Como estudar em tempos de pandemia?

Compartilhe

Devemos nos preocupar com o nosso lado psicológico também, principalmente neste momento de pandemia. Por isso, estamos lançando a nossa série de posts sobre saúde mental, com as dicas super importantes da nossa psicóloga Caroline Maria Nunes. Se você estiver interessado neste conteúdo, leia este post até o final e confira as dicas de práticas de cuidado com a saúde psicológica.

Estudar neste momento tem sido muito desafiador, requerendo novas estratégias e o estabelecimento de um novo cronograma, bem mais flexível que o anterior. Frente a tantas incertezas, é normal que tenha tido uma queda na qualidade do nosso desempenho e produtividade. Por isso, precisamos contar com uma nova readaptação da nossa rotina de estudos, buscando alternativas viáveis e possíveis.

Por isso, anote essas estratégias que podem auxiliar você neste momento:

Procure estabelecer uma nova rotina de estudos

Mesmo que a prova tenha sido adiada, não jogue tudo para o alto! Ainda que a prova tenha sido postergada, isso não significa que você deva abandonar a rotina de estudos. Isso tem a ver com não paralisar Lembre-se de que o sonho foi adiado, mas não cancelado. Aproveite esse momento como uma oportunidade para você reorganizar os seus estudos, mas sem se cobrar e se exigir demasiadamente, respeitando o seu ritmo e tempo. Por isso ajuste o que você consegue fazer nesse momento dentro das suas limitações.

Tenha um caderno de pequenas metas 

Um organizador das tarefas da semana (das menores as maiores tarefas) poderá ajudar a você a visualizar o que você vem realizando. Valorize o que você já conseguiu realizar ao invés de focar no que está pendente. Tente estabelecer metas a longo prazo.

Aprenda a dividir em partes 

É importante lembrar que você não precisa finalizar TODAS as atividades em um único dia, mas elencar o que é prioridade e tentar organizar uma rotina diária de estudos. Você não precisa se sobrecarregar. Dê pequenas pausas e depois retome os estudos novamente. Identifique o que é prioridade e o que não é.

Entenda o que é ser produtivo 

Muitas pessoas pensam que ser produtivo e ficar horas e horas estudando, trabalhando, cumprindo metas e objetivos que as vezes nos levam a exaustão emocional. Ser produtivo é também se permitir a realizar pausas, aproveitar o tempo ócio, ter um tempo para organizar os meus pensamentos, a minha rotina e a minha vida, cuidar da minha saúde mental e física. A produtividade excessiva não é produtividade, é apenas automatização dos pensamentos. É ser uma máquina e deslegitimar todo e qualquer humanidade que existe dentro de nós porque sentir também nos torna humanos. Por isso, lembre-se que é perfeitamente normal estar exausto com essa situação que tem nos consumido emocionalmente.

Encare os estudos como uma oportunidade de pensar e se ocupar com outros assuntos (que não seja somente o corona vírus) 

Estudar não deve ser um momento padecedor. Estudar pode ser uma oportunidade de enxergar e compreender o mundo de uma nova maneira. Por isso, estudar nesse momento ser uma possibilidade de se ocupar com outros assuntos que não sejam voltados somente para a pandemia. Por isso, aproveite esse momento para investir o seu tempo não só em relação a preparação de conhecimentos específicos e técnicos em relação a prova que vocês estão estudando, mas também, um momento de preparação emocional, que poderá possibilitar mais tranquilidade e segurança.

Lembrem-se, a maior prova vocês já estão enfrentando que é passar por essa pandemia!

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado em nosso blog, toda semana tem um post novo da série Saúde Mental.

E se você ainda não conhece os preparatórios do CEISC, acesse nosso site e confira! Os cursos extensivos e de resolução de questões de 1ª Fase e os cursos regular e intensivo de 2ª Fase contam com aulas especiais sobre saúde mental com a psicóloga Caroline! 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami