Concursos

O que fazer quando o resultado no simulado não foi o esperado?

Blog do Ceisc desmistifica erros comuns em simulados que acontecem antes da prova oficial.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A importância de testar os seus conhecimentos antes de uma prova pode ser a peça-chave para aprovação. Para isso, os simulados têm uma participação essencial na preparação do candidato para aquele certame tão aguardado que, além de otimizar o seu desempenho, é uma forma de se disciplinar quanto a horário, sobre o que levar no dia da prova, vestir ou, até mesmo, comer.

Mesmo assim, ainda que sem o caráter definitivo da prova oficial, alguns concurseiros também podem enfrentar dificuldades ao enfrentar os simulados, a ponto de não obterem o resultado esperado, que não é motivo para desânimo, mas que acende um sinal de alerta para avaliar equívocos e ir com tudo rumo ao sucesso.

Mas então, o que fazer quando o resultado do simulado não é o esperado? Vem que a gente te mostra!

Mas antes, vamos à pergunta básica: Para que serve um simulado?

O simulado para concursos é uma forma eficaz de preparação para o dia da prova. É um teste aplicado com a mesma sistemática do concurso em questão. Nele são cobrados exatamente o número de questões da prova, as disciplinas e até mesmo temas do edital. Entre os inúmeros benefícios para os candidatos que realizam o simulado, é o momento em que o candidato pode ver como a banca elabora as suas questões, além de outros detalhes inerentes à rotina do concurseiro, como aprender a controlar o seu tempo sem dispor de aparelhos eletrônicos.

O que fazer diante de um mau desempenho no simulado?

Antes de qualquer coisa: Calma! Você não está diante do fim do mundo, ou melhor, diante da reprovação definitiva. O simulado, como o nome propriamente diz, simula. O que não quer dizer que resultado irá se repetir na prova. Lembre-se: É o momento para cometer erros e ajustá-los pensando na prova!

Corrija o simulado

Há casos em que o aluno se torna refém do resultado e, diante disso, acaba sendo afetado profundamente por aquele insucesso. Lembre-se: a vida de concurseiro tem altos e baixos no que tange ao desempenho, e corrigir erros faz parte do processo.

Foco nas disciplinas em que apresentou baixo desempenho

Identificar seus pontos fracos é uma das premissas do simulado. Por isso, após receber o resultado, procure focar naquilo que você errou para não repetir na prova oficial e assim aumentar as suas chances de melhorar o seu percentual de acertos no certame. 

Verifique as questões em que apresentou dificuldade

Uma das características de um concurseiro de sucesso é aprender (e muito!) com os erros. Por isso, procure refazer as questões que você errou. Isso vale para aquelas em que você não teve certeza da resposta e sentiu dificuldade em resolvê-la. Nestes casos, vale até mesmo uma revisão um pouco mais aprofundada deste conteúdo.

Identifique seus erros

Importante: Nem sempre você irá dominar completamente um assunto (e tá tudo bem!), o que não é um desconhecimento da sua parte ou algo parecido. Há momentos em que o erro pode vir de uma falta de atenção do concurseiro, então fique atento aos detalhes e reforce seu estudo em assuntos que você tem dificuldade em assimilar. Mas lembre-se: Tenha em mente o porquê do seu erro e procure evoluir para sanar a situação.

Feche sua preparação revisando pontos cruciais das matérias do certame

Aqui uma boa leitura pode resolver peças-chave das matérias do concurso em questão, que ainda não foram bem compreendidas pelo concurseiro. Se precisar, não hesite em aprofundar a revisão quando as dúvidas envolvidas foram ainda mais profundas. Aqui é a reta final da sua preparação e depois disso é a sua aprovação. Todo detalhe é importante!

Por fim, um mau desempenho acontece e pode ser a virada rumo à aprovação!

Sendo repetitivo com o início do post, lembre-se de que desempenhos ruins acontecem e que um resultado ruim no simulado não define os rumos na prova oficial. Portanto, lembre-se dos altos e baixos na jornada do concurseiro, respire fundo e retome a partir dos seus erros. Tenha a certeza de que partindo desse ponto, o seu caminho rumo ao sucesso já está traçado!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br