O que fazer na reta final da 2ª fase? 10 passos até a aprovação

Professora Franciele Kühl

Por:

Franciele Kühl

Esse é um momento intenso, faltam dez dias para a prova da 2ª fase da OAB, se você está com o cronograma em dia, se sente tranquilo em relação a prova, também foi bem nos simulados, então siga o cronograma até o fim, a próxima semana será de revisão com seus professores.

Mas se você está atrasado com as aulas, está com dificuldade em vários assuntos, ou tem mais tempo para estudar na reta final e quer mais do que assistir as revisões, essas dicas são para você:

1. Organize-se para ter o máximo de tempo possível para estudar na reta final. Férias e folga no trabalho são bem-vindas! Converse com a sua família e amigos, peça apoio nesse momento, diga que você vai se ausentar nos próximos dias e que conta com a colaboração deles para ficar concentrado(a) nos estudos.

2. Se você está atrasado(a) no cronograma de aulas, assista todas (ou ao máximo possível) as aulas do curso regular, essas que foram transmitidas ao vivo ao longo do seu curso, pois são os conteúdos mais importantes. Lembre-se que você pode colocar o vídeo em velocidade mais rápida, se não tiver dificuldade de acompanhá-lo.

3. Se, durante os simulados, você percebeu grande dificuldade em alguns conteúdos, é hora de reforçar o estudo neles, faça a leitura do material e resolva mais questões (ou as mesmas questões que já resolveu) sobre o assunto que está com dificuldade.

4. Revise todas as suas anotações das aulas, elas são de grande valia para relembrar o conteúdo estudado. Não fez anotações? Então leia o material do professor, busque os esquemas, quadros resumos, as anotações com “atenção”, pois quando o professor escreve seu material ele coloca elementos no texto que chamam atenção para os pontos mais importantes da matéria.

5. Não vai dar tempo de ver todas as aulas que faltam? Priorize o que você tem mais dificuldade, se você sabe montar as peças, então revise as estruturas no material e assista apenas as aulas do que você tem mais dificuldade. Agora não dá tempo de assistir todo o curso, mas dá tempo de direcionar para o que você precisa melhorar com mais urgência.

6. Não esqueça de usar o índice alfabético remissivo do seu Vade Mecum, ele é um instrumento fantástico. Se na hora da prova você não souber ou não lembrar o conteúdo, o índice remissivo pode salvar a sua tese ou questão!

7. Não se desespere, não é momento para pensar no que você deixou de fazer, não é momento para chorar pelo tempo perdido, é hora de aproveitar os dias que faltam para focar no que é possível fazer até o dia 28/08.

8. Lembre-se que você não precisa tirar dez pontos na prova, se tiverem assuntos que você não domina, tudo bem, tem tantos outros pontos que você poderá garantir na prova.

9. Não fez nenhum simulado durante o curso? Faça, independentemente do pouco tempo de estudo que resta, você precisa ter contato com a prova antes do grande dia, você precisa sentir como é fazer uma peça e resolver quatro questões em cinco horas (acredite, passa rápido esse tempo) você precisa desse treino prévio.

10. Por fim, aproveite ao máximo as revisões pré-prova, pois elas vão deixar o conteúdo quentinho na sua mente e você vai ter maior probabilidade de lembrá-lo no domingo, quando estiver fazendo a prova.

Durante os próximos dias não esqueça de descansar, se alimentar, tomar bastante água, o seu corpo precisa de cuidado, a sua mente precisa de atenção para que você tenha um bom desempenho na reta final. Se estiver exausto(a), descanse primeiro, algumas horas a mais de sono vão te fazer bem, vão lhe ajudar a ter mais concentração e aproveitamento na reta final.

Bons estudos!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo