Concursos

Instituto Selecon será banca de concurso para Agente do IBGE

Banca será responsável pela condução de concurso para Agente Censitário do IBGE. Edital ainda não tem data para ser publicado.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Após receber a autorização do Governo Federal para o provimento de mais 8 mil vagas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a definir as bancas organizadoras responsáveis pelos seus processos seletivos simplificados. Por opção do órgão, os certames serão divididos conforme os cargos.

Ao todo serão seis diferentes funções, e abrindo a rodada de definições das bancas, o Instituto Selecon foi a empresa escolhida para gerir o certame que irá prover 148 vagas para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento. A partir dessa confirmação, a empresa escolhida, terá o prazo de seis meses para publicação do novo edital.

Confira a dispensa de licitação:

IBGE tem 8 mil vagas autorizadas pelo Governo Federal

Na manhã do último dia 17 de maio, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou um novo concurso IBGE 2023. A seleção, que será destinada às atividades relacionadas ao Censo Demográfico de 2022 e a coleta de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, terá no seu próximo edital 8.141 vagas temporárias.

A partir dessa autorização, que foi celebrada nas redes sociais pela ministra, o edital terá que ser publicado no prazo máximo de até seis meses, a contar a partir da data de hoje. Desta forma, a divulgação do novo certame deve ocorrer até novembro deste ano. O prazo de duração dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação. Conforme a portaria, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados.

Vale lembrar que o edital deve integrar o segundo pacote de concursos a ser anunciado pelo Governo Federal. Sem data prevista para esse aval, considerando que o anúncio do primeiro pacote ainda está em curso e foi anunciado no mês de abril, estima-se que o novo pacote seja divulgado em julho.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Mais concursos a vista!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br