Afinal, como escolher um curso preparatório para OAB online?

Compartilhe

Com toda a dificuldade e nervosismo com a proximidade da prova, você, naturalmente, não quer errar na hora de escolher um curso preparatório para OAB online, certo? Afinal, a avaliação é extensa e exige conhecimentos específicos na segunda fase, além de ter alguns pontos que a banca sempre cobra.

Os bons cursos conhecem esses padrões e entendem como a prova é elaborada, o que pode ser uma grande diferencial na hora da sua preparação. Sendo assim, alguns pontos devem ser considerados no momento da escolha.

Para lhe ajudar, a seguir apresentaremos algumas dicas de como escolher um curso preparatório para OAB online — e, assim, garantir a sua aprovação. Continue a leitura para conferir!

Verifique o histórico do curso preparatório para OAB

Um dos pontos mais importantes de como escolher um curso preparatório para OAB é a verificação do histórico, reputação e referências da instituição pretendida. Para isso, busque recomendações de amigos ou conhecidos, veja as redes sociais e confira as avaliações.

Lembre-se que bons cursos sempre deixam uma boa impressão e têm uma ótima reputação. Os candidatos aprovados geralmente voltam para agradecer e recomendar a instituição, falando dos pontos positivos, da assistência que foi dada, da qualidade dos materiais e professores etc.

É necessário avaliar também as reclamações que outros alunos fizeram e verificar se a instituição se comprometeu em melhorar os pontos indicados, levando em consideração as críticas e sugestões. Afinal, problemas podem ocorrer durante o curso e nenhuma instituição está livre disso! Contudo, é fundamental que seja dado todo o suporte ao aluno.

Dificilmente um curso agradará a todos os alunos, mas aqueles bem estruturados, com professores capacitados e aulas organizadas sempre vão deixar uma boa impressão e são frequentemente recomendados.

Considere o método de ensino

Veja também como é o método de ensino e de que forma as aulas são disponibilizadas. Você pode fazer isso acessando o site da instituição ou mesmo entrando em contato com o curso para tirar as suas dúvidas.

Além disso, verifique quantas vezes as aulas podem ser acessadas. Afinal de contas uma das vantagens de um curso online é a possibilidade de rever o mesmo conteúdo mais de uma vez. Assim, caso você não entenda uma explicação, poderá assistir o conteúdo novamente.

Uma boa escolha são os cursos que permitem o acesso à determinada quantidade de horas em cada aula, ou seja, não há um limite de visualizações do vídeo, mas um tempo máximo. Dessa forma, você consegue repassar diversas vezes somente aquelas partes em que tem mais dúvidas, sem bloquear futuros acessos.

Veja também qual o prazo permitido para acessar as aulas, isto é, quanto tempo antes da prova você poderá começar a ver o curso. Em uma preparação é preciso organizar a sua rotina e, por isso, saber essa informação é fundamental!

Confira a assistência que é dada ao aluno

Outro ponto muito importante sobre como escolher um curso preparatório para OAB é em relação aos mecanismos disponíveis para você tirar suas dúvidas. É natural querer fazer mais perguntas após a aula e, portanto, é interessante ter um canal para conversar e ter suas questões respondidas pelo professores.

Outra ponto relevante é em relação às dificuldades técnicas. Isso porque podem ocorrer erros nas transmissões das aulas, sendo necessário um bom suporte para que tudo seja resolvido rapidamente e você não perca um tempo precioso de estudos.

Sendo assim, pergunte também aos alunos que já utilizaram o curso como são os canais e as assistências, além do tempo de resposta para as perguntas e reclamações.

Verifique o material didático

O material didático oferecido pela instituição precisa dispor de muita qualidade. Portanto, veja se o curso disponibiliza arquivos em formato PDF com aulas, resumos, tabelas etc.

Os simulados confeccionados pelos professores também são essenciais. Com eles, você aprenderá a fazer questões no estilo da prova da OAB, ficando ainda mais preparado.

Ademais, é necessário verificar a disponibilidade desses materiais. Isso porque alguns cursos limitam a quantidade de downloads ou mesmo dão um prazo para que eles sejam acessados. Portanto, questione sobre esses aspectos antes de contratar o preparatório.

É importante, ainda, que a plataforma de disponibilização dos materiais seja estável e de fácil compreensão, com uma boa organização de todos os documentos. Desse modo, o aluno não perde muito tempo procurando determinada aula ou recomendação do professor.

Tudo isso facilita o estudo e dá outras opções de aprendizado para quem prefere um material escrito para acompanhar as aulas.

Atente-se aos depoimentos dos aprovados

Como dito, muitos cursos preparatórios para a OAB online disponibilizam depoimentos de ex-alunos que já foram aprovados no exame de ordem. Eles contam como foi a experiência com a instituição de ensino e como as aulas ajudaram a chegar à aprovação.

É muito importante que você preste atenção nesses depoimentos, analisando bem os detalhes que são relevantes para o seu estudo, e procure saber como as aprovações ocorreram. Veja se o método que eles utilizaram para estudar condiz com o seu, quanto tempo eles tiveram no preparo para a prova e quantas tentativasfizeram até a aprovação.

Lembre-se de que tudo isso fará a diferença na hora de avaliar se o curso preparatório suprirá as suas expectativas e necessidades.

Avalie a qualidade dos professores

Por fim, mais um aspecto fundamental de como escolher um curso preparatório para OAB é a qualidade dos professores. Não basta que eles tenham um vasto conhecimento sobre o assunto, é necessário também que entendam como funciona a prova e como são elaboradas as questões do exame.

Para isso, você pode conferir o currículo dos professores que, normalmente, é disponibilizado no próprio site da instituição. Com isso, é possível observar os cursos que fizeram, especializações, mestrados etc. É interessante também verificar a experiência em aulas de cursinhos para a OAB — o que ajuda muito na preparação para a prova.

Vale lembrar que a FGV é a banca que geralmente realiza as provas. Sabendo disso, é possível analisar algumas características que estão presentes nos exames, quais assuntos são mais cobrados e como os entendimentos jurisprudenciais e doutrinários são utilizados para avaliar o aluno.

Como você pôde ver, um curso preparatório para a OAB poderá lhe ajudar na organização dos seus estudos, no fornecimento de bons materiais para a preparação, além de sanar todas as suas dúvidas, respondendo as questões com o foco no exame de ordem.

O curso da CEISC oferece um plano de estudo completo, facilitando a sua preparação. Nele, você encontrará várias questões corrigidas e comentadas pelos professores, aulas intensivas e, ainda, revisões de provas que fornecem ao aluno experiência e conhecimento sobre o exame.

Depois de ler todas as dicas apresentadas até aqui de como escolher um curso preparatório para OAB, você está preparado para buscar a melhor opção, rumo à aprovação!

Se você quer um curso com todos esses benefícios, não deixe de entrar em contato conosco para começar a sua preparação para a prova da OAB!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

Close Bitnami banner
Bitnami