Concursos

Escolha de novo Procurador-Geral da República deve encaminhar concurso MPU!

Escolha do novo PGR está marcada para o próximo dia 13 de dezembro. Definição deve concluir os preparativos para o novo concurso.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Com comissão formada desde o mês de junho deste ano, o novo concurso para o Ministério Público da União (MPU) deve estar entre os mais aguardados para o próximo ano. No aguardo para seguir com os trabalhos visando a publicação de um edital que deverá ofertar oportunidades para as carreiras de técnicos e analistas, incluindo o novo cargo de policial institucional, a definição do novo Procurador-Geral da República (PGR) pode ser o último entrave para publicação do edital.

Paulo Gonet deve ser o novo PGR

Mas o que o novo procurador-geral da república tem a ver com o novo concurso para o MPU? A resposta é simples, é dele a responsabilidade sobre a gestão de pessoas do Ministério Público da União, o que incide na abertura de um concurso público para novos servidores do MPU.

Para isto, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicou o atual vice-procurador-eleitoral, Paulo Gonet, para o cargo de procurador-geral da República. A indicação foi encaminhada no último dia 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

Vale lembrar que para assumir o cargo, Gonet precisará passar por sabatina da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Se aprovadas, serão avaliadas pelo Plenário. A sabatina está marcada para o próximo dia 13 de dezembro.

Concurso MPU foi confirmado pelo órgão no último dia 22 de novembro

Em vídeo publicado nas redes sociais no último dia 22 de novembro, o Ministério Público da União confirmou os preparativos para o novo certame. Na postagem, o órgão informou que a oferta será para os cargos de técnico e analista, sem precisar o número de vagas que deverão ser ofertadas na seleção, o que deve acontecer após a publicação do edital.

Ainda sem a definição da banca que será responsável pela condução dos trabalhos, o Cebraspe desponta como a empresa cotada a comandar os trabalhos, uma vez que esteve a frente dos últimos certames para o MPU.

Último certame foi em 2018

Organizado pelo Cebraspe, o último certame para o MPU foi realizado em 2018. Na época, a seleção ofertou 47 vagas para os cargos de Analista e Técnico. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, que foi exigida apenas para o cargo de analista.

Para avaliação objetiva, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Acessibilidade
  • Ética no Serviço Público
  • Legislação aplicada ao MPU e CNMP
  • Conhecimentos específicos.

Vale ressaltar que a validade deste certame foi prorrogada recentemente, sendo valido até o mês de setembro de 2024.

Resumindo:

Ministério Público da União (MPU)

Cargos: Analista e Técnico

Vagas: A definir

Escolaridade: A definir

Salários: A definir

Inscrições: A definir

Taxa: A definir

Provas: A definir

Banca: A definir

Comece hoje mesmo a sua preparação para o concurso do MPU!

Um dos certames federais mais aguardados para o próximo ano, o concurso para o Ministério Público da União é o desejo de milhares de concurseiros que alimentam o sonho da carreira jurídica. Conheça o nosso curso COMPLETO para Técnico e Analista do MPU e comece desde já sua preparação com professores especialistas!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br