Faça com que o medo tenha medo de você!

Não deixe o medo te dominar! Aprenda como enfrentá-lo e saiba como ele pode até mesmo te ajudar nos estudos.
Psicóloga Caroline Maria Nunes

Por:

Caroline Nunes

O medo poderá ser protetivo na medida em que nos torna mais cautelosos e conscientes de nossas fragilidades e riscos que podem ser nocivos para à nossa vida. No entanto, o medo, quando em excesso, poderá́ ser paralisante, nos impedindo de arriscar. Quando o medo de errar e o medo da rejeição tomam lugar e forma, o aluno tende a se ver paralisado ao não conseguir assumir o seu próprio desejo pelo medo de frustrar.

O medo poderá impedir o aluno de exercer a sua individualidade e sua autenticidade no mundo. Por isso, vencer o medo paralisante envolve se permitir. Se permitir a arriscar, frustrar, decepcionar e entender que isso faz parte do nosso crescimento interno. Reconhecer as dualidades do medo e usá-lo ao nosso favor é fundamental.

Estratégias para você lidar com o medo antes da prova:

Pensamos em 5 estratégias para que o medo não paralise você e para que você não desista daquilo que te impulsiona a viver:

Descubra a origem do seu medo

Pense se o seu medo relacionado a prova é um medo que te impede de testar os seus conhecimentos. Temos uma tendência enquanto seres humanos de hiper dimensionar o medo quando ele aparece, sofrendo por antecipação. Por isso, é muito importante de entender os fatores que estão desencadeando este medo, buscando alternativas de como agir frente a esse momento.

A reprovação na prova não define você

Neste momento, é muito importante lembrar que a reprovação na prova não define quem somos e nem a nossa capacidade intelectual e potencial. Na maioria dos casos, tal reprovação não acontece por falta de conhecimento, mas por nervosismo, ansiedade e insegurança. Os erros e as frustrações são fundamentais para o nosso crescimento. Portanto, procure compreender o que pode estar possibilitando essa reprovação para evitar que isso volte a interferir.

Essa não é a primeira e nem a última avaliação da sua vida

Você percebe que essa é mais uma etapa que você está prestes a vivenciar? Você já passou por tantas avaliações ao decorrer da sua trajetória educacional e profissional, mas talvez agora não esteja se recordando. Por isso, resgate as lembranças de avaliações anteriores que você já enfrentou e lembre-se de que essa representa mais uma transição importante da sua vida. As avaliações sempre existiram e irão e não deixarão de existir. Neste sentido, o melhor caminho é fazer as pazes com elas.

Aprenda a identificar o que tranquiliza você

Uma das estratégias para evitar o medo antes da prova é buscar por alternativas que proporcionem a você uma sensação de bem-estar. Quanto mais você gerar tensão a sua mente e ao seu corpo, maior será o seu medo, tornando-se um medo paralisante, o impedindo de conseguir realizar a prova.

Entenda que as dificuldades fazem parte do percurso

Nós descobrimos a nossa força quando enfrentamos as adversidades da vida. Esses momentos servem para entendermos que os percalços são necessários para evoluirmos e crescermos não só profissionalmente, mas enquanto seres humanos, reconhecendo o fracasso como um aprendizado e não como uma definição sobre quem você é.

Busque se fortalecer e se encorajar

Acreditar em você e na sua capacidade é primordial para obter a aprovação desejada. Alimente perspectivas e tenha cuidado com os pensamentos auto sabotadores, tais como “eu não vou passar na prova, eu não vou conseguir”. Você deve se orgulhar das batalhas internas que vem vencendo e enfrentando. Por isso, valide o quanto você vem se esforçando, se dedicando e se preparando para esse momento, independente do resultado final. Lembre-se do caminho que você já percorreu e que te fizeram chegar até aqui.

Que a sua coragem seja maior do que o seu medo.

Se o medo não for embora, vai com ele mesmo. Ele ficará pequeno diante da sua vontade de tentar!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

4 respostas

  1. Bom dia, foi proveitoso o texto e encorajador. Sinto todas emoções possíveis e impossíveis antes da prova.
    O meu maior medo é fracassar e depois ter de lidar com a reprovação perante terceiros. Fico pensando o que eles irão pensar a meu respeito. Meu consciente sabe que é “bobeira pensar assim”, porém não consigo controlar minhas emoções e o medo me consome.
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo