DPE-RS e a prova de redação: Conheça o estilo a prova da banca

Conheça o estilo da prova de redação da DPE-RS e prepare-se para garantir a sua vaga. Veja nossas dicas!
Professora Luana Porto

Por:

Luana Porto

Recentemente, a DPE do Rio Grande do Sul lançou edital para concurso, com vagas para analista em diferentes áreas, entre as quais Direito.

Conforme o edital, “Para o cargo de Analista serão realizadas Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e Prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório.” Além disso, há outras informações:

  • A Prova de Redação para o cargo de Analista constará de 1 (uma) Redação, que será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), contemplando caráter eliminatório e classificatório. 11.15 Serão considerados(as) aprovados(as) na Prova de Redação os(as) candidatos(as) que obtiverem 50% (cinquenta por cento) da pontuação total.

  • A Prova de Redação deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, e a redação definitiva deverá ser, obrigatoriamente, transcrita para a folha de textos definitivos.

  • Será atribuída nota zero à Prova de Redação escrita a lápis e não será permitido qualquer tipo de consulta pelo(a) candidato(a) durante a Prova, sob pena de exclusão;

  • A redação será corrigida conforme os seguintes critérios:
  • A Redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

A redação dissertativo-argumentativa deve apresentar uma tese e argumentos nos quais o candidato possa analisar e interpretar dados ou situações acerca de um tema e, ainda, posicionar-se sobre o assunto, apresentando uma tese defendida com base em argumentos.

E a banca FGV costuma solicitar uma tipologia específica. Veja o tipo textual exigido e as particularidades:

A prova será aplicada no dia 9 de julho de 2023. Dá tempo para você se preparar. Por isso, preparamos dicas fundamentais para você conhecer o perfil da FGV na prova de redação.

Veja:

A redação, em provas de concurso público, pode ser requisitada em questões discursivas sobre o conteúdo programático ou próprio do cargo ou em prova de redação. A banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma banca que transita muito bem entre os dois tipos de prova. E, neste material, vamos focar no estilo de prova de redação, que implica abordagem de temas contemporâneos, observando-se o estilo da banca nos últimos certames.

Como têm sido caracterizadas as provas discursivas da banca?

No processo de preparação para a prova de redação em prova da banca FGV, orientamos três ações que são essenciais:

Vamos observar os exemplos de propostas de redação da banca:

Exemplo 1:

Tribunal de Justiça de Rondônia – Técnico Judiciário – 2015

O texto 1 da prova objetiva aborda o problema da procura de um novo modelo energético. O Brasil se encontra em uma situação difícil nessa área, com deficiências resultantes de causas bastante variáveis. Procure analisar as dificuldades que o país atravessa no terreno da energia, indique medidas a serem tomadas e justifique suas opiniões com argumentos convincentes, através da elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema acima, em linguagem culta, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.

IMPORTANTE: O que se espera no texto do candidato nessa prova? Referências

Exemplo 2

FGV – 2017 – TRT – 12ª Região (SC) – Técnico Judiciário – Área Administrativa

São bastante conhecidos os sete pecados capitais tradicionais, mas, em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, o Vaticano criou, em março de 2008, um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização. – Experimentos “moralmente dúbios” com células-tronco: a Igreja Católica defende a ideia de que a vida começa no momento da formação do embrião. Portanto, condena qualquer tipo de pesquisa científica com embriões humanos e células-tronco embrionárias.

– Uso de drogas: as drogas causam dependência física e psicológica nos usuários e prejudicam o funcionamento harmonioso da família. É uma atitude contra a vida humana.

– Poluição do meio ambiente: a poluição do ar, água e solo trazem prejuízos sérios ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

– Agravamento da injustiça social: o capitalismo criou, em muitos países, uma má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais).

Dicas:

  1. Estude temas variados; além disso, a FGV costuma adotar temas da atualidade;
  2. Para preparação para a prova da banca, leia:
  • textos de grandes pensadores;
  • textos de todas as áreas;
  • notícias e reportagens;
  • informações sobre atualidades com abrangência de cenário nacional e internacional.

3. Antes de iniciar a escrita, cumpra alguns passos:

  • Destacar ideias centrais dos textos motivadores;
  • Sublinhar palavras-chaves do tema da proposta de redação;
  • Evitar copiar/transcrever na redação trechos de textos motivadores.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo