0.00
OAB 1° e 2° fase

Como se preparar para a prova de redação em concursos?

Última atualização em 19/02/2024
Compartilhar:

Olá, pessoal! Eu sou a professora Luana Porto e hoje estou aqui para conversar com vocês sobre um tema muito importante para quem está se preparando para concursos públicos: REDAÇÃO!

Quando o edital indica que a prova de concurso exigirá redação, muitos candidatos entram em desespero. Afinal, a escrita é motivo de preocupação porque a redação pode deixar, de fato, um candidato bem classificado na prova objetiva sem a vaga se o texto receber nota baixa ou pouco competitiva. Ter essa consciência é um bom motivo não para ficar nervoso, mas para se preparar para a prova.

Considerando, então, a necessidade de os candidatos desenvolverem uma prática adequada para enfrentar a prova de redação, listamos aqui algumas ações necessárias para a redação em concurso e descrevemos na sequência cada uma delas.

Leia sobre temas da atualidade

As bancas tendem a abordar temas que fazem parte da vida social e que interessam à sociedade, seja para a discussão sobre dilemas e problemas que afetam a vida da população, seja para avaliar políticas públicas associadas a áreas fundamentais de uma nação, como educação, saúde, segurança, cultura, meio ambiente.

Para ter familiaridade com temas relacionados a isso, procure ler reportagens, notícias de jornais (impressos ou on-line de fonte confiável), livros tanto ficcionais quanto científicos. Certamente esses materiais apresentam dados e ideias sobre os mais variados assuntos que podem ser explorados na produção da redação.

Use recurso para anotações sobre temas

A memória é fundamental, pois ela garante que se possam acionar informações, ideias, citações armazenadas ao logo da vida. Mas é possível fortalecer a memória e criar mecanismos que ajudem a recuperar fonte de dados antes da prova. Para isso, ter um “lugar” de anotações é extremamente útil para registrar leituras, dados, citações sobre os mais diversos temas. Esse lugar pode ser:

  • um arquivo no computador;
  • um caderno;
  • podcasts.

O importante é que o candidato anote – digitando, escrevendo ou falando – o que lê e que acesse essas anotações durante a preparação para a prova de redação. Isso contribui para a criação de um acervo de informações que vão não só dar condições para pensar sobre os temas no dia da prova, mas também promover uma certa tranquilidade para a escrita no dia da prova.

Conheça o estilo da prova de redação da banca do concurso

A prova de redação não é elaborada de forma igual por todas as bancas. Há diferenças na apresentação do tema, na extensão do texto cobrado e na forma de avaliação. Isso faz com que seja oportuno estudar o estilo da prova de redação do concurso para que haja uma familiaridade do candidato com o tipo de prova que irá desenvolver.

Se o concurso é executado pela FCC, qual o estudo da prova de redação? Se Cespe? Se FGV? Essas são perguntas que o candidato deve fazer ao se preparar para a prova.

Ao verificar o estilo da prova de redação da banca, veja:

  • os temas mais recorrentes;
  • a formulação do enunciado da proposta de escrita;
  • o tipo de texto solicitado para redação (se dissertativo ou dissertativo-argumentativo, por exemplo);
  • a quantidade mínima e máxima de linhas para o texto;
  • os pesos de cada item de avaliação da redação.

Escreva textos

Escrever bem é uma questão de treino. Dessa forma, praticar a redação é imprescindível para se alcançar uma boa performance em redação. Escrever, analisar o texto produzido, ajustar o que não está adequado são ações fundamentais para perder o medo da redação, desenvolver a habilidade de expressão por meio da escrita e sentir-se mais seguro para enfrentar a prova.

Se a banca já estiver definida, a escrita sobre temas por ela já abordados é uma dica a seguir. O que você escreveria na redação se determinado tema fosse cobrado? Exercite o pensamento, treine a redação.

Boa prova de redação! Profa. Dra. Luana Porto

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti