0.00
OAB 1° e 2° fase

Como você tem gerenciado o seu tempo de estudos?

Gerencie seu tempo de estudos de forma eficiente com as dicas do blog do Ceisc. Confira agora!

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Sabemos o quão desafiador e intenso é a preparação pré-prova, justamente por estar sendo um período em que você está investindo todas as suas energias e expectativas sobre esse momento.

A sobrecarga, o estresse, a tensão, o desânimo, a ansiedade e preocupação excessiva, são sentimentos presentes nesse momento, por isso, precisamos pensar em alternativas em como tornar essa fase menos sofrida e mais possível de ser gerenciada psiquicamente.

O primeiro fator importante de lembrarmos é que essa dedicação é temporária e se faz necessária resgatar sua trajetória para rever as motivações que te trouxeram até aqui. Esse é um momento que irá exigir de você, mas isso não significa que você terá que se abdicar de momentos de descanso em que consiga satisfazer necessidades básicas para continuar investindo em seus estudos.

Todo objetivo requer empenho e dedicação. Não temos como atalhar o caminho para torná-lo mais fácil, pois é parte dele entendermos que as dificuldades irão existir. E talvez o caminho nem fizesse tanto sentido e nem seria tão comemorado, se não fosse permeado pelo desafio. A conquista é desfrutada e apreciada com ainda mais intensidade, quando é constituída por desafios.

Por isso, lembre-se: por mais árduo que o percurso esteja sendo, esse ciclo em algum momento será finalizado, para que novos ciclos possam chegar. Além disso, independente do resultado final da prova, nenhum conhecimento é perdido e em vão. A maior bagagem que você poderá levar para onde for consigo, é o seu conhecimento, que vem se construindo e se solidificando cada vez que você aprende algo novo.

Assim, esse momento nos faz refletir que nem sempre teremos o controle de todas as situações e que a vida não se trata de uma linha linear que precisa ser seguida arrisca, pois tudo é passível de mudanças. No entanto, mesmo quando as rotas precisam ser recalculadas e reorganizadas, que o desejo de alcançar o objetivo da aprovação possa ser mantido e nutrido por você.

Viver é embarcar rumo a novas possibilidades e apostar naquilo que se deseja. As vezes o tempo que você programou e planejou, terá que ser revisto e mais flexível, para que tolere falhas, dúvidas, medos e incertezas. E como é importante acreditar em si para poder se aventurar em suas escolhas, tendo a certeza de que a vida é feita de tentativas, frustrações, erros e acertos.

Por isso, pensamos em algumas sugestões para o gerenciamento do seu tempo de estudos:

- Elenque suas prioridades: coloque no topo da lista aquilo que você ainda tem dificuldade e o que não pode deixar de ser feito. Não hesite em tirar suas dúvidas, trocar ideias com colegas e professores.

- Construa um cronograma possível e flexível: os conteúdos sobre a prova são densos e por isso, é importante entender que seu tempo de estudos só será aproveitado e eficaz, se você conseguir suprir suas necessidades básicas (físicas e emocionais).

- Não é somente sobre o tempo de estudo que você deve refletir, mas sobre a qualidade de como esse estudo está acontecendo: muitos estudantes programam uma rotina exaustiva de estudos em que acabam focando mais no tempo cronológico de estudos do que na qualidade desse tempo. Vale mais você estudar um tempo menor em que consiga focar, do que estudar por horas e horas estando cansado e com dificuldades de concentração.

- Quando você estudar de maneira intensa e estiver se sentindo cansado, busque proporcionar a si mesmo momentos de descanso e autocuidado. Seu corpo não é uma máquina e é preciso reservar um tempo de qualidade para repor suas energias.

- Não meça o seu tempo de estudo com a régua do outro: cada pessoa tem seus limites e uma maneira na qual consegue se organizar em relação aos seus estudos, por isso, faça aquilo que seja eficaz e funcione para você. Embora possa seguir sugestões, busque pelo autoconhecimento para analisar como você pode administrar o seu tempo de estudos de acordo com sua disponibilidade e rotina.

Lembre-se que todo esse esforço é para que você siga construindo a sua trajetória profissional. Já dizia Fernando Pessoa:

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Honre o seu processo, se respeite e acolha as suas emoções.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0