Por que estudar por leitura de materiais para a 1ª fase da OAB?

Camila Lopes - Mentorias

Por:

Camila Martins

Dando sequência a nossa série sobre métodos de estudo, na qual já abordamos a importância de resolver questões e de assistir videoaulas durante os estudos para a primeira fase da OAB, no texto de hoje trataremos da importância da leitura nessa fase de preparação. Se você ainda não leu os textos anteriores, confere a coluna de mentorias para acessar dicas de como melhorar os seus estudos! 

As informações adquiridas a partir de uma leitura atenta, em que há a formação do raciocínio do leitor, ao interpretar e unir as partes até compreender o todo, é a forma mais sólida de se adquirir um conhecimento. Isso porque ao ligar as informações dispostas no material, o leitor é quem constrói o entendimento e sendo peça principal na formação desse conhecimento, o assunto lido passa a ter maior sentido, e assim, uma melhor fixação.

Os benefícios de estudar a partir da leitura de materiais

Além de proporcionar um estudo mais sólido, a leitura de materiais traz os seguintes benefícios: 
 

Estudo mais aprofundado: os materiais de leitura tendem a ser mais completos, dispondo das informações que servem de base para videoaulas, mapas mentais… Estudando pelo método mais aprofundado nenhum tópico será novidade e os métodos utilizados posteriormente funcionarão como revisão do que fora aprendido na leitura. 

Estimula a memória visual: quem já teve a experiência de ler tanto um material a ponto de lembrar de um assunto pela sua posição na folha, ou pelas cores utilizadas no texto? Quando lemos de forma atenta captamos não só as informações, mas o formato em que ele está disposto, ajudando na memorização dos conteúdos estudados. 

Aumenta o foco: a possibilidade de sublinhar nos materiais as palavras-chave ou de pintá-las com canetas marca-texto não apenas estimulam a memória visual, como também aumentam o nível de foco do leitor. Pois como as marcações devem ser feitas somente nos pontos mais relevantes, o aluno precisa ler com atenção e captar o sentido completo do conteúdo a ponto de poder determinar o que é mais importante. 

Como estudar lendo materiais

Parece uma resposta óbvia, mas a verdade é que uma simples leitura, como a que fazemos de uma notícia no Instagram ou de uma mensagem no grupo do WhatsApp, não é suficiente para termos os resultados e vantagens apresentados anteriormente. Para fatidicamente aprender lendo é indispensável uma leitura ativa e para saber como colocar em prática esse método acompanhe as dicas a seguir: 

Momento: preferencialmente faça a leitura dos materiais antes de assistir às videoaulas ou de resolver as questões. Ter o primeiro contato com o conteúdo a partir da leitura dos materiais vai te permitir construir uma base do conteúdo a ser complementada pelos outros métodos. Além disso, tendo o conhecimento prévio dos termos técnicos a partir da leitura, ao assistir às aulas sua retenção do conteúdo será maior, pois poderá focar nos pontos que ainda não estavam tão esclarecidos. 

Modo de realizar: ao ler o material faça suas próprias marcações e anotações na beirada do texto. O que importa é que tenha sentido para você, então não se preocupe em fazer anotações perfeitas, com cores específicas para cada tópico, o que importa é o conteúdo! Nas anotações: faça abreviações e use setas para construir o raciocínio que você teve ao ler o material, isso te ajudará a revisar o conteúdo futuramente. 

Depois de completar a leitura: assista à videoaula sobre os tópicos lidos, para que você possa sanar as dúvidas que restaram e fixar por completo o que já tinha sido compreendido. É o momento de sedimentar os conteúdos lidos.  

Cuidados: é fácil cair na tentação de pintar todas as palavras, por considerar tudo muito importante. Relembre que quanto mais palavras você marcar, menor vai ser o efeito de memorização que comentamos antes. O que constitui o estudo ativo é marcar os elementos na intenção de que em uma segunda olhada, baste uma palavra para relembrar todo o contexto. 

Além disso, é muito fácil cair na armadilha do estudo passivo que se transforma em divagar sobre a vida enquanto passa os olhos pelo texto. Quando isso começar a acontecer, comece a ler o material em voz alta. Ao ler e se escutar você combinará dois sentidos, fazendo com que sua atenção volte para a atividade principal: o estudo! 

Onde encontrar materiais para estudar: nos cursos Ceisc são disponibilizados os materiais de todas as disciplinas cobradas no Exame de Ordem, os materiais são completos, montados pelos professores de cada disciplina, contendo esquemas resumitivos dos assuntos considerados mais importantes.   

Além disso, temos a novidade do Kit Exame da OAB mapeado, que conta com o livro teórico, caderno de questões e cronogramas de 45, 60 e 90 dias. O livro de conteúdo teórico é uma ótima fonte de estudos, com explicações aprofundadas de cada disciplina. 

Alternativas para todos

Para os não alunos, indico inscreverem-se nos eventos do Ceisc, onde são disponibilizados materiais gratuitos que dão o gostinho do que é se preparar com o material completaço dos nossos cursos. Aliás, se você ainda não está inscrito no evento Modo Aprovação Ativado, que está rolando na semana da publicação desse texto, já clica no link e te inscreve para ter acesso aos materiais exclusivos, temos muito conteúdo de qualidade e mentorias para te ajudar a colocar em prática os métodos de estudo. 

Na próxima edição da coluna, trataremos da união dos métodos que analisamos nessa série de artigos de forma autônoma. Serão trazidas dicas e informações importantes sobre como utilizar o Método Trifásico, que é o método Ceisc de aprovação, responsável pela aprovação de milhares de alunos!  

E, se você gostou das dicas trazidas nesta edição de Mentorias, não deixe de compartilhar com algum amigo a quem possa auxiliar. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado! 

Abração,   
Camila Martins   

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content