OAB 1° e 2° fase

Por que estudar por videoaulas durante a preparação para a primeira fase da OAB?

Confira os benefícios das videoaulas na preparação para o Exame de Ordem.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Dando sequência a nossa série sobre os pilares do método Turbo, na qual já abordamos a importância de iniciar os estudos com a leitura do conteúdo. No texto de hoje falaremos sobre os motivos para assistir videoaulas na sequência da leitura. Se você ainda não leu o texto anterior, confere a coluna de mentorias para entender melhor sobre o primeiro pilar.

Convencimento

É comprovado cientificamente que nosso cérebro processa a informação visual 60 mil vezes mais rápido do que a informação em texto, assim conclui-se que o estudo por meio de recursos visuais faz com que o estudante grave as informações mais rapidamente. Complementa-se o ponto de que as videoaulas podem ser aceleradas, permitindo a conclusão da atividade em menos tempo.

Como sabemos, para o estudante moderno, tempo é um recurso escasso e, portanto, valiosíssimo. Saber aplicar esse método corretamente pode ser o diferencial na sua preparação.

Os benefícios de estudar assistindo videoaulas

Além de proporcionar um armazenamento de informações mais rápido, as videoaulas trazem os seguintes benefícios:

Estudar à distância: diferentemente da aula presencial em que você precisa estar fisicamente no local em que o conteúdo será ensinado, com a videoaula você consegue aprender em qualquer lugar. Com o auxílio de fones de ouvido, você pode utilizar o tempo de trajeto ou o intervalo do trabalho para assistir à uma videoaula do conteúdo.

Aprender sob a abordagem de um professor: quem nunca passou pela situação de ler e reler o material sem entender nada, e então bastar dez minutos de explicação do professor para que tudo fizesse sentido? Isso porque o professor sabe a forma didática de passar aquele conteúdo, de construir a explicação e chegar à compreensão do aluno.

Pausar e reassistir pontos complexos: não tem problema se você não captou todo o conteúdo de primeira, alguns pontos são mais complexos e exigem um esforço maior para serem assimilados. A videoaula possibilita que você retorne nesse ponto de dúvida, ou ainda, que você pause para visualizar melhor o esquema que o professor fez no quadro.

Como estudar assistindo videoaulas:

Momento: preferencialmente assista às videoaulas depois de ter lido o material sobre o conteúdo. A leitura prévia pode ser feita de forma dinâmica, mais rápida, pois ter um contato anterior com o assunto te permitirá assimilar mais informações ao assistir à aula. Como as informações não serão completamente novas, o seu cérebro conseguirá assimilar detalhes que apenas com a leitura não seriam fixados.

Modo de realizar: assista às videoaulas buscando palavras-chave que sintetizem o que o professor está tratando. Ao buscar esses tópicos principais que resumem o que foi abordado, uma simples palavra anotada trará o gatilho de vários minutos de aula. Além disso, o intuito de anotar as palavras-chave, traz mais concentração ao aluno enquanto assiste à aula na necessidade de sintetizar o que foi aprendido.

Depois de assistir: deixe os tópicos que você anotou de lado e tente relembrar o que foi tratado na videoaula. Se possível, explique esse assunto para outra pessoa, ou então, explique a si mesmo. O ato de explicar o que você estudou sedimentará o seu estudo.

Cuidados: Já que para assistir às videoaulas dependemos de um recurso eletrônico, na maioria das vezes conectado à internet, é imprescindível que você consiga fugir dos elementos de distração. Para tanto, se estiver estudando no computador, evite abrir outras abas, concentre-se somente na aba da videoaula. Caso assista pelo celular deixe as notificações desativadas e não abra outros aplicativos durante o estudo. Como todo processo de aprendizagem: se exige auto regramento e comprometimento do aluno.

Onde encontrar videoaulas para assistir: nos cursos Ceisc são disponibilizadas videoaulas de todas as disciplinas que caem no Exame de Ordem. As videoaulas nos nossos cursos são mais objetivas, em média trinta e cinco minutos. Com aulas mais enxutas, os professores vão direto ao ponto, sendo assertivos naquilo que interessa para a sua preparação.

Além disso, as videoaulas dos cursos são montadas de acordo com os assuntos mais importantes para a OAB. Através de dados estatísticos, foram avaliados quais são os assuntos que possuem maior recorrência na prova e aqueles que possuem maior probabilidade de cair no próximo exame. Esses dados foram utilizados na montagem do conteúdo programático de cada curso.

Para aqueles que ainda não são nossos alunos, indico que se inscrevam no evento da Revisão Turbo que conta com aulas gratuitas de conteúdo das dezessete disciplinas da OAB. E ainda, no dia 08/07 teremos a Revisão de Véspera com aulas mais objetivas de todas as matérias. Todas as aulas ficarão disponíveis até a data da prova, então você não precisa assistir ao vivo, podendo inclusive acelerar as aulas mais tarde.

Essa é uma ótima alternativa para colocar em prática as dicas trazidas nessa matéria. Nessas duas semanas que antecedem a prova, procure aplicar o método de assistir às videoaulas, sempre anotando os tópicos principais e após concluir a aula tente explicá-los sem utilizar material de consulta. Tenho certeza de que o seu entendimento do conteúdo aumentará!

No próximo texto trataremos sobre o terceiro pilar do método: a resolução de questões. Serão trazidas dicas e informações importantes sobre como utilizá-lo! Se você ficou interessado, fica ligado aqui no Blog do Ceisc!

Abração,  
Camila Martins

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br