Concursos

IBGE confirma Instituto Selecon como banca para concurso de Agente

Com vários certames previstos, IBGE começa a definir bancas que devem gerir os novos editais.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Foi publicado no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (12), o extrato de contrato que oficializa o Instituto Selecon como banca organizadora para o concurso de Agente Censitário de Mapeamento. A partir desse movimento, o certame que terá a oferta de 148 vagas, e que será de caráter temporário, poderá ter o seu edital publicado a qualquer momento. Veja na íntegra o extrato de contrato.

Veja o extrato de contrato

Dispensa de licitação foi confirmada no final de maio

Após receber a autorização do Governo Federal para o provimento de mais 8 mil vagas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a definir as bancas organizadoras responsáveis pelos seus processos seletivos simplificados. Por opção do órgão, os certames serão divididos conforme os cargos.

Ao todo serão seis diferentes funções, e abrindo a rodada de definições das bancas, o Instituto Selecon foi a empresa escolhida para gerir o certame que irá prover 148 vagas para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento. A partir dessa confirmação, a empresa escolhida, terá o prazo de seis meses para publicação do novo edital.

Confira a dispensa de licitação:

IBGE tem 8 mil vagas autorizadas pelo Governo Federal

Na manhã do último dia 17 de maio, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou um novo concurso IBGE 2023. A seleção, que será destinada às atividades relacionadas ao Censo Demográfico de 2022 e a coleta de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, terá no seu próximo edital 8.141 vagas temporárias.

A partir dessa autorização, que foi celebrada nas redes sociais pela ministra, o edital terá que ser publicado no prazo máximo de até seis meses, a contar a partir da data de hoje. Desta forma, a divulgação do novo certame deve ocorrer até novembro deste ano. O prazo de duração dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação. Conforme a portaria, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados.

Vale lembrar que o edital deve integrar o segundo pacote de concursos a ser anunciado pelo Governo Federal. Sem data prevista para esse aval, considerando que o anúncio do primeiro pacote ainda está em curso e foi anunciado no mês de abril, estima-se que o novo pacote seja divulgado em julho.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Mais concursos a vista!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br