Concursos

Justiça Eleitoral prevê 515 vagas em concurso autorizado para 2023

Concurso está entre os mais aguardados para o próximo ano.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Contemplando o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, o próximo ano reserva boas notícias para aqueles que sonham com uma vaga na Justiça Eleitoral, que prevê um concurso que deverá ofertar 515 vagas que serão distribuídas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Ao todo, serão 505 vagas para provimento em cargos já existentes, junto com a criação de 10 novas vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista judiciário. Estima-se que o edital atenda os Tribunais Regionais Eleitorais de forma centralizada, tendo recebido até o momento a confirmação de participação de 19 órgãos.

Ainda sem a publicação de edital e a definição da banca organizadora, o certame atenderá candidatos de nível médio e superior, com remuneração de R$7.591,00 a R$ 12.544,76.

Nesse sentido, a Justiça Eleitoral segue os trabalhos para fazer um levantamento definitivo dos cargos e vagas para o edital unificado para 2023. Conforme o documento abaixo de julho de 2022:

TSE repete concurso unificado de 2007

Esta não será a primeira vez que o órgão realizará um concurso unificado. Em novembro de 2006, um edital foi destinado ao preenchimento de vagas no TRE-RJ, TRE-RO, TRE-AC e TRE-RR.  Na época mais de 190 mil candidatos se inscreveram para o concurso público unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais. A prova realizada em 2007, ofertou o total de 804 vagas para candidatos de nível médio e superior.

Vagas previstas

A Portaria 502, de 25 maio de 2022, ressalta que estão autorizadas para provimento as seguintes vagas nos Tribunais Regionais Eleitorais:

Cargos vagos

O levantamento de cargos vagos que segue em andamento nos TREs costuma ser realizado duas vezes ao ano. Em consulta aos portais de transparência foi verificado o quantitativo de vagas nos tribunais regionais.

Conforme expresso na Portaria 502, de 25 maio de 2022, além das vagas previamente autorizadas acima, pode-se incluir no edital unificado as vagas correspondentes aos cargos vagos (seja de forma imediata ou para formação de cadastro de reserva).

Assim consta os cargos vagos dos Tribunais Regionais do Trabalho conforme o último levantamento realizado:

Concurso está entre os mais disputados do Brasil

Os concursos para técnico e analista do TSE tem por característica atrair muitos candidatos, fazendo com que este certame esteja entre os mais concorridos do país. Tendo como referência os dois últimos editais, a busca de uma das vagas na Justiça Eleitoral, deve seguir numa faixa crescimento por parte dos concurseiros.

Em 2006, a prova reuniu 54.300 candidatos, número que quase dobrou em 2011, quando mais de 102.633 pessoas se inscreveram no processo seletivo. Na ocasião o cargo mais procurado foi o de técnico judiciário para área administrativa, para o qual concorrem 54.835 candidatos.


Saia na frente com a melhor preparação

E nós temos a melhor preparação para você azular o TRE em 2023. Está esperando o quê?! Conheça o TRE Nacional Ceisc e venha preencher esses cargos com a gente!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br