Estratégias emocionais para a prova: O que você precisa saber!

Cuidados com a saúde mental pode ser um diferencial na hora da prova.
Psicóloga Caroline Maria Nunes

Por:

Caroline Nunes

O período que antecede a prova, costuma ser marcado pela tensão psicológica, no qual, demanda do aluno aprender a lidar com suas emoções e sentimentos, principalmente porque a autocobrança e as exigências poderão se fazer presentes, suscitando sintomas ansiosos e até mesmo sintomas físicos somatizados devido à exaustão emocional que esse período tende a evidenciar.

Deste modo, refletirmos sobre o tema saúde mental durante a preparação para a prova, se apresenta uma demanda cada vez mais importante, principalmente por depararmo-nos com tantos desafios que requerem uma escuta atenta para cuidar daquilo que pode estar suscitando sofrimento.

Sempre costumo dizer que admitir reconhecer que precisamos contar com o apoio de um profissional jamais será sinônimo de fraqueza, e sim de coragem para querer enfrentar os seus problemas, até porque problemas todos nós temos, mas quem vai ao psicólogo é quem quer enfrentá-los. Por isso, cuidar da saúde mental é abrir portas para o autoconhecimento, evitar o adoecimento e criar estratégias de como enfrentar as adversidades da vida que exigem diversos arranjos e investimentos emocionais (tais como a prova).

Mas quais estratégias emocionais podemos adotar durante a preparação para a prova?

Aprenda a acolher as suas emoções: preste atenção no que as suas emoções estão querendo comunicar a você. Não as julgue como certas ou erradas. Quando mais você se limita de sentir essas emoções, maior será o seu sofrimento. As nossas emoções merecem serem escutadas e validadas por nós.

Reorganize as suas prioridades: coloque no topo da lista aquilo que você ainda tem dificuldade e o que não pode deixar de ser feito. Não hesite em tirar suas dúvidas, trocar ideias com colegas e professores.

Crie práticas de autocuidado: busque por alternativas que ajudem a amenizar os efeitos desse cenário de tensão e exigência emocional para a prova. Conte com pequenas pausas, cuide da sua saúde física e mental dentro dos recursos disponíveis que você tem. Pratique exercícios físicos, estabeleça uma rotina o mais próximo possível da rotina habitual. Ter um horário para acordar, fazer as refeições, dormir, estudar, trabalhar, cuidar de outros afazeres, também é uma prática de autocuidado e isso é o que está dentro do seu controle.

Desacelere: vivemos em um mundo tão frenético e automático que dificilmente paramos para observar as nossas emoções. Por isso, esse tem sido um momento de maior introspecção interna, que exige a construção da autopercepção para você se reconectar consigo mesmo.

Pegue mais leve com você: não se cobre e nem se exija tanto por um alto nível desempenho ou performance (às vezes inumano, utópico e irreal). Reconheça os seus limites e ajuste o ideal ao real. Respeite aquilo que é possível de dar conta nesse momento dentro da sua singularidade.

– Quando estiver cansado, não se sinta culpado. Descanse e recomece de onde você parou.

Tenha em mãos um cronograma flexível: os conteúdos sobre a prova são densos e por isso, é importante entender que seu tempo de estudos só será aproveitado e eficaz, se você conseguir suprir suas necessidades básicas (físicas e emocionais).

Neste momento, é importante você focar na qualidade dos seus estudos e não somente na quantidade: muitos estudantes programam uma rotina exaustiva de estudos em que acabam focando mais no tempo cronológico de estudos do que na qualidade desse tempo. Vale mais você estudar um tempo menor em que consiga focar, do que estudar por horas e horas estando cansado e com dificuldades de concentração.

Inclua pausas na sua rotina de estudos: quando você estudar de maneira intensa e estiver se sentindo cansada e ansiosa, busque proporcionar a si mesmo momentos de descanso e autocuidado. Seu corpo não é uma máquina e é preciso reservar um tempo de qualidade para repor suas energias.

Construa o seu autoconhecimento: pois contribuirá positivamente e diretamente no seu rendimento. Lembre-se que quanto mais você se conhece, maior será a probabilidade de identificar suas limitações e o que por vezes impede você de conseguir obter a aprovação desejada;

Acredite em você: Resgate o percurso que fez você chegar até aqui e se orgulhe das batalhas internas que vem enfrentando. Foram muitas noites mal dormidas, privações de momentos de lazer com amigos e família para viver este momento tão esperado. Por isso, perceba que você vem entregando o seu melhor de acordo com o que você consegue e esta será uma etapa em que você irá testar os seus conhecimentos.

Saiba aproveitar o processo e não apenas o resultado final: Por mais difícil que seja este momento, não perca a sua leveza e a possibilidade de cuidar de você ao acolher as suas vulnerabilidades. Nenhuma aprovação deve custar a sua saúde mental. Por isso, pegue mais leve com você, não sobre cobre e nem pressione tanto. Reflita que você vem fazendo o que está dentro do seu alcance, com as possibilidades que dispõem neste momento.

Lembre-se que esse é um período transitório: todo objetivo requer empenho e dedicação. Não temos como atalhar o caminho para torná-lo mais fácil, pois é parte dele entendermos que as dificuldades irão existir. Por mais árduo que o percurso esteja sendo, esse ciclo em algum momento será finalizado, para que novos ciclos se aproximem. Saiba que, independentemente do resultado da prova, nenhum conhecimento é perdido e em vão. A maior bagagem que você poderá levar para onde for consigo, é o seu conhecimento, que vem se construindo e se solidificando cada vez que você aprende algo novo.

Por fim:

Evite chegar à exaustão para cuidar da sua saúde mental. Lembre-se que entregar o seu melhor e o seu máximo não é extrapolar os seus limites!

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

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