Organize os blocos de 25 minutos de acordo com a sua rotina; por exemplo, se você possui mais tempo pela manhã e menos à tarde, estipule um número maior de blocos de pomodoro para o turno da manhã.

5º passo

Utilize um cronômetro (pode ser de celular, relógio…) tanto para os blocos de 25 minutos, quanto para cronometrar os intervalos de 5 minutos. E durante esses intervalos, faça coisas que não estão relacionadas ao estudo como se alongar, ir ao banheiro. A ideia é fazer o seu cérebro descansar.

6º passo

A cada 4 blocos de 25 minutos, tire um intervalo maior, de 30 minutos. Assim, você consegue descansar mais o seu cérebro.

7º passo

Se você não concluiu tudo o que você queria dentro dos blocos que você determinou, continue tentando. É importante finalizar uma tarefa antes de iniciar outra.

8º passo

Avalie o que funciona e o que pode melhorar na sua técnica pomodoro dentro da sua realidade. Para isso, é necessário conhecer o melhor ambiente da sua casa para estudar, quando você possui mais disponibilidade e maior energia e concentração.

Cronômetro CEISC 

Agora que você já sabe como utilizar o método pomodoro, acesse nosso cronômetro exclusivo e coloque em prática o que aprendeu!

Se você ainda não é nosso aluno e quer retomar os estudos com professores incríveis e com muito conteúdo de qualidade, o momento é agora! Conheça nossos cursos Intensivo e Semi-Intensivo para a 1ª Fase do XXXII Exame da OAB!

👉 Acesse nosso site e confira!

 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami