Concursos

Concurso MPU 2023: O que se sabe até o momento?

Certame que está entre os mais aguardados de 2023, está em fase de escolha da banca organizadora.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Desde o final do mês de junho, cresce a expectativa para um novo concurso para o Ministério Público da União (MPU). Após a instauração de uma comissão responsável pela viabilidade de um novo edital, através de uma portaria no Diário Oficial.

Veja a portaria com a comissão organizadora para o concurso MPU 2023

Atualmente o certame está em fase de recebimento de propostas de empresas interessadas em ser a banca responsável pela condução dos trabalhos. O prazo para demonstrar interesse encerrou no último dia 7 de julho.

O que mais se sabe até agora sobre o futuro certame?

Nos últimos dias, algumas informações apontavam para o vazamento do projeto do concurso MPU 2023, que não se confirmou. Ainda assim, o órgão já divulgou que o concurso deverá contemplar os cargos de Analista e Técnico, sem apontar o quantitativo de vagas a serem distribuídas, mas que deve reservar oportunidades para pessoas com deficiência e negros.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de conhecimentos gerais, português e conhecimentos específicos, além de uma prova discursiva. A única especialidade que deverá ter uma avaliação diferenciada será a especialidade de Segurança Institucional, que deverá ser composta por uma prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação médica e curso de formação.

Completando as informações de momento do futuro concurso para o MPU, estima-se que a previsão é de que o edital seja publicado até o final do mês de agosto, junto com a definição da escolaridade para o cargo de técnico. Por fim, a previsão é que a aplicação das provas seja no mês de outubro.

Último certame foi em 2018

Organizado pelo Cebraspe, o último certame para o MPU foi realizado em 2018. Na época, a seleção ofertou 47 vagas para os cargos de Analista e Técnico. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, que foi exigida apenas para o cargo de analista.

Para avaliação objetiva, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Acessibilidade
  • Ética no Serviço Público
  • Legislação aplicada ao MPU e CNMP
  • Conhecimentos específicos.

Vale ressaltar que a validade deste certame foi prorrogada recentemente, sendo valido até o mês de setembro de 2024.

Resumindo:

Ministério Público da União (MPU)

Cargos: Analista e Técnico

Vagas: A definir

Escolaridade: A definir

Salários: A definir

Inscrições: A definir

Taxa: A definir

Provas: A definir

Banca: A definir

Estude com a melhor companhia para o concurso do MPU!

Você que deseja iniciar uma jornada de sucesso e conquista, rumo a tão sonhada carreira jurídica, pode contar com os melhores guias e uma metodologia exclusiva e inovadora, baseada na agilidade, eficiência e segurança que você precisa?

Conheça o nosso curso COMPLETO para o MPU e comece desde já sua preparação com professores especialistas!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br