Como criar uma rotina de estudos?

Compartilhe

Iniciar uma rotina de estudos nunca é uma tarefa fácil, afinal, “estudar” não é algo que sabemos desde sempre. Nós aprendemos a estudar e criamos hábitos de estudos, os quais nos auxiliam a aperfeiçoar nossa resistência, ou seja, nossa capacidade de concentração, nossa motivação e nossa organização.

Mas afinal, como eu começo essa rotina de estudos? 📝

Em um primeiro momento, estude em períodos de tempo curtos! Como estudar nada mais é do que um hábito, você sempre terá distrações e matérias que você não gosta ou que possui maior dificuldade de entendimento, por isso, é muito fácil desistir de estudar. Assim, como um músculo, o hábito de estudar precisa ser exercitado aos poucos e com constância. Nesse sentido,  inicie estudando conceitos fundamentais, ou seja, a matéria básica. Isso mesmo. Aquela que você pensa “isso eu sei, não vou estudar”. Afinal, é com o mais simples que você fortalece a base do seu conhecimento.

Como criar um HÁBITO de estudos? 👩‍💻

O ciclo do hábito se resume aos conceitos de uma deixa, que desencadeia uma rotina que é sustentada pela recompensa ao final e pelo anseio dela. Imagine um cão que está sendo adestrado, e o adestrador ensina a esse cão uma deixa, como por exemplo “senta”. Ao ensinar essa deixa, ele ensina a rotina que esse cão deve realizar ao ouvir esse comando, que é o ato de sentar-se. Ao final, ele reproduz uma recompensa ao cão como dar-lhe um biscoito ou fazer um carinho. Isso faz com que o cão estabeleça um hábito  pois ele começa a ansiar pela recompensa.

Portanto, a rotina se sustentará pois há uma recompensa no final e o anseio por ela. No seu caso, estudante, a sua recompensa ou anseio, é a sua aprovação. Por isso, estabelecer a sua meta, como aprovar em um exame ou ingressar na faculdade é tão importante. Ao final, é isso que sustentará a sua motivação.

Além da recompensa final, é importante estabelecer “microrrecompensas” ao completar as tarefas diárias de estudos, que podem ser tanto se permitir assistir alguns episódios da série que você gosta, quanto sair com os amigos.

Ao adquirir o hábito do estudo, fica mais fácil de se concentrar e de ter a resistência, por exemplo, de não ficar com sono no início de uma leitura. Além disso, outros hábitos como exercícios físicos regulares e tomar bastante água também ajudam nisso – diminuem a fatiga e a falta de concentração durante os estudos.

Não se esqueça de que durante uma rotina, também é importante a organização. Você não precisa seguir um cronograma com cada horário do seu dia indicando o que você deve fazer. Você pode estabelecer metas como por exemplo “estudar a diferença dos porquês” ou “estudar regra de três e porcentagem”.

Gostou dessas dicas? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais e o nosso blog para receber mais dicas!

Conheça o CEISC Pré-ENEM 📚

Se você ainda não conhece os preparatórios para ENEM e vestibulares do CEISC, acesse nosso site e confira! Temos o plano Enem Basic, o Medicina Plus e o Redação +! 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami