Concursos

Governo deve autorizar 8 mil vagas em concursos federais até julho

Movimento reforça intenção do Governo em renovar o quadro de servidores em diversos órgãos federais.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Mais oportunidades em concursos federais estão a caminho. É o que aponta no horizonte do Governo Federal que deve contar com autorizações para novos concursos públicos para o preenchimento de nada menos do que aproximadamente 8 mil vagas até julho. A confirmação partiu do assessor especial da ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, José Celso Cardoso Júnior. O anúncio foi feito durante reunião do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), na última segunda-feira (24).

Com isso, de acordo com o assessor, em um primeiro momento, o Ministério da Gestão está organizando as estruturas do estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas, o que dá conta de que cerca de oito mil vagas, deverão ser anunciadas até o mês de julho.

Mais de 800 vagas foram autorizadas para o Ministério da Ciência

Vale lembrar que a expectativa pelas novas autorizações aumentou desde o último dia 10 abril, quando a ministra Esther Dweck confirmou os primeiros avais para contratação de novos servidores. Inicialmente, apenas uma autorização chegou a ser publicada no diário oficial, para o preenchimento de 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI).

Mesmo assim, diversos avais estão sinalizados para ocorrer nos próximos meses, com ênfase em carreiras para a área do meio ambiente, com novos concursos para o Ibama, ICMBio e para o próprio ministério do Meio Ambiente, conforme confirmado recentemente pela ministra Marina Silva.  Outro órgão que deverá ter novidades sobre um novo certame é a Funai, que estima o preenchimento de 500 vagas. A expectativa é que o anúncio oficial aconteça na próxima sexta-feira (28).  

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • IBGE
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Foco na sua nomeação em 2023!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br