Concursos

Governo anuncia nova data para prova de soldado da PMERJ!

Anúncio foi feito pelo Governador do Estado, Cláudio Castro, na manhã desta quinta-feira (4). Prova para oficial aguarda definição.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A manhã desta quinta-feira (4) foi de anúncio importante para os quase 120 mil inscritos no concurso para carreira de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Tudo porque o Governador do Rio, Cláudio Castro, por meio das redes sociais, anunciou a nova data para aplicação do exame da PMERJ, que será no dia 7 de abril. Confira aqui o anuncio do Governador.

Vale lembrar que no início do mês de dezembro, foi oficializada a assinatura de contrato entre a PMERJ e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para retomada do certame para corporação. A banca ficará responsável pelos concursos de soldado e oficial, que ainda aguarda definição para data de reaplicação da prova.

Confira o extrato de contrato

Escolha da banca foi publicada em Diário Oficial no último dia 1° de dezembro

Após uma série de polêmicas envolvendo o concurso de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o certame será retomado e com nova banca. Tudo porque foi aprovado pela Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) a escolha da Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio de dispensa de licitação. O documento que confirma a FGV como banca responsável pela retomada dos trabalhos, foi publicado no Diário Oficial na edição da última sexta-feira (1º).

Veja a dispensa de licitação

Vale lembrar que o certame foi anulado após diversas denúncias de fraudes e prisões ocorridas durante a prova objetiva. O contrato com o IBADE, que era a banca contratada na ocasião foi rescindido e sem data para uma nova avaliação.

A avaliação para o cargo de Soldado que foi aplicada no dia 27 de agosto, e contabilizou ao todo 20 candidatos presos, o que gerou uma determinação do Supremo Tribunal Federal para que o concurso fosse suspenso, o que também foi ratificado pelo Governador Cláudio Castro.

Sobre as provas:

De acordo com o projeto básico, os candidatos que pretendem concorrer ao certame da PMERJ, devem passar por nove etapas até a nomeação. São elas:

Provas objetivas

As provas objetivas, segundo o projeto básico do certame será composta por 50 questões, de múltipla escolha, com quatro opções tendo apenas uma correta. As questões serão elaboradas nos conteúdos programáticos das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Básica
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada à PMERJ
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal

As avaliações serão avaliadas de zero a 100 pontos, sendo cada questão com valor estipulado em dois pontos.

Provas discursivas

Completando a fase de avaliações, as provas discursivas também serão de caráter eliminatório e classificatório, e avaliadas com valor total de até 100 pontos. Segundo o projeto básico, os aprovados nas provas objetivas terão as redações corrigidas. E para serem considerados aptos também nas discursivas, os candidatos devem pontuar acima de 50.

Resumindo:


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)

Cargo: Soldado

Vagas: 2.000

Escolaridade: nível médio

Salários: R$ 5.233,88

Inscrições: ENCERRADAS

Taxa: R$ 100,00

Provas: 7 de abril

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Foco na sua nomeação em 2024!

Com uma série de concursos previstos para este ano, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2024!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br