OAB 1° e 2° fase

Entenda por que fazer simulados da prova da OAB é importante

Confira dicas sobre em que momento e de que forma fazer os simulados durante a sua preparação

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Para passar na prova da OAB, tanto da 1ª quanto 2ª fase, uma intensa preparação é necessária. Isso requer muito estudo, preparo, dedicação.

Uma das nossas dicas é fazer simulados das provas. Investir nisso traz uma série de vantagens. É fazendo um simulado que você consegue entender melhor como a prova funciona. Assim, você conhece e se acostuma com a estrutura e extensão do exame​, compreendendo, também, o nível de exigência da banca. 

Além disso, você consegue se testar e entender seus limites. Ao fazer um simulado, é possível fazer a gestão das emoções e do tempo.​ Você ainda aplica os conteúdos estudados e verifica as disciplinas com as quais tem mais afinidades. Entendendo melhor como funciona a dinâmica da prova, consegue-se buscar estratégias de estudo mais efetivas.​ 

Ir bem em um simulado pode servir de estímulo e motivação para continuar os estudos: “Mas não é o simulado que vai definir o desempenho no dia da prova. Queremos que você consiga obter a aprovação, mas com segurança”, comenta o professor Nidal Ahmad.  

A mentora Camila Martins ainda destaca que um simulado permite que a pessoa avalie a própria caminhada. “É a partir dele que a pessoa consegue perceber o que pode melhorar e o que não está sendo tão efetivo. Se você fizer muitos simulados antes da prova, no dia da prova só vai parecer que está fazendo mais um simulado, porque ele replica diversas condições no dia da prova. Quanto mais você treina e pratica, mais o dia da prova se assemelha a um dia de treino”, complementa.  

Simulado autoral do Ceisc X teste de nivelamento

Três testes de nivelamento são disponibilizados em nossos cursos para a 1ª fase da OAB. Os testes devem ser feitos antes dos alunos iniciar seus estudos. A intenção é fazer com que a pessoa consiga ter uma dimensão a respeito de quais disciplinas tem mais dificuldades e quais tem mais facilidade.

Para você entender melhor, os três testes de nivelamento são as últimas três provas de 1ª fase aplicadas pela FGV.

Existem, ainda, os simulados autorais do Ceisc. Nesse caso, o simulado é composto também por 80 questões, mas que são totalmente autorais, produzidas pela nossa equipe de professores especialistas em OAB/FGV. 

Organização

  • Dia e horário – Para que seja estabelecido um estudo efetivo, torna-se necessário decidir qual o horário e dia da semana que o simulado será feito. Embora a recomendação é de que seja desenvolvido no domingo, às 13h, você pode escolher o momento que for ideal.

  • Ambiente de estudo – Não adianta apenas dedicar um tempo para fazer o simulado. É preciso ter qualidade nesse tempo. Para isso, torna-se necessário organizar seu ambiente de estudos de maneira que seja tranquilo, calmo, silencioso e iluminado. Um ambiente iluminado, por exemplo, facilita na concentração aos estudos. Já um local confortável também é essencial para você ficar mais de hora estudando. Da mesma forma, o silêncio é importante para que seja possível focar.

  • Como realizar o simulado – Após estabelecer a data e horário para fazer o simulado, além de se acomodar em um ambiente adequado, é preciso decidir se irá imprimir o PDF ou realizar o simulado pelo computador. Sugerimos que utilize o PDF impresso para simular o dia da prova. Disponibilizamos o PDF da prova sempre no sábado pela manhã, assim você pode se organizar para imprimir a prova.

Simule o dia da prova

Embora não seja o dia da prova, uma simulação quase que real torna-se interessante. Confira algumas dicas que separamos pra você:

  • Desligue a internet de seu computador e celular antes de iniciar o simulado; 

  • Utilize apenas caneta preta ou azul se estiver fazendo o simulado impresso;

  • Não faça consultas à legislação ou material de estudos durante a realização do simulado;

  • Não faça intervalos longos como tomar banho, sair para almoçar fora de casa, receber visitas. Tente apenas fazer pequenos intervalos para ir ao banheiro e fazer um lanche.

Lembre-se também:

  • Controle o tempo de realização das questões e saiba que o tempo recomendado para cada uma delas é de 3 minutos. É através do cronômetro que você consegue perceber se está focando demais na questão ou se está sendo muito raso na hora de fazer a leitura. Leia atentamente e foque na questão;

  • Evite utilizar o celular durante o simulado para que você não corra o risco de cair na tentação das redes sociais. É possível usá-lo, mas para cronometrar o tempo;

  • Não troque a resposta. Mantenha a primeira alternativa que você marcou. Assim como a desatenção, a falta de autoconfiança também é um dos motivos que mais levam a reprovação.

Quantos simulados fazer?

Os simulados são disponibilizados em nossos cursos para que sejam intercalados com  os testes de nivelamento, além das questões de provas anteriores da OAB.  

A dica é que você faça um esforço para estar em dia com os simulados, fazendo eles à medida que forem disponibilizados. Quanto mais simulados você fizer, mais preparado você estará para o dia da prova. 

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br