0.00

Governo Federal anuncia o adiamento do Concurso Nacional Unificado!

Medida atende aos mais de 80 mil inscritos no Rio Grande do Sul, atingidos pelas chuvas no estado.

Última atualização em 03/05/2024
Compartilhar:

Após a reivindicação de entidades e autoridades gaúchas, o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (3), o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU). A medida atende os mais de 80 mil candidatos inscritos no Rio Grande do Sul que seriam prejudicados por conta das chuvas que atingem o estado gaúcho desde o início da semana, onde um decreto de calamidade pública foi publicado pelo Governador do Estado, Eduardo Leite, na última quinta-feira, dia 2 de maio. Confira o pronunciamento na íntegra aqui.


Na coletiva, o termo de acordo que oficializa o adiamento das provas foi assinado pela ministra do MGI, Esther Dweck, o Procurador-Geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, o Defensor Público da União, Leonardo Magalhães, além disso, o documento será encaminhado para o Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa, que atuou em conjunto para viabilizar o adiamento do CNU.


“Esse adiamento reforça o compromisso do presidente Lula e do governo com a construção de um país melhor, mais inclusivo, com respeito ao próximo, além da construção de uma burocracia com a cara do Brasil”, destacou a ministra. Ela reforçou que o adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive física. Além disso, reforçou que o adiamento da aplicação das provas do CNPU preserva um princípio básico desde o início da estruturação do concurso, que é de democratização do acesso ao serviço público e inclusão de maior parte dos brasileiros nesse processo. 


A ministra citou o crescimento constante do número de cidades afetadas, de bloqueios nas estradas e de vítimas, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em áreas de Santa Catarina, o que levou o governo a decidir pelo adiamento. Segundo apontou Esther Dweck, nas atuais condições, “é impossível realizar as provas no Estado”. A ministra esclareceu que já havia previsão no edital sobre desastres naturais, mas não contemplava esse ineditismo, tamanho o grau de desastre que afligiu o Rio Grande do Sul. No Sul do país, o concurso previa a aplicação das provas em 27 municípios: dez no Rio Grande do Sul, nove no Paraná e oito em Santa Catarina. 


Dweck disse que a decisão foi tomada no momento certo, no limite do possível. A postergação da aplicação das provas garante condições equânimes para a participação de brasileiros de todas as regiões nesse processo seletivo. Em todo o Brasil, são mais de 2 milhões de candidatos, sendo cerca de 80 mil no Rio Grande do Sul. “Essa decisão é a mais segura para todos os candidatos. Com o adiamento, vamos garantir a todos os 2 milhões de candidatos tenham as mesmas condições", ressaltou.


De acordo com o MGI, uma nova data será anunciada nos próximos dias. Segundo a Ministra da Gestão, Esther Dweck, o anúncio acontecerá assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.

Rio Grande do Sul é o oitavo estado em número de inscrições no CNU

Fortemente atingido pelas chuvas que iniciaram no último domingo (28), o Rio Grande do Sul é o oitavo estado em número de inscrições no Concurso Nacional Unificado. Ao todo, dos quase de 80 mil candidatos inscritos, seis mil atualmente se encontram em cidades em emergência e aplicação de provas considerada inviável para o momento. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas já são três vezes maior do que a média esperada para essa época do ano.


Nesta sexta-feira (3) a capital Porto Alegre já registra alagamentos na parte central da cidade, com bloqueios de acesso em algumas das principais vias da cidade por conta do aumento do volume de água do Rio Guaíba. Porto Alegre é o 12° município com o maior número de inscrições, com mais de 38 mil inscrições realizadas. Além disso, o Rio Grande do Sul conta com mais de 109 locais de prova do CNU, com alguns deles registrando problemas de acesso, o que prejudicaria o deslocamento de candidatos para realização das provas. Os candidatos realizariam as provas em dez cidades gaúchas, são elas: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.


Sobre o Concurso Nacional Unificado 


O objetivo do CNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. 


A prova do Concurso Nacional com o pronunciamento desta sexta-feira (3), aguarda uma nova data e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.


Cronograma para o Concurso Nacional Unificado:


Publicação do Edital: 10/1/2024

Inscrições: ENCERRADAS

Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024

Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024

Aplicação das Provas: ADIADA

Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024

Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024

Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024


Foco na reta final da sua preparação!


Após o adiamento da prova para o Concurso Nacional Unificado, e sabia que ainda dá tempo de turbinar a sua preparação para aquele que será o ‘Enem’ dos concursos? Conheça os nossos preparatórios completos para os blocos 4, 7 e 8 do Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!

0

Notícias relacionadas

Concursos

Ministério da Gestão analisa situação das provas do CNU no Rio Grande do Sul

Governo gaúcho encaminhou pedido junto ao Governo Federal solicitando o adiamento das provas.

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0