OAB 1° e 2° fase

Como se preparar para a prova de redação da FGV?

Dicas importantes sobre a redação em concursos organizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Não existe fórmula perfeita para conseguir nota máxima em uma prova de redação. Cada candidato possui um repertório cultura e uma forma de escrita que é individual. Mas é certo que quanto mais amplo for o repertório de leituras e informações sobre os mais variados temas, mas fácil será escrever sobre o assunto solicitado pela banca.

Em se tratando da banca fundação Getúlio Vargas (FGV), é preciso saber que ela aborda temas atuais e indica tendência a solicitar assuntos de caráter social, ambiental ou político para a escrita de redação.

Veja alguns temas de concursos anteriores:

O que isso quer dizer? Que, se você for fazer prova de redação em concurso organizado por essa banca. Separei algumas dicas:

Agora, saiba por que indiquei essas medidas:

Se você ler jornais ou até mesmo assistir a noticiários, vai saber o que está acontecendo no mundo e vai poder refletir sobre temas atuais. Não será surpreendido sobre um tema nunca visto...

Nossa memória é falha e temos que nos ajudar a salvar o máximo possível de informações que podem ser acessadas antes da prova. Que tal ter um caderno de anotações ou gravar áudios sobre os mais diversos assuntos? Sempre que puder, poderá rever temas.

Citações bem exploradas são força argumentativa, mas para isso leitura de grandes autores é essencial. Se você não leu livros, procure artigos mais curtos de grandes pensadores, pois isso vai ajudar a ampliar seu repertório cultural.

Redação bem-produzida é questão de treino: separe temas de redações da FGV em concursos anteriores e escreva textos. Assim, poderá ter uma visão de como está a sua escrita. Se possível, peça ajuda a algum professor que corrige redação e possa lhe auxiliar a desenvolver sua habilidade leitora.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br