Concursos

Carreiras Ceisc: Quais as principais estratégias para manter o foco nos estudos?

Uma rotina seguida à risca e disciplina, são algumas das estratégias para manter o foco na aprovação.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A busca por uma vaga tão sonhada em alguns dos principais certames pelo Brasil afora, mobiliza milhares de concurseiros que abdicam de dias, horas e momentos importantes da sua vida para conquistar o seu objetivo. E para atingir o objetivo, não tem como escapar daquela palavra sempre evocada, quando se precisa de concentração máxima até o dia da prova tão aguardada que é: Foco!

Pensando nisso, trazemos a seguinte questão: Quais as principais estratégias para manter o foco nos estudos?

A seguir, vamos listar alguns deles.

Procure um lugar fixo para estudar

Pode parecer algo simples e corriqueiro, mas ter um local fixo para estudar faz toda a diferença! Não importa se é no quarto, na sala, na cozinha ou deitado na rede. Possuir um local fixo para os seus estudos é a primeira estratégia para reforçar seu hábito de estudos. Isso porque toda vez que você for se sentar nesse local de estudos, o seu cérebro irá reconhecer que este é o seu momento de estudar.

Dica de ouro: Ao escolher o seu local de estudos, procure usá-lo somente para este fim. Evite fazer coisas que não tenham relação com sua preparação.

Tenha um material de estudos organizado

Além de um local exclusivo para os seus estudos, os concurseiros também primam pela máxima organização do seu material de pesquisa, evitando assim a perda de tempo na busca por, canetas, livros, cadernos ou apostilas.

Dica de ouro: Organizar o seu material de estudos, acelera seu aprendizado e evita a procrastinação. Tenha sempre um local exclusivo para guardá-los.

Crie um planejamento de estudos

Um cronograma de estudos é parte importante na rotina dos concurseiros para não perder o foco nos estudos. Saber o que e o quanto terá de estudar, os diferencia dos demais concorrentes. Seguindo o seu cronograma de acordo com as suas metas estabelecidas, a sua motivação até a data da prova estará sempre nas alturas.

Dica de ouro: Siga à risca seu cronograma de estudos elaborando metas de acordo com a sua realidade. Evite de objetivos irreais, que podem minar com a sua motivação!

Tenha equilíbrio entre o estudo e o descanso

Quando escolhemos o local de estudos, é comum surgir o problema de excesso de estudos, ele é valido para o contrário que é o descanso em demasia. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre ambos, para não prejudicar o seu aprendizado e o foco nos estudos.

Dica de ouro: Jamais se culpe por estudar ou descansar demais, o excesso de culpa pode ser o ponto de partida para doenças como a depressão. Então quando precisar descansar ou continuar no foco, siga firme!

Evite possíveis distrações

Um dos principais desafios, seja você concurseiro ou não, na hora de manter o foco, é se manter longe das distrações. Um exemplo, é quando esse local escolhido para os estudos é a própria casa desse. E mesmo que este tenha um local reservado para estudar, é difícil ficar alheio a aqueles que são os inimigos da concentração como a televisão, o telefone celular, o videogame entre outros.

Dica de ouro: Estabeleça um tempo para foco total nos estudos. Uma, duas, três horas ou mais e a partir disso procure ficar longe de elementos que possam gerar distrações. Deixe o telefone em modo silencioso, desligue a televisão e desinstale o videogame.

Procure interagir com as pessoas que dividem espaço com você

Aqui um ponto importantíssimo: Mesmo com todo o foco total voltado para aquele objetivo, nunca deixe de interagir com o mundo ao seu redor. Vale lembrar que muito provavelmente você passará horas estudando e é importante que você tenha o habito de conversar com as pessoas que moram com você e explicar a elas a sua decisão de se dedicar aos estudos e que elas são parte importante nesse processo.

Dica de ouro: Com uma boa conversa, estabeleça um horário específico para os seus estudos. A partir disso, as pessoas que dividem a casa com você saberão o horário em que você precisa de silêncio para se concentrar. Após isso, também respeite os momentos de agitação no local onde mora, e procure participar dessas interações também.

Motivação e Disciplina

Os concurseiros têm em mente que estudar por conta própria é absolutamente tudo com ele. É só ele e a sua consciência. Há momentos em que a motivação baixa, mas nesse sentido é importante não deixar de estudar um dia sequer, sob o risco de possibilidade de desistência mais adiante. É aí que entra a disciplina.

Dica de ouro: Crie um hábito para se motivar, revise seus motivos e objetivos, esteja ciente da sua escolha de estudar e porque você está estudando, e que você sabe que isso é importante e lhe trará recompensas no futuro.

Escolha uma boa companhia

Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.

Pensando nisso, o novo Carreiras chegou para mostrar o que realmente importa: um guia personalizado para sua rotina, dando para você o controle do seu aprendizado. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o Carreiras Tribunais e Segurança Pública. Esperamos você lá!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br