0.00
Coluna

Como manter o foco e a motivação durante os estudos?

Mantenha o foco e a motivação durante os estudos com as dicas do blog do Ceisc. Confira agora!

Equipe de Conteúdos Ceisc
Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

O período que antecede a prova, costuma ser um momento que suscita diversos sentimentos, tais como cansaço, desânimo, falta de concentração e desmotivação. O aparecimento destes fatores, se deve ao momento de exaustão emocional, em que o aluno se vê investindo todas as suas energias em seus estudos e muitas vezes ainda se cobra por pensar que não está estudando o suficiente – o que acaba criando barreiras e bloqueios emocionais na hora de estudar.  

Sabemos o quão desafiador possa estar sendo este momento em que você está investindo todas as suas energias e expectativas sobre a prova. Mas é diante disso, que precisaremos dispor de ferramentas e estratégias que poderão ajudar você na preparação pré-prova e na organização dos seus estudos.

Por isso, elencamos algumas estratégias que você poderá contar como apoio e o que é importante lembrar para manter o foco e a motivação durante os estudos:

- Você já chegou até aqui e esse caminho foi percorrido bravamente! Por isso, neste momento que você está se sentindo mais desmotivado(a), resgate suas forças e se questione: para o que e por que você vem estudando?

- Este é mais um momento para testar os seus conhecimentos e lembrar que muitas possibilidades poderão surgir quando você se permite arriscar.

- Tente se manter distante de distrações: checar a todo momento as redes sociais ou se distrair com outras atividades durante os estudos, pode ser uma fuga e suscitar a perda de foco, criando dificuldades em voltar a se concentrar novamente.

- Organize o seu cronograma de maneira mais flexível: foque na qualidade do seu tempo de estudo e não somente na quantidade de horas que você estuda por dia. Programe no dia anterior o conteúdo que você precisará estudar no dia seguinte e defina alguns horários fixos para entrar em contato com seus estudos.

- Escreva e faça resumos do que você estudou: a escrita nos auxilia a nomear e expressar aquilo que foi compreendido, bem como, pode ser uma grande aliada para a manutenção do foco durante os estudos.

- Divida tempo de estudos x tempo livre: Se você estiver cansado(a), respire fundo, pause, tome um fôlego e recomece, aos poucos, dentro do seu tempo. Você precisará repor suas energias. Tente estabelecer alguns combinados consigo mesmo(a), como por exemplo: há cada 30 minutos de estudos, reserve 20 minutos para descansar e suprir suas necessidades básicas (como ir ao banheiro, tomar uma água ou um café), checar suas redes sociais, conversar com algum colega, esclarecer dúvidas com algum professor. O seu cérebro precisa processar o conteúdo absorvido, por isso, dê tempo a sua mente para associar o que está sendo internalizado. Todos os dias, recomece no seu tempo.

- Cuidado com o consumo de estimulantes para manter o foco: o uso excessivo de estimulantes (tais como a cafeína), pode causar agitação e ansiedade. Por isso, sempre busque contar com uma orientação médica e não faça o uso indiscriminado de medicamentos para o aumento da concentração.

- Priorize um tempo de qualidade em relação aos estudos: o tempo reservado para os seus estudos, deve ser proveitoso. Se você estiver cansado e com sono, por exemplo, não conseguirá memorizar os conteúdos que está estudando. Por isso, respeite os seus limites e o seu próprio tempo. Saiba quando pausar para descansar e repor suas energias. Nestes momentos, tente se desligar e não se cobre. A cobrança excessiva faz com que o aluno se sinta em dividida consigo mesmo, se vendo impossibilitado de conseguir relaxar e se desligar dos estudos nos momentos de pausa.

- Não espere as condições ideias para investir em seus estudos: adapte o seu ambiente de estudos de acordo com aquilo que é possível e real. Se questione: Como você poderia tornar o seu ambiente de estudos mais acolhedor e aconchegante? Aonde você se sente melhor para estudar? O que ajuda você a manter o foco? Como construir um local de acordo com suas necessidades? Como você gostaria de organizar o seu espaço de estudos? O que funciona para você?

Lembre-se que:

Estudar não deve ser um momento padecedor e penoso. Estudar é uma oportunidade em construir, compreender e enxergar o mundo com uma nova lente. Por isso, continue alimentando as suas perspectivas e traçando as direções nas quais quer seguir. Saiba se acolher e aproveitar o processo, além do ponto de chegada.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0