Concursos

Concurso PF administrativo deve ofertar 734 novas vagas!

Certame está na pauta do Ministério da Gestão e deverá ser autorizado pelo Governo Federal em breve.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Um reforço na área administrativa da Polícia Federal pode ser autorizado em breve. Tudo porque a manhã desta quarta-feira (10) marcou mais um pedido de um novo concurso PF para o provimento de 734 vagas para cargos de níveis médio e superior, com previsão para ingresso dos servidores em 2024.

A solicitação foi encaminhada através de um oficio assinado pelo diretor-geral da PF, o delegado Andrei Augusto Rodrigues, e endereçado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ao todo, são 559 vagas para o nível médio, cujo cargo é o agente administrativo, e 175 vagas para o nível superior, em vários carreiras.

Ministério da Justiça planeja convocar excedentes do último certame

Boas notícias para os aprovados no último concurso da Polícia Federal, que aguardam a tão sonhada nomeação. Em entrevista ao portal Opera Mundi, na última quinta-feira (23), o Ministro da Justiça, Flavio Dino, mais uma vez sinalizou a intenção do novo governo de convocar os aprovados excedentes do último certame, ocorrido em 2021. Segundo o ministro, a convocação precisa do aval do Ministério de Gestão e Planejamento, no entanto, o Ministério da Justiça já está providenciando a prorrogação da validade do concurso para viabilizar o chamamento dos excedentes. Confira aqui o trecho da entrevista.

Em declaração recente, Ministro da Justiça declarou que intenção do Governo Federal aponta para realização de novo concurso

Recentemente, em outra entrevista, desta vez para o portal UOL no último dia 8 de fevereiro, sinalizou a possibilidade de um novo certame para a Polícia Federal em breve, quando ele reiterou a intenção do presidente Lula de fazer novas contratações para a corporação por meio de mais um certame.

No entanto, o ministro deixou claro que a posição do Ministério da Justiça é pela prorrogação da validade do concurso existente, realizado em 2021, e que o presidente Lula já enfatizou que deseja fazer novos concursos para a Polícia Federal para renovar a corporação e auxiliar no combate de crimes ambientais

Último concurso foi realizado em 2021

Realizado em 2021, o último certame para a Polícia Federal foi organizado pelo Cebraspe que foi a banca contratada para comandar os trabalhos. O concurso ofertou 1.500 vagas para as carreiras de Delegado (123 vagas), Agente (893), Escrivão (400) e Papiloscopista (84). A divulgação dos aprovados foi homologada no último dia 16 de setembro, com o prazo de validade do edital sendo valido por seis meses, vencendo em março deste ano. Em caso de prorrogação, o que é um desejo do Ministério da Justiça, o certame ficará vigente até setembro de 2023.

Os candidatos avaliados passaram pelas seguintes fases até a nomeação:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Exame de aptidão física
  • Prova oral (somente para o cargo de delegado)
  • Avaliação médica
  • Avaliação psicológica
  • Avaliação de títulos (somente para o cargo de delegado)
  • Prova prática de digitação (somente o cargo de escrivão)
  • Investigação social
  • Curso de formação

Por fim, vale ressaltar que a abertura do novo certame ainda não está nos planos para este ano, segundo o governo. Com início de gestão ainda recente, a tendência é que o quadro de novos servidores seja agregado pelos candidatos excedentes do último certame.

Ministério da Gestão trabalha junto ao Governo Federal para anunciar novos concursos

Após o anúncio do Governo Federal que autorizou o provimento de 814 vagas pra o Ministério da Ciência e Tecnologia no último dia 10 de abril, mais concursos federais devem ser autorizados em breve. Quem garante é a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que informou através das suas redes sociais que está finalizando os detalhes junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a ministra, há estimativa no orçamento deste ano para abertura dos concursos e que os órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados. Entre algumas delas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicita aval para concurso com 2.408 vagas. O pedido é para ingresso em cargos de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Comece a sua preparação agora!

O seu sonho é ser servidor da Polícia Federal? Com a possibilidade de um novo certame que tal sair na frente e começar o quanto antes a sua preparação? Venha conhecer a Metodologia Ceisc com o nosso preparatório para o cargo de Agente Administrativo da PF! Acesse o nosso site e confira!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br