Por que estudar por videoaulas durante a preparação para a 1ª fase da OAB?

Camila Lopes - Mentorias

Por:

Camila Lopes Martins

Dando sequência à série iniciada pela edição anterior de Mentorias, na qual tratamos sobre a importância de resolver questões ao se preparar para a OAB, no texto de hoje falaremos de outro método de aprendizagem: o estudo por videoaulas. Muitos examinandos ainda se perdem ao aplicar o método e alguns possuem certa resistência em utilizá-lo. Se você se identifica em algum desses casos, acompanhe as dicas a seguir. 

É comprovado cientificamente que nosso cérebro processa a informação visual 60 mil vezes mais rápido do que a informação em texto, assim, conclui-se que o estudo por meio de recursos visuais faz o estudante gravar informações de forma mais eficiente do que a partir da leitura de materiais. Isso sem contar a possibilidade de acelerar os vídeos e assistir mais aulas em menos tempo.  

Para o estudante moderno, tempo é um recurso escasso e, portanto, valiosíssimo. Saber aplicar esse método corretamente pode ser o diferencial na sua preparação. 

Os benefícios de estudar assistindo videoaulas 

Além de proporcionar um armazenamento de informações mais rápido, as videoaulas trazem os seguintes benefícios: 

Estudar à distância: diferentemente da aula presencial em que você precisa estar fisicamente no local em que o conteúdo será ensinado, com a videoaula você consegue aprender em qualquer lugar. Inclusive, com o auxílio de um fone de ouvido, você pode utilizar o tempo de trajeto ou o intervalo do trabalho para assistir à uma videoaula do conteúdo. 

Aprender sob a abordagem de um professor: quem nunca passou pela situação de ler e reler o material sem entender nada, e então bastar dez minutos de explicação do professor para que tudo fizesse sentido? Isso porque o professor sabe a maneira didática de passar aquele conteúdo, de construir a explicação e chegar à compreensão do aluno.  

Pausar e reassistir pontos complexos: não tem problema se você não captou todo o conteúdo de primeira. Alguns pontos são mais complexos e exigem um esforço maior para serem assimilados. A videoaula possibilita que você retorne nesse ponto de dúvida, ou ainda, que você pause para visualizar melhor o esquema que o professor fez no quadro. 

Como estudar assistindo videoaulas

Separamos cinco dicas essenciais para você!

Momento: preferencialmente assista às videoaulas depois de ter lido o material sobre o conteúdo. Pode ser uma leitura rápida, pois ter um contato prévio com o assunto te permitirá assimilar mais informações ao assistir à aula. Como as informações não serão completamente novas, seu cérebro conseguirá assimilar detalhes que apenas a leitura não seria capaz. 

Modo de realizar: assista às videoaulas buscando palavras-chave que sintetizem o que o professor está tratando. Ao buscar esses tópicos principais que resumem o que foi tratado, uma simples palavra anotada trará o gatilho de vários minutos de aula. Além disso, o intuito de anotar as palavras-chave, traz mais concentração ao aluno enquanto assiste à aula. 

Depois de assistir: deixe os tópicos que você anotou de lado e tente relembrar o que foi tratado na videoaula. Se possível, explique o assunto para outra pessoa, ou então, explique a si mesmo. O ato de explicar o que você estudou fixará o conteúdo. 

Cuidados: já que, para assistir às videoaulas dependemos de um recurso eletrônico, na maioria das vezes conectado à internet, é imprescindível que você consiga fugir dos elementos de distração. Para tanto, se estiver estudando no computador, evite abrir outras abas, concentre-se somente na videoaula. Caso assista pelo celular, deixe as notificações desativadas e não abra outros aplicativos durante o estudo. Como todo processo de aprendizagem, exige-se autorregramento e comprometimento do aluno. 

Onde encontrar videoaulas para assistir: nos cursos Ceisc são disponibilizadas videoaulas de todas as disciplinas que caem no Exame de Ordem. Seguindo o pedido dos alunos, a videoaulas nos novos cursos são mais curtas, com 35 minutos em média. Com aulas mais enxutas, os professores vão direto ao ponto em cada conteúdo.  

Alternativas para todos

Além disso, as videoaulas dos cursos são montadas de acordo com os assuntos mais importantes para a OAB. Através de dados estatísticos, foram avaliados quais são os assuntos que possuem maior recorrência na prova e aqueles que possuem maior probabilidade de cair no próximo exame. Estes dados foram utilizados na montagem do conteúdo programático de cada curso. 

Para os não alunos, indico a Revisão Turbo, que conta com aulas gratuitas para as dezessete disciplinas da OAB. E ainda, no dia 02/07 teremos a Revisão de Véspera com aulas mais objetivas de todas as matérias. Todas as aulas ficarão disponíveis até a data da prova, então você não precisa assistir ao vivo.

Esta é uma ótima alternativa para colocar em prática as dicas trazidas na matéria. Nestas duas semanas que antecedem a prova, procure aplicar o método de assistir às videoaulas, sempre anotando os tópicos principais e, após concluir a aula, tente explicá-los sem utilizar material de consulta. Tenho certeza de que o seu entendimento do conteúdo aumentará! 

Na próxima edição de Mentorias, trataremos de outro método de estudos: a leitura de materiais. Serão trazidas dicas e informações importantes sobre como utilizá-lo! Se interessou? Então fique ligado(a) aqui no Blog do Ceisc.  

E, se você gostou das dicas trazidas nesta edição de Mentorias, não deixe de compartilhar com algum amigo a quem possa auxiliar. Mais importante do que estudar, é saber como estudar. 😉 

Abração,  
Camila Martins  

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content