OAB 1° e 2° fase

Exame psicotécnico: o que é?

Entenda para que serve e como funciona o exame psicotécnico e esteja preparado para essa etapa do seu concurso público.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Durante a preparação para concursos públicos, muitas pessoas ficam apreensivas com o exame psicotécnico. E hoje, esse conteúdo vem a esclarecer algumas dúvidas e trazer alguns apontamentos importantes para a realização do psicotécnico.

O que é, como funciona e quais os mitos sobre o exame?

O exame ou teste psicotécnico é a combinação de instrumentos fidedignos e válidos para compreender se a pessoa está apta a exercer a função que está concorrendo. Esse tipo de exame, é realizado por um psicólogo especializado na área, buscando evidenciar habilidades e características fundamentais que indicarão traços da personalidade do candidato.

Esse exame costuma ser composto por questões que podem explorar o raciocínio lógico, bem como, a subjetividade e emoções do participante, buscando entender como é o seu comportamento diante de uma determinada situação, sua concentração, foco, memória, entre outros aspectos importantes e que irão depender de cada concurso e da especialidade profissional. 

Como se preparar para o exame?

Também é importante ressaltar que não existe uma formula mágica ou alguma preparação técnica para esse momento, justamente porque o psicotécnico possui um caráter e critério de uma ordem sigilosa e que mudam constantemente pelos aplicadores/profissionais que realizarão o exame.

Muitas pessoas se questionam sobre como precisam se preparar psicologicamente para vivenciar essa etapa. E o que é essencial de mencionar, é que o aluno busque por acompanhamento psicológico (se possível) antes de vivenciar essa etapa para aprender a lidar com as suas emoções.

O concurso em si, costuma ser um momento muito intenso, que acaba demandando diversos arranjos e investimentos emocionais do aluno. Por isso, buscar contar com uma rede de apoio para se fortalecer é imprescindível para que você consiga atravessar esse momento de maneira mais tranquila e amena.

Por isso, pensamos em algumas estratégias importantes de serem lembradas frente ao exame psicotécnico:

- Independente do teste a ser realizado, manter a calma é sempre importante antes de começa-lo. Busque se autoconhecer para entender sobre as suas emoções, escolhas e como vem se sentindo neste momento em relação ao concurso.

- Neste exame, não há certo ou errado. O psicotécnico busca fazer um mapeamento das características da pessoa e entender o seu funcionamento psíquico.

- O desconhecimento, o medo, a preocupação excessiva e a ansiedade diante do exame podem ser paralisantes. Por isso, leve com seriedade a sua preparação emocional para esse momento e o cuidado com a sua saúde mental. Evite se cobrar sobre a performance que você deverá ter neste exame e lembre-se de ser você mesmo, verdadeiro com a própria história.

- Busque permanecer atento(a) ao que será avaliado. Diversos candidatos, ao se deparar com o teste psicotécnico, possuem dificuldades em compreender o que o teste irá avaliar e como será avaliado. Dessa forma, se atente a explicação dos aplicadores.

- Não se preocupe com o resultado final do exame. Mesmo que o exame não traga um resultado final que você deseja alcançar, isso não definirá quem você é, sua capacidade e a possibilidade de tentar outras vezes e conseguir.

- Antes de realizar o teste, descanse e ofereça a si mesmo(a) momentos de lazer que poderão trazer uma tranquilidade. Lembre-se que cuidar da sua saúde física e mental é primordial para conseguir atravessar mais essa etapa da sua vida.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti