Concursos

PMERJ forma última turma de soldados e novo edital se aproxima

Chamada da última turma de caráter regular que foi aprovada no concurso de 2014, abre espaço para novo edital.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Mais um concurso para as forças de segurança deve ter o seu edital publicado em breve. Tudo porque na última sexta-feira (10), mais 300 soldados aprovados no concurso de 2014 da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), concluíram o curso de formação e com isso passaram a integrar a corporação que atuará no policiamento ostensivo e no fortalecimento de programas do Estado.

Os novos policiais fazem parte da última turma de caráter regular que foi aprovada no concurso de 2014, e que foram convocados no final de 2022 para o curso de formação. Com isso, encerra-se as convocações do último certame e abre espaço para a publicação de um novo edital para o ingresso de soldados.

Vale lembrar que recentemente, o Governo do Rio de Janeiro autorizou que a realização de um novo concurso PMERJ, com a oferta de 2 mil vagas para soldados, sendo 200 serão para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino, com o Ibade sendo a banca contratada que irá comandar os trabalhos do futuro certame, que já tem o seu projeto básico definido, aguardando apenas a publicação do edital.

Extrato de contrato para novo edital foi publicado em fevereiro

Publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro no último dia 8 de fevereiro, o extrato de contrato que confirmou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), como banca organizadora do novo concurso da PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) para o cargo de soldado.

Confira o extrato de edital:

Sobre as provas:

De acordo com o projeto básico, os candidatos que pretendem concorrer ao certame da PMERJ, devem passar por nove etapas até a nomeação. São elas:

Provas objetivas

As provas objetivas, segundo o projeto básico do certame será composta por 50 questões, de múltipla escolha, com quatro opções tendo apenas uma correta. As questões serão elaboradas nos conteúdos programáticos das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Básica
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada à PMERJ
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal

As avaliações serão avaliadas de zero a 100 pontos, sendo cada questão com valor estipulado em dois pontos.

Provas discursivas

Completando a fase de avaliações, as provas discursivas também serão de caráter eliminatório e classificatório, e avaliadas com valor total de até 100 pontos. Segundo o projeto básico, os aprovados nas provas objetivas terão as redações corrigidas. E para serem considerados aptos também nas discursivas, os candidatos devem pontuar acima de 50.

Confira o projeto básico para o certame da PMERJ:

Resumindo:


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)

Cargo: Soldado

Vagas: 2.000

Escolaridade: nível médio

Salários: R$ 3.352,55

Inscrições: A definir

Taxa: A definir

Provas: A definir

Banca: Ibade

Escolha uma boa companhia

Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.

Pensando nisso, o novo Carreiras chegou para mostrar o que realmente importa: um guia personalizado para sua rotina, dando para você o controle do seu aprendizado. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o Carreiras Segurança Pública. Esperamos você lá!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br