Como criar um cronograma de estudos eficiente em 4 passos

Compartilhe

Saber como criar um cronograma de estudos eficiente é fundamental para o aluno que quer potencializar o seu aprendizado e obter bons resultados nos exames. Afinal, com tantos conteúdos a serem revisados, é normal que algum tópico deixe de ser visto se a pessoa não tiver o devido controle.

Pensando nisso, neste texto, explicaremos qual é a importância do planejamento para quem estuda e como criar um cronograma de estudos eficiente. Além disso, mostraremos por que um curso a distância pode ser uma boa opção para quem precisa desse tipo de controle.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!

Qual é a importância do planejamento para quem estuda?

Quando estudamos, é comum dar prioridade àquelas matérias com as quais temos mais dificuldade, não é mesmo? Ao fazer isso, deixamos de lado outros tópicos também importantes, o que pode prejudicar o aprendizado e o rendimento durante as provas. Para evitar que isso aconteça, é fundamental contar com um bom cronograma de estudos, com o planejamento feito de acordo com as suas necessidades e considerando o tempo que você terá para se dedicar a essa tarefa.

Como criar um cronograma de estudos eficiente?

Devido à sua importância, muita gente pode pensar que é difícil ou complicado criar um planejamento eficiente. Contudo, é exatamente o contrário. Veja algumas dicas de como criar um cronograma de estudos, a seguir!

1. Defina metas e objetivos

O primeiro passo é definir quais são as suas metas, considerando a duração do cronograma e as prioridades. Nessa etapa do planejamento, é preciso ser realista ao distribuir os conteúdos que serão estudados entre os dias estipulados. Caso contrário, seus objetivos poderão ser prejudicados.

2. Estabeleça um horário para os estudos

Com as rotinas cada vez mais atribuladas — principalmente para quem, além de estudar, também trabalha —, é necessário estabelecer um horário fixo para os estudos. Dessa forma, impede-se que outros compromissos atrapalhem o planejamento já preestabelecido ou que o estudante acabe por procrastinar.

3. Escolha um local adequado para estudar

Depois de definir os seus objetivos e estabelecer um horário, é preciso escolher um local adequado para estudar. Ele deve ser bem iluminado, arejado e silencioso, além de confortável. Afinal, você provavelmente passará longos períodos nele, certo?

4. Opte pelo método de estudo que mais combine com você

Há vários métodos de estudos diferentes, cada um com as suas particularidades. Veja alguns deles, a seguir:

  • estudo intercalado — quando há uma distribuição intercalada das matérias a serem estudadas;
  • autoexplicação — quando você explica para si mesmo o conteúdo;
  • resumo — método mais conhecido, no qual o estudante destaca as partes principais do conteúdo;
  • mapas mentais — organização das informações de forma a deixá-las mais fáceis de serem assimiladas.

O ideal é que você conheça os diferentes métodos e escolha aquele que combine melhor com a sua forma de estudar e os seus objetivos.

Por que o curso a distância pode ser uma boa opção?

Se você é o tipo de estudante que gosta de ter total controle sobre o seu cronograma de estudos e os horários dedicados ao aprendizado, saiba que os cursos a distância podem ser uma boa opção. Neles, você terá a liberdade para estudar quando e onde quiser, sem precisar se deslocar até a instituição de ensino para assistir às aulas — uma vez que elas são dadas de forma virtual.

Agora, você já sabe como criar um cronograma de estudos eficiente e por que ele é tão importante para o seu aprendizado e desempenho nas provas. Portanto, não perca mais tempo e monte logo o seu!

Se você quer saber mais sobre os nossos cursos a distância, entre em contato conosco!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami