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FAURGS divulga o gabarito preliminar de concurso para UFRGS

Gabarito foi divulgado no inicio da tarde desta segunda-feira (13).

Última atualização em 20/02/2024
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Publicado no início da tarde desta segunda-feira (13) no site da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a FAURGS, que é a banca organizadora do concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o gabarito preliminar da prova objetiva para os cargos de Técnico Administrativo em Educação e outras especialidades. As provas foram aplicadas no último domingo (12).

Confira o caderno de provas:

Confira o gabarito preliminar da prova objetiva:

Sobre os Recursos:

QUESTÃO 01 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 02 

A banca publicou gabarito preliminar com a resposta certa, na questão 2, para a alternativa E, no entanto, não é possível considerar que a afirmação II está correta. Explico: os pensamentos do narrador também são relatados, explorando-se outros tempos verbais que não apenas o pretérito imperfeito do indicativo, como o pretérito perfeito, indicado em “senti”( linha 1), fiquei (linha 9), fui (linha 20). Da forma como está indicada a redação do item II, dá-se a entender que a reprodução do pensamento do autor ocorre com uso de verbos em um pretérito específico, o perfeito, o que não se confirma ao analisarem-se todos os verbos do texto que aludem às ideias do narrador. Lofo, apenas as afirmações I e III estão corretas, no entanto, não há alternativa para marcar isso na questão, razão pela qual se solicita a anulação da questão.  

QUESTÃO 03 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 04 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 05 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 06  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 07  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 08  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 09  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 10  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 11  

Embora a palavra Subnacionais tenha prefixo (sub-), não se encaixa no conceito de derivação prefixal, pois ela tem também sufixo (sub + nação + al). Por isso, não há resposta correta que indique uma palavra que seja formada apenas por prefixo e raiz, como prevê o conceito de derivação prefixal.  

QUESTÃO 12  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 13 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 14  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 15  

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 16 

A afirmativa I foi considerada errada pela banca: “I - Na comunicação não violenta, devemos nos abster de avaliar. Evitaremos, assim, a frustração dos colegas.” 

Considerando o contexto exigido no cabeçalho da questão (“possíveis resultados de misturarmos observação e avaliação”), a afirmativa permite interpretação que condiz com o primeiro componente da Comunicação Não Violenta: observar sem avaliar.  

Rosenberg afirma que, “quando combinamos observações com avaliações, os outros tendem a receber isso como crítica e a resistir ao que dizemos”. Logo, ao nos abstermos de avaliar, evitaremos a frustração do interlocutor quanto essa crítica. 

QUESTÃO 17 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 18 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 19 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 20 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 21 

O gabarito preliminar (alternativa D) define a seguinte ordem: 1 – 3 – 4 – 2. Entretanto, considerando os pilares de excelência gerencial, a alternativa D está errada. A ordem correta é 3 – 1 – 4 – 2. 

Coluna 1: 

(1) Aprendizado organizacional 

(2) Controle social 

(3) Liderança e Constância de Propósitos 

(4) Visão de Futuro 

Coluna 2: 

( ) Motivar as pessoas e procurar delas obter o máximo de participação e cooperação. 

Este é o conceito de Liderança e constância de propósitos (3)  - “A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público.” 

( ) Gerenciar procurando novos níveis de conhecimento e transformação, entendendo que o compartilhamento do conhecimento, de si e de sua gestão, faz com que possa proporcionar um aumento no desempenho. 

Conceito de Aprendizado organizacional (1) – “Busca contínua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.” 

( ) Desenvolver as atividades de forma estratégica tendo como referência o estado de futuro. 

Conceito de Visão de futuro (4) – “Está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que garanta coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar- se às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade.” 

( ) Gerenciar com a colaboração das partes interessadas lembrando sempre que deverá ocorrer no período de elaboração de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades. 

Conceito de Controle social (2) – “Atuação que se define pela participação das partes interessadas no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades da Administração Pública e na execução das políticas e dos programas públicos.” 

A ordem correta da segunda coluna é 3 – 1 – 4 – 2. Verifica-se que nenhuma das alternativas da questão possui essa ordem, logo, propõe-se sua anulação. 

Referência: Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública, Brasília; MP, SEGEP, 2014. 

QUESTÃO 22 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 23 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 24 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 25 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 26 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 27 

A questão traz 4 afirmativas acerca da Lei nº 8.112/1990, Estatuto dos Servidores Federais. O gabarito indicado pela banca é a alternativa C, indicando como corretas as afirmações I e IV apenas. 

Porém, a afirmação III também está correta, eis que de acordo com o art. 51 da referida lei, senão vejamos: 
"Art. 51. Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III – transporte; IV - auxílio-moradia" 
A afirmação aponta a seguinte frase: "Constituem indenizações ao servidor, entre outras, as diárias e o auxílio moradia." 
Pelo art. 51 acima referido são 4 as indenizações, estando entre elas as diárias e o auxílio moradia, não havendo, portanto, qualquer erro nela. 

Estão corretas, portanto, as afirmações I, III e IV. 
Desta forma, requer a anulação da questão, eis que inexiste alternativa que comporte essas três afirmações como corretas. 

QUESTÃO 28 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 29 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 30 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 31 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 32 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 33 

A questão traz dois possíveis gabaritos: as alternativas A e D. 

Inegavelmente o parágrafo 2 está em itálico.  

Contudo, os parágrafos 1 e 3 podem estar justificados, mas a imagem prejudica a avaliação. 

Em relação ao parágrafo 1, o texto está alinhado tanto à esquerda quanto à direita.  

Fazendo uma análise muito detalhada, pode-se dizer que a palavra "ser" da primeira linha está levemente antes da palavra "e" da segunda linha. Contudo, essa é uma diferença bem sutil, de difícil percepção utilizando apenas a imagem da questão. 

 Sendo assim, solicita-se a anulação da questão. 

QUESTÃO 34 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 35 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 36 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 37 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 38 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 39 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 40 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 41 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 42 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 43 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 44 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 45 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 46 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 47 

A banca assinalou como correta a alternativa C) Todas as decisões exigem que as informações sejam avaliadas e interpretadas. 

No livro de Robbins (2020), a frase correspondente à alternativa C é complementada com a seguinte explicação: “Os dados costumam vir de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados [...] Devem ser elaboradas alternativas, com análise dos pontos fortes e fracos de cada uma delas.”. Isso deixa claro que a frase é baseada no modelo racional de tomada de decisão, que contém um passo a passo sistematizado.  

O próprio Robbins, posteriormente no livro, cita a existência de outros modelos de decisão, além do racional, como as decisões Intuitivas: “A tomada de decisão intuitiva é um processo cognitivo inconsciente apoiado nas experiências vividas. Suas principais características são: ela ocorre fora do pensamento consciente; apoia-se em associações holísticas ou conexões difusas entre informações divergentes; é rápida e tem um grande componente afetivo, o que significa que geralmente envolve emoções.” 

Fica claro, portanto, que a alternativa C não é uma premissa verdadeira para “todas as decisões”, logo não pode ser considerada correta.  

Caso seja considerada correta, é necessário levar em conta também a alternativa E, que também contém uma frase exata copiada de Robbins, também no contexto do modelo racional de tomada de decisão, mas que foi considerada errada no gabarito. Ora, se ambas as alternativas são frases do livro e estão no mesmo contexto, não se pode aceitar uma como verdadeira e outra como falsa. Se C é considerada uma premissa verdadeira, E obrigatoriamente deve ser. Se E é considerada errada, C também deve ser. 

Logo, ou há duas alternativas corretas (C e E), ou não há alternativa correta. Sugere-se, portanto, a anulação da questão. 

QUESTÃO 48 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 49 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 50 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 51 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 52 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 53 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 54 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 55 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 56 

Não há possibilidade de recursos 

QUESTÃO 57 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 58 

Justificativa da professora Franciele Kühl 

Cumpre o pedido de anulação da questão de número 58 em razão do enunciado comandar ao candidato que assinale a afirmativa CORRETA, quando trouxe no gabarito preliminar uma alternativa incorreta. 
Vejamos: A afirmação que se faz na letra A (considerada correta pelo gabarito) está errada porque a duração do contrato que vise serviços e fornecimentos contínuos não é de três anos como refere, mas sim de 5 anos, segundo o que dispõe o artigo 106, da Lei 14.133/21. 
Já as letras B, C e D estão corretas, embora incompletas, o que levou a entender, preliminarmente, que a banca traria no gabarito a letra E como correta, já que é uma cópia literal do artigo 114, da Lei 14.133/21, as demais alternativas são fundamentadas nos artigos 109, 110, I e II da respectiva lei. 
Como o enunciado faz confusão ao pedir a alternativa correta, sendo que há mais de uma alternativa correta, e, compreendendo agora, que a banca na verdade queria a alternativa errada, mas equivocou-se ao redigir o comando da questão, não resta outra opção senão a anulação da questão em face dos princípios da isonomia e segurança jurídica. 

QUESTÃO 59 

Não há possibilidade de recursos  

QUESTÃO 60 

Não há possibilidade de recursos 

Após a publicação do gabarito preliminar, os professores do Ceisc concluíram a análise das questões da prova que são passíveis de interposição de recursos. Vale lembrar que o período para recursos acontece entre os dias 14 e 15 de fevereiro, exclusivamente no site da FAURGS.

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