Concursos

Ministro da Previdência Social defende novo Concurso INSS em 2023

Novo ministro da pasta recriada para o Governo Lula, defende mais um certame para o INSS em 2023.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Em seu discurso de posse no último dia 3 de janeiro, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, prometeu que pretende zerar a fila de pedidos por benefícios previdenciários que aguardam avaliação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autarquia que é será subordinada a esse ministério, atualmente conta com uma longa espera por parte dos brasileiros.

A postura do novo ministro favorece a realização de um novo certame para o INSS já em 2023, foi o que também revelou no último dia 22 de dezembro, o Gabinete de Transição Presidencial ao divulgar o relatório final sobre a situação atual do INSS, em que revela que, nos últimos anos, a autarquia sofreu diversos prejuízos como a diminuição do quadro de técnicos do seguro social, o fechamento de agências físicas, a precariedade do serviço de teleatendimento, a migração do atendimento presencial para canais remotos, as limitações técnicas do canal digital, entre outros fatores.

O relatório ainda apontou que as medidas adotadas pela União, a partir de 2016, colocam a nova gestão federal diante do desafio de reconstruir a Previdência Social, pois a política adotada nos últimos cinco anos ameaça as conquistas do setor. O ministro Carlos Lupi deve solicitar ao Ministério da Fazendo a autorização para convocar mais 25% dos aprovados no concurso que está em andamento em relação ao número total de vagas, o INSS poderia encaminhar à pasta, ainda neste ano, um pedido para realizar um novo concurso público para técnicos, que apresenta o maior déficit de servidores. Para esse cargo, o INSS concede remuneração de R$5.905,79 e a carga de trabalho é de 40 horas semanais.

Possibilidade de novo concurso em 2023 surgiu em reunião com representantes da saúde

Em agenda com representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) no último dia 9 de janeiro, Lupi, defendeu a reestruturação dos serviços previdenciários, assim como a necessidade de um concurso INSS, e a contratação dos aprovados na seleção que está em andamento, foram levantados diante da redução da fila do Instituto Nacional do Seguro Social.

Concurso INSS teve provas aplicadas no final de 2022

Aplicadas nos dias 27 de novembro em todo o país e 11 de dezembro após uma série de problemas na cidade de Guarulhos na Grande São Paulo, as provas objetivas do concurso INSS foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O certame é organizado pelo Cebraspe, que é a banca responsável pela condução dos trabalhos.

As disciplinas cobradas pela banca foram:       

  • Língua Portuguesa;      
  • Ética no Serviço Público;        
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;     
  • Raciocínio Lógico;  
  • Noções de Informática.

Atualmente o certame encontra-se na fase de realização do processo de heteroidentificação e biopsicossocial, cujo locais para a realização desta etapa foram divulgados no último dia 3 de janeiro. Após, serão aprovados serão convocados para a matrícula nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital.

O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Foco na sua nomeação em 2023!

Com uma série de concursos previstos para este ano que ainda está no começo, você pode sair na frente na sua preparação. Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br