Como organizar a rotina de estudos e evitar atrasos

Uma rotina de estudos organizada, pode ajudar na preparação para concursos.
Camila Lopes - Mentorias

Por:

Camila Martins

Organização é uma palavra bonita, mas difícil de ser colocada em prática. No entanto, quando se trata de estudar, a organização é quase um pré-requisito para o sucesso. Sem uma rotina bem definida, você desperdiça seu recurso mais valioso: o tempo. Afetando negativamente não apenas a sua motivação para os estudos, mas também a sua disponibilidade para outras atividades do dia a dia. Portanto, é fundamental estabelecer uma rotina de estudos organizada e eficiente para maximizar seu tempo de estudo e garantir um progresso constante em seus objetivos de aprendizado.

Ótimo! Mas como atingir esses benefícios? Como efetivar a organização nos estudos?

Neste texto, exploraremos algumas dicas valiosas para ajudá-lo(a) a organizar sua rotina de estudos e evitar os atrasos na preparação.

1) Monte um planejamento semanal

Ainda que você possua um cronograma de estudos que indique as atividades que devem ser estudadas no dia a dia, é fundamental que você o aplique na sua realidade. Portanto, defina a sua organização semanal de estudos.

Preferencialmente a cada domingo, tire um tempo para definir os objetivos e horários de estudo da semana. Estabeleça quantas horas de estudo você terá como meta e qual momento do dia esse estudo acontecerá. É importante fazer essa reavaliação semanal para evitar o abandono dos estudos por algum evento do qual você já tinha conhecimento, e assim poder reajustar o horário de estudos para outro momento disponível na sua agenda.

Deixe esse planejamento em um local visível, não apenas para facilitar o encontro dele, mas também para servir como lembrete do seu comprometimento. Uma cobrança necessária.

2) Liste as suas atividades e risque ao concluir

As listas auxiliam na visualização e concretização do que precisa ser feito. Disponha suas atividades em formato de lista e risque elas conforme concluir. Assim, as informações não ficarão dispersas na sua mente, à mercê de que você as lembre para que sejam feitas. Pensar, a cada instante, no que precisa ser feito também exige esforço mental, então determine as atividades previamente e deposite-as na lista.

Não deixe de riscar o que foi concluído! Será importante para que você tenha a visualização do seu progresso e para servir de motivação para a conclusão da próxima atividade.

Caso você possua um cronograma de estudos esse item já foi feito. A sua parte é realizar as atividades e conclui-las diariamente.

3) Avance em passos pequenos

Não, você não começará tendo um alto desempenho, com várias horas de estudo seguidas e focadas. É uma questão de confiança no processo. Comece com passos pequenos e aumente-os no decorrer do processo de estudo.

Por exemplo, ao resolver as questões, comece com metas menores, resolvendo cinco questões por dia e conforme avança, amplie a quantidade de questões diárias. Da mesma forma ao realizar a leitura do material, aumenta as metas ao avançar na preparação.

4) Minimize as distrações

Não há organização perfeita que vença distrações constantes. Organize o seu momento de estudos, tanto com relação ao espaço físico, para que não tenha objetos que dispersem, como a televisão ligada, o celular por perto com notificações vibrando…

E com relação às pessoas que convivem com você, combine com elas sobre a necessidade de colaboração durante o período de estudos, para que você consiga focar e concluir as metas diárias sem interrupções a todo instante. Explique a situação completa, para que os envolvidos tenham conhecimento da importância do seu momento de estudo e para que eles compreendam o peso da colaboração nesse momento.

5) Não espere pelo ânimo

Na maioria das vezes o ânimo de estudar não se fará presente, não procure por ele para cumprir sua meta diária de estudos. Retomando o planejamento semanal que você terá realizado, quando chegar o momento definido para o estudo, apenas vá e estude. Sem pensar em outras opções, sem buscar desculpas para não estudar.

Não é fácil, mas somente a disciplina fará com que o seu estudo aconteça. São dias como esses que definem a sua aprovação.

Coloque as dicas em prática e lembre-se de que a organização é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada, e que os benefícios a longo prazo valem o esforço. Com essas estratégias, você pode tornar o estudo mais produtivo e eficiente, alcançando seus objetivos de aprendizado de forma mais rápida e eficaz.

Deixar sempre o estudo para amanhã, também adiará a realização do seu objetivo. Tenha isso em mente.

Abração,
Camila Martins

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo