O plano de ação a partir do Método Ceisc de estudo

Descubra o plano de ação a partir do método Ceisc de estudo e tenha sucesso na prova da OAB.
Camila Lopes - Mentorias

Por:

Camila Martins

Finalizando a nossa série de análises detalhadas dos métodos de estudo, no texto de hoje abordaremos o método Ceisc de estudo. Diante de tantos tipos de estímulos que se pode utilizar para aprender um conteúdo, alguns efetivos outros nem tanto, saber os benefícios e como colocar em prática um método que já foi responsável pela aprovação de tantos alunos pelo Brasil, pode ser o direcionamento que você precisava.

Muitas vezes por conta da ansiedade ou pelo pouco tempo disponível, os examinandos deixam de organizar o seu plano de ação para a primeira fase da OAB. O que é uma grande ironia, já que a ausência de planejamento costuma gerar mais ansiedade e uma perda de tempo considerável a cada dia de estudo em que o aluno precisa parar para decidir o quê estudar e como estudar.

O método que trataremos não é uma fórmula mágica imutável, ele é adaptável aos dados que você obtiver durante a preparação. Explico: um dos fundamentos do método é o treinamento constante, a partir da resolução de questões de exames anteriores ou de questões autorais replicando o padrão da prova. E é a partir dessa resolução de questões que você terá dados concretos de onde o seu desempenho está insuficiente e, portanto, precisando de mais dedicação.  

O método prevê esse tipo de direcionamento conforme você avança, para que a sua preparação seja estratégica e que funcione para VOCÊ.

Estruturando o plano de ação:

O momento de organização do seu plano de ação é o momento para decisões e combinados. Perceba que na imagem acima as palavras utilizadas para construção do plano são “determine”, “estabeleça”, porque você deve decidir previamente qual será o seu sistema de estudo. Pode parecer bobo, mas para que se construa o hábito do estudo e para que se leve com seriedade um cronograma de atividades, é necessário decidir e indicar a você mesmo como esse processo acontecerá, quais serão as fases e o modo de execução. Com as decisões tomadas a preparação se torna mais palpável e a missão passa a ser unicamente cumprir as metas diárias de estudo, pois o restante já está definido.

Portanto, determine o tempo diário que você dedicará aos estudos e em que momento do dia ele ocorrerá. O indicado é que você destine no mínimo 3 horas diárias para a sua preparação, podendo tranquilamente adaptar a sua realidade, ou seja, estudar metade em um turno e o restante em outro. Além disso determine em qual local você estudará, organize-o retirando objetos que podem te distrair. Dê preferência a um local bem iluminado e confortável, mas não confortável o suficiente para que você tire um cochilo durante o estudo, nada de estudar na cama.

E por fim, determine o cronograma de estudos que você seguirá, pois ele poupará boas horas do seu estudo e de preocupação quanto ao quê estudar. Costumo dizer que o cronograma é o melhor amigo de todo examinando, porque como bom amigo ele dá conselhos valiosos sobre como devemos prosseguir. Além disso, uma vez selecionado, o cronograma nos acompanha até o fim. Como amigo importante que é, evitamos ao máximo nos atrasar para encontrá-lo e mesmo que isso ocorra, não o abandonamos por estarmos atrasados! A gente compensa o tempo perdido, aos poucos, mantendo o nosso compromisso de amigo.

Aplicando o método Ceisc de estudos:

O método consiste em três etapas: ler os assuntos, assistir às videoaulas e resolver questões. Os três pontos são pensados para que o estudo de uma etapa se complemente com a próxima, permitindo uma base de conhecimento mais sólida a longo prazo.

1. Ler o material: pode ser tanto o material físico, caso você tenha o livro de primeira fase, ou o PDF da matéria. O fundamental é que você faça uma leitura atenta, marcando os pontos mais importantes e anotando de forma simples o raciocínio que você teve ao ler o material. Essa leitura prévia dos assuntos te trará as explicações iniciais e o conhecimento dos termos técnicos, para que ao assistir à videoaula você tenha um melhor aproveitamento da explicação do professor

2. Assistir à videoaula: as videoaulas consistem no estudo mais aprofundado, pois contam com uma explicação didática do professor, além dos seus esquemas e dicas no quadro. Utilize o acelerador de vídeo para otimizar o seu tempo e se possível, faça anotações simples dos pontos mais importantes da aula que você está assistindo, isso vai te trazer ainda mais foco para a atividade e as anotações serão uma boa fonte de revisão posteriormente.

3. Resolver questões: nos cronogramas dos cursos, temos questões disponibilizadas conforme os assuntos estudados no dia, no intuito de que você coloque em prática tudo que você aprendeu. E caso perceba que algum ponto não ficou bem entendido, você consegue retornar com facilidade ao material ou às aulas para sanar as dúvidas. Depois de realizar uma questão procure sempre assistir ao vídeo de correção para entender o motivo do seu erro, ou o porquê de certa alternativa estar errada. Já pensou se esse mesmo assunto aparecer na sua prova e você tiver deixado passar a oportunidade de entender ele ao errar uma questão durante o estudo?

Esse é o método pensado para todos os cursos de primeira fase do Ceisc, nos quais são encontradas ferramentas para colocar o método em prática e cronogramas para organizar a distribuição dessas atividades ao longo das semanas.

Se você ficou interessado nesse método e ainda não for nosso aluno, indico baixar o nosso cronograma gratuito de 60 dias para ter um teste drive de como ele de fato ajuda na preparação. Além disso não deixe de conferir o evento da semana do edital que está repleto de conteúdo gratuito de qualidade, com podcasts para auxiliar o examinando no processo de preparação.

A preparação não é fácil, eu sei bem disso, mas se estivermos organizados, o tempo de estudo se torna um hábito e o processo deixa de ser tão doloroso.

Abração,  

Camila Martins  

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo