Como estudar leis para concurso público: confira 4 dicas práticas

Compartilhe

Quem se prepara para uma prova deve entender como estudar leis para concurso público. Entender a legislação brasileira é fundamental para os candidatos, já que as provas de conhecimento específico valem mais. Para fazer isso, é preciso se planejar e ter uma boa metodologia de estudos. Afinal, não adianta simplesmente ler todas as leis cobradas e tentar decorar tudo, pois isso é uma tarefa quase impossível.

Contudo, não se desespere! Neste texto, mostramos como fazer essa preparação com 4 dicas práticas. Confira!

1. Ler o edital e conhecer as leis cobradas

Nossa primeira dica sobre como estudar leis para concurso público é ler bem o edital e conhecer a legislação que será cobrada na prova. Apesar de ser um passo fundamental, muitos candidatos ainda deixam de fazer isso.

O edital é o documento mais importante sobre as matérias cobradas, leia ele com atenção, principalmente na parte que fala sobre o conteúdo programático, ou seja, o que cai na prova. Lá, devem constar todos os assuntos e leis específicas. Leia isso com atenção para não deixar passar nada. Uma boa dica é anotar o número das leis em um arquivo para que você consiga se organizar melhor.

2. Escolher fontes de estudo adequadas

Nossa segunda dica para estudar leis é escolher boas fontes de estudos. Afinal, a legislação é constantemente atualizada e modificada, então, é preciso estar atento. Além disso, uma lei ou artigo pode render diversas interpretações doutrinárias. Portanto, é preciso conhecer cada posicionamento e entender como eles funcionam para conseguir resolver as questões.

Por exemplo, a melhor fonte sobre a Lei Seca é o site do Planalto, pois ele é oficial e atualizado em tempo real. Já em relação a interpretações, procure um bom cursinho preparatório com profissionais especializados e experientes na área.

3. Entender os princípios e as origens de cada lei

Essa dica é pouco aplicada, mas consideramos ela fundamental na sua preparação: entenda os princípios ligados à lei e aplique uma interpretação histórica da legislação. Essa preparação é boa porque na hora da prova você pode “improvisar”. Conhecendo os motivos de criação de uma lei, você pode entender o intuito daquela regra e, mesmo que não saiba a resposta, pode deduzir a alternativa correta.

Imagine o Código Penal, por exemplo: para que serve? Por que foi criado e em qual momento histórico ele foi promulgado no Brasil? Conhecendo essas questões, ficará mais fácil entender a teoria do crime, quando são aplicados certos princípios etc.

4. Manter-se sempre informado

Outra ótima dica é sempre se manter informado, principalmente em relação a modificações na legislação. Como falamos, o site do Planalto é fundamental nessa hora. Entretanto, você também precisa se atualizar em relação ao entendimento dos principais tribunais sobre a aplicação da legislação, principalmente o STJ e o STF.

Leia as súmulas e tenha uma fonte confiável de atualização jurisprudencial. Nessa hora, contar com cursos e professores especialistas é muito importante para que você não fique desatualizado.

Então, conseguiu entender as melhores técnicas sobre como estudar leis para concurso público? Lembre-se de aplicar todas essas dicas na sua preparação e fique mais perto da sua aprovação!

Agora que você já conhece essas dicas, não se esqueça de contar com o CEISC na sua preparação para concurso público. Fale conosco!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami