Governo da Bahia sanciona lei que cria cargos na PC-BA e abre caminho para novos editais
Lei foi sancionada nesta quarta-feira (22) e cria mais de 2,3 mil novas vagas na PC-BA.
Boas notícias para os concurseiros que estão atentos as futuras oportunidades para as forças de segurança. Tudo porque a Polícia Civil do Estado da Bahia anunciou assinatura da Lei nº 25.575/2024, que cria 2.397 novos cargos no quadro de pessoal. Segundo a corporação a medida visa fortalecer a segurança pública local.
A lei, aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia no último dia 12 de novembro, também é vista como um passo decisivo na reestruturação da instituição, promovendo melhorias no combate ao crime e no atendimento à população. De acordo com o documento, a distribuição dos novos cargos ficou da seguinte forma:
- 500 Delegados de Polícia Civil
- 1.460 Investigadores de Polícia Civil
- 437 Escrivães de Polícia Civil
Ainda durante o ato que ratificou a assinatura da nova lei, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que ainda não há previsão para a realização do novo certame, mas entende que a lei atende a uma necessidade de novo edital para a corporação num futuro muito próximo.
Último edital para PC-BA foi publicado em 2022
Sob a organização do IBFC, o último edital para Polícia Civil do Estado da Bahia foi publicado em 2022. Na época, a seleção contou com a oferta de 1 mil vagas imediatas e outras 2 mil oportunidades para formação de um cadastro reserva para os cargos de Delegado, Investigador e Escrivão da PC-BA.
Governo da Bahia reforçou intenção por novo edital no mês de maio de 2023
Em entrevista para imprensa local, no último dia 16 de maio, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues reforçou a intenção de novos editais e a convocação de excedentes dos últimos concursos para a Polícia Civil e Polícia Militar do estado. Além disso, através das suas redes sociais, o mandatário baiano destacou o interesse em realizar mais certames para a recomposição de servidores da Segurança Pública.
Vale lembrar que os editais mais recentes para provimento de servidores da Segurança Pública da Bahia foram dos concursos PC-BA e PM-BA, foram publicados em 2022, com provas aplicadas para Polícia militar em janeiro deste ano. Confira aqui o trecho da entrevista.
Foco na sua nomeação
Com uma série de concursos previstos para o próximo ano que já bate a sua porta, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2025!
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br