OAB 1° e 2° fase

Você pode conciliar festas e estudos neste final de ano

Festas e estudos podem sim ser conciliados no final de ano! Saiba como aproveitar as festas e ainda se preparar para a OAB.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

O ano está chegando ao fim e as festas estão se aproximando. Como é de costume, as pessoas param para se reunir e comemorar o Natal, fazer simpatias na virada do ano, festejar com a família e com os amigos. Normal, você também quer fazer isso, certo?

Enquanto muitos vão tirar férias, festejar o final de semana todo, até mesmo fazer feriadão, você pode estar preocupado em como vai manter sua rotina de estudo em meio a tanta agitação.

Para muitos, estudar nesse período é bem difícil, porque é praticamente impossível se concentrar nos dias mais agitados do ano. Então, o que fazer nesse momento para não ficar com peso na consciência depois?

Planejamento

Os dias mais agitados são sempre o dia 24, 25, 31 de dezembro e o dia 1º do novo ano. Então se programe com antecedência pensando nos melhores horários para estudar nesses dias. Sugiro algumas horas no período da manhã, pois a movimentação da família e amigos é menor e você terá um pouco mais de sossego, ainda mais se você é responsável por preparar alimentos que serão servidos na festa. Acordar mais cedo para dar uma estudada vai deixar você feliz, porque estará progredindo na sua preparação e sem peso na consciência. Sobrando tempo para festejar com amigos e família também.

Mais intensidade nos dias sem festas

Se você acha que não vai conseguir estudar nos dias principais das festas, então intensifique o estudo antes, não depois, pois se você estudar antes, terá a mente tranquila para festejar e aproveitar seu descanso sem nenhum sentimento de culpa.

Busque o local mais silencioso

Quando for estudar, teste o ambiente mais silencioso, mesmo que você tenha que sair do seu local habitual de estudos, um esforço nesse período é importante para você aproveitar bem as horas que vai se dedicar ao estudo.

E se tiver que viajar?

Combine com as suas companhias de viagem que você precisará de algumas horas do dia para se concentrar, peça a colaboração deles. Tenha em mente que se você se dedicar algumas horinhas, poderá aproveitar todo o resto do dia aproveitando. Serão algumas horas de sacrifício em prol do seu futuro. Aconselho levantar mais cedo que todos os demais viajantes. Isso vai te ajudar a ter silêncio e você não vai perder nenhum momento com a galera depois que todo mundo acordar.

Você vai precisar moderar na comida e bebida     

Não é todo dia que é Natal e Ano Novo. Você deve aproveitar, sim! Porém, lembre-se de que o excesso é sempre perigoso, tanto para a sua saúde, quanto para o seu rendimento. Evite ressacas gigantescas, capazes de deixar você inútil o dia seguinte. Beba muita água!

Não dê atenção as críticas

Alguém vai te dizer alguma dessas frases “só hoje você não precisa estudar”, “você estuda demais”, “você precisa aproveitar mais a sua vida”, “você só faz isso”, “só quer saber de estudar”, “você não vai perder tudo se parar só uns minutinhos” e tantas outras que talvez sejam ditas... Nem todos entendem que você precisa ter disciplina, que só com disciplina se alcançam grandes sonhos e realizações. Lembre-se do seu objetivo, a sua APROVAÇÃO depende do seu esforço, então não dê bola para as reclamações. Seu nome na lista de aprovados vai recompensar tudo isso.

Foque em revisões e exercícios

Como nesse período é mais difícil de estudar, no seu planejamento opte por matérias que você tem mais facilidade de aprendizado. Ainda, priorize revisões de conteúdos através das suas anotações, materiais e exercícios com questões, pois vai ser mais fácil manter a concentração e a motivação do que estudar assuntos complexos ou que você não tem afinidade.

Não deixe de descansar!

Sim, até agora eu motivei você a estudar, mas você também precisa e merece descansar, bem como festejar. Por isso, volto no primeiro ponto: planejamento é importante, porque se você conseguir ter o mínimo de organização, vai estudar, descansar e festejar nesses próximos dias, sem peso na consciência e com a satisfação de que teve dias muito bem aproveitados!

Depois me conte como foi passar por esse período de festas e se você conseguiu manter a sua organização de estudos.

Um abraço bem apertado da profe Fran Kühl

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br